Durante a semana de testes com o Volkswagen Nivus 2025, uma das frases que mais chamou minha atenção foi: “Nunca tinha visto um Volkswagen Nivus dessa cor.” Isso porque a tonalidade, chamada Azul Turbo, era inédita para o modelo, mas o mais interessante é que o carro, apesar da cor nova, trazia alterações sutis que, à primeira vista, passaram despercebidas. Em resumo, as mudanças do Nivus 2025 foram discretas, mas significativas o suficiente para justificar um preço mais alto? Vamos analisar.
O Preço do Novo Nivus
O modelo 2025 do Volkswagen Nivus está disponível em duas versões: Comfortline, com preço sugerido de R$ 136.990, e Highline, por R$ 153.990. Em breve, a marca deverá lançar a versão de entrada Sense, com preços a partir de R$ 120 mil, e a versão esportiva Nivus GTS, equipada com motor 250 TSI, que será a opção mais cara da linha. Com as mudanças para 2025, o modelo teve um reajuste de até R$ 2.600 em comparação ao ano anterior, o que levanta a questão: essas alterações justificam o aumento no valor?
Alterações no Design
O design foi a área onde o Nivus 2025 mais sofreu mudanças. A frente do carro recebeu uma grade dianteira menor, alinhada com a tendência dos modelos europeus, com uma entrada de ar de formato trapezoidal, e novos faróis de LED mais afilados. A iluminação DRL foi reposicionada, com uma barra iluminada na parte superior dos faróis, disponível apenas na versão Highline. Outra mudança importante foi a realocação do logotipo, agora posicionado de forma estratégica para evitar furtos, uma vez que o controlador de velocidade adaptativo (ACC) estava integrado a ele. Além disso, a peça que unia as lanternas na parte traseira passou a contar com uma barra luminosa.
Outro detalhe interessante foi a remoção dos faróis de neblina. Segundo a Volkswagen, a eliminação dos mesmos foi uma medida para melhorar a aerodinâmica do carro, sendo substituída por uma pequena entrada de ar. Essa mudança contribuiu para uma leve melhoria no desempenho e no consumo de combustível.
Embora as mudanças no design possam parecer numerosas, na prática, são discretas e só são notadas por quem presta atenção aos detalhes. De modo geral, o Nivus 2025 ficou mais moderno e bonito, e as atualizações foram bem-vindas, embora o modelo anterior já fosse atraente.
Dimensões e Porta-Malas
As dimensões do Nivus 2025 permanecem inalteradas em relação ao modelo anterior. O carro continua com 4,27 metros de comprimento, 1,49 metros de largura, 1,76 metros de altura e 2,57 metros de entre-eixos. Com essas medidas, o Nivus mantém um porta-malas de 415 litros, um dos maiores da categoria, superando rivais como o Chevrolet Tracker (393 l), o Fiat Pulse (cerca de 300 l) e o Renault Kardian (358 l). Essa capacidade permanece um dos pontos positivos do modelo, já que o Nivus oferece um bom espaço de carga, essencial para quem busca um SUV compacto com versatilidade.
Motor e Desempenho
O motor do Nivus 2025 é o mesmo 200 TSI, um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, além de um torque de 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm. O desempenho do motor, combinado com o câmbio automático de seis marchas, oferece boa agilidade e um comportamento dinâmico interessante. No entanto, a Volkswagen ainda não conseguiu resolver o problema do “delay” no acelerador, que ocorre quando o motorista pressiona o pedal e o carro demora a responder. Embora essa falha tenha sido parcialmente explicada pela necessidade de atender às normas do Proconve L8, que entra em vigor em 2024, ainda é um ponto de frustração para os motoristas.
No entanto, o desempenho do Nivus 2025 no teste de aceleração foi de 10,4 segundos de 0 a 100 km/h, número que está dentro da média para a categoria. A frenagem também foi eficiente, com 37,4 metros para imobilizar o carro a partir dos 100 km/h.
Consumo de Combustível
O consumo de combustível do Nivus 2025 apresentou uma leve melhora em relação ao modelo anterior, graças às alterações na calibração do motor e na nova entrada de ar. O Inmetro registrou os seguintes números para o modelo com gasolina: 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, enquanto com etanol, os números são de 8,6 km/l e 10,3 km/l, respectivamente. Durante os testes, foi possível alcançar médias de até 16,8 km/l com gasolina, um bom desempenho para o modelo.
Suspensão e Conforto
Em termos de suspensão, o Nivus 2025 continua a oferecer uma boa dinâmica de condução, com a calibragem bem ajustada para proporcionar conforto e estabilidade, especialmente em pisos irregulares. A suspensão McPherson na frente e o eixo de torção na traseira ajudam a controlar o balanço da carroceria, tornando o Nivus mais agradável ao dirigir, especialmente nas ruas brasileiras.
Interior e Equipamentos
O interior do Nivus 2025 recebeu algumas melhorias, especialmente no que diz respeito à tecnologia e conectividade. A nova central multimídia VW Play Connect agora vem com uma tela de 10,1 polegadas, oferecendo integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos também foi atualizado, com uma tela de 10,25 polegadas na versão Highline e 8 polegadas na Comfortline.
O ar-condicionado digital Climatronic Touch, sensível ao toque, está presente, mas sem botões físicos, o que pode dificultar o ajuste enquanto se dirige. Outro ponto que chama atenção é a escassez de botões físicos no painel, o que faz com que muitas funções, como destravar o porta-malas ou desligar o start-stop, precisem ser feitas por meio da central multimídia. O acabamento, por sua vez, ainda deixa a desejar, com muitos plásticos rígidos e pouco uso de materiais mais sofisticados, como o couro.
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Em termos de espaço, o Nivus 2025 não apresentou grandes mudanças. Embora tenha 2,57 metros de entre-eixos, o que garante uma boa largura interna, o espaço para as pernas e a cabeça ainda é um pouco apertado, principalmente no banco traseiro, o que pode ser um ponto negativo para pessoas mais altas.
Equipamentos de Série e Opcionais
O Volkswagen Nivus 2025 traz uma lista de equipamentos de série bastante completa, com destaque para o carregador de celular por indução, câmera de ré (de qualidade razoável), controle de velocidade adaptativo (ACC), indicador de pressão dos pneus, seis airbags e alerta de frenagem de emergência, entre outros itens. A versão Comfortline já conta com esses recursos, enquanto a versão Highline acrescenta mais tecnologia e conforto.
Além disso, há pacotes opcionais, como o ADAS, que custa R$ 4.470 e inclui assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, assistente de traseira de saída de vaga, park assist e travel assist. Outra opção disponível é o pacote Outfit, que adiciona detalhes em preto brilhante no teto, retrovisores e maçanetas, rodas de 17 polegadas escurecidas e bancos exclusivos, por R$ 2.120.
Uma das cores disponíveis, o Azul Turbo, também possui custo adicional de R$ 1.750, o que pode elevar ainda mais o preço final do veículo, que, com todos os opcionais, pode chegar a R$ 162.330.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.