Encontrar um SUV compacto que entrega visual arrojado, bom desempenho e lista recheada de equipamentos, tudo isso por menos de R$ 90 mil, pode parecer missão difícil. Mas o Volkswagen Nivus usado prova que dá para ter tudo isso em um só carro. E mais: ele ainda entrega um toque esportivo no visual, algo que poucos modelos da categoria conseguem oferecer com tanta naturalidade.
Apesar de ser derivado do Polo, e compartilhar plataforma com o Virtus e o T-Cross, o Nivus seguiu um caminho próprio desde o início. Seu maior atrativo está no estilo diferenciado, com linhas que lembram cupês esportivos e um caimento suave no teto, algo incomum entre SUVs compactos.
Com quase 4,27 metros de comprimento, o Nivus é ligeiramente mais comprido que o T-Cross, mas perde na distância entre-eixos. Isso resulta em um interior um pouco mais apertado para quem vai no banco de trás. Em compensação, o porta-malas surpreende com seus 415 litros de capacidade, superando inclusive muitos rivais diretos e até o próprio T-Cross.

Visual esportivo e bom espaço de porta-malas
A traseira com caimento mais agressivo do teto é a assinatura visual do Nivus. Essa escolha de design fez dele o pioneiro entre os SUVs compactos com pegada cupê no Brasil. E o público comprou a ideia: o modelo rapidamente se consolidou entre os mais vendidos do segmento, disputando espaço com nomes já consagrados.
Para quem busca estilo e praticidade, o Nivus entrega um bom equilíbrio. Mesmo com a traseira mais inclinada, o espaço no porta-malas se manteve generoso. Isso é possível graças ao maior balanço traseiro em relação ao T-Cross, o que compensa a distância entre-eixos menor.
Motorização eficiente com desempenho adequado ao dia a dia
Sob o capô, o Nivus utiliza o conhecido motor 1.0 TSI de três cilindros com turbo e injeção direta, o mesmo da linha Polo e T-Cross. Com 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, o motor entrega torque de 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm. O câmbio é sempre automático de seis marchas, garantindo trocas suaves e bom desempenho.
O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h. Pode não impressionar em números, mas no uso urbano e até em estradas, o comportamento é satisfatório. As retomadas são ágeis: ele vai de 60 a 100 km/h em apenas 6 segundos.
Além disso, o consumo é um ponto positivo. Segundo dados de fábrica, o Nivus faz 12,6 km/l na cidade e até 16,2 km/l na estrada com gasolina, mostrando-se uma boa opção para quem busca economia sem abrir mão de desempenho.
Lista de equipamentos completa desde as versões básicas
Independentemente da versão, todos os Nivus trazem faróis e lanternas em LED, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas e seis airbags. Também fazem parte do pacote o piloto automático convencional, volante com ajuste de altura e profundidade, sensores de estacionamento e direção elétrica.
A versão Highline, topo de linha, é a mais desejada no mercado de usados. Isso porque ela agrega itens de segurança ativa e conforto que fazem a diferença no dia a dia. Entre eles, estão o piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, painel digital configurável e central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas.
Conectividade e conforto no dia a dia
O interior do Nivus Highline impressiona pelo acabamento bem cuidado e pela interface moderna. A central VW Play oferece espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, embora a conexão com iPhones possa apresentar instabilidade, segundo relatos de donos. Outro ponto observado por usuários é que o carregador por indução nem sempre funciona com regularidade.
A versão Highline também conta com rodas de liga leve aro 17, chave presencial, ar-condicionado digital, sensores de chuva e crepuscular, monitoramento da pressão dos pneus e volante revestido em couro com aletas para trocas manuais de marcha.

Versões Comfortline e Sense: opções viáveis com ressalvas
A intermediária Comfortline pode ser uma boa alternativa, especialmente se estiver equipada com o pacote VW Play & Tech, que inclui os mesmos itens de segurança da Highline. Sem esse pacote, no entanto, a Comfortline perde bastante em atratividade.
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Já a versão Sense é voltada ao público PcD e traz visual da pré-reestilização, além de ser mais simples. Ela não conta com câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus ou carregador por indução. Mesmo assim, pode ser interessante para quem busca um Nivus com bom custo-benefício.
Durabilidade mecânica e manutenção descomplicada
No geral, o Nivus tem boa reputação entre os mecânicos. Ele não apresenta falhas crônicas e suas manutenções seguem o padrão dos modelos da plataforma MQB A0. Ainda assim, há alguns pontos de atenção importantes para quem está pensando em comprar uma unidade usada.
Um deles é o módulo do piloto automático adaptativo, localizado atrás do logotipo na grade frontal. Por estar em uma posição vulnerável, pode ser danificado em pequenas colisões ou até com sujeira acumulada. É essencial verificar se o ACC está funcionando corretamente.
Outro cuidado envolve o sistema de arrefecimento. A bomba d’água pode apresentar problemas de vedação, e a correia Poli-V responsável por acioná-la deve ser verificada regularmente. O cabeçote também exige atenção, especialmente na troca da correia dentada, recomendada a cada 120 mil km ou 4 anos e meio.
Custo da manutenção e peças de reposição
Embora o custo das peças não seja exorbitante, a mão de obra especializada pode elevar o valor de algumas manutenções. Um exemplo é a troca da correia dentada e do tensor, que pode ultrapassar os R$ 2.500 em oficinas especializadas.
Na suspensão dianteira, a robustez agrada, mas é importante checar o estado de amortecedores, buchas e bieletas. Componentes paralelos costumam durar menos, então o ideal é sempre optar por peças originais.
A opinião de quem tem um Nivus na garagem
Miriam Marques Silveira, de 60 anos, é administradora de comércio exterior e vive em São Bernardo do Campo (SP). Ela comprou um Nivus blindado e compartilha sua experiência:
“O que mais gosto é a beleza e a praticidade. Mesmo com a blindagem, ele é ágil no trânsito e faz 12 km/l com gasolina na cidade. O espaço interno me atende bem e o porta-malas é muito maior do que o do Polo.”
No entanto, Miriam também destaca alguns pontos negativos: “A multimídia VW Play deixa a desejar na conexão sem fio com o iPhone, e o carregador por indução é instável. Também sinto falta de mais potência na estrada, especialmente nas ultrapassagens.”

Preço e mercado de usados
Atualmente, o Nivus usado pode ser encontrado a partir de R$ 89 mil, segundo a tabela da KBB Brasil. O valor varia conforme o ano, versão, estado de conservação e quilometragem. Modelos Highline completos e bem conservados podem passar dos R$ 100 mil no mercado de seminovos.
Mesmo assim, o modelo segue sendo uma das melhores opções entre os SUVs compactos usados, especialmente para quem valoriza estilo, tecnologia e bom custo-benefício. Com manutenção em dia e atenção aos pontos mais críticos, o Nivus tem tudo para ser um companheiro confiável por muitos anos.
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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.