O mercado global de SUVs elétricos está prestes a receber um novo e promissor concorrente. E ele vem com um DNA japonês, temperado com tecnologia chinesa de ponta. A Mazda, em parceria com a gigante Changan, prepara o lançamento de um modelo totalmente novo, que promete marcar um novo capítulo na trajetória da marca. Seu nome? EZ-60. Um SUV que, mesmo antes de sua estreia oficial, já está gerando grandes expectativas.
Com a estreia agendada para o fim de abril, durante o renomado Auto Shanghai 2025, o Mazda EZ-60 representa uma ousada investida da montadora japonesa no segmento de veículos 100% elétricos. Após apresentar o sedã EZ-6 no ano passado, a marca agora amplia seu portfólio com a chegada do SUV, que será construído na China, mas com planos claros de exportação global.

Parceria estratégica para crescer mais rápido
Essa nova fase da Mazda tem sido viabilizada por meio de uma joint venture com a Changan, uma das maiores montadoras chinesas. A união das duas marcas não apenas acelera o desenvolvimento de novos modelos como também proporciona acesso a tecnologias avançadas, como as já aplicadas no EZ-6.
É essa mesma sinergia que dá origem ao EZ-60. Apesar de levar o emblema da Mazda, o novo SUV compartilha sua base com o Deepal S07, um SUV desenvolvido pela Deepal, divisão de elétricos da Changan. Essa estratégia permite que o EZ-60 chegue ao mercado com uma estrutura robusta e confiável, já testada em modelos chineses.
Versões elétrica pura e com extensor de autonomia
Embora a Mazda ainda mantenha mistério sobre os detalhes técnicos do EZ-60, a ligação com o S07 permite antecipar algumas possibilidades. O SUV pode ser oferecido em duas variantes: uma totalmente elétrica e outra equipada com um extensor de autonomia. Nesta última, um motor a gasolina de 1.5 litro seria responsável por alimentar uma bateria em casos de baixa carga, ampliando o alcance total do veículo sem depender exclusivamente da rede elétrica.
Essa abordagem tem sido cada vez mais utilizada por marcas que querem oferecer veículos elétricos sem comprometer a usabilidade em regiões com infraestrutura de recarga limitada. Resta saber quais dessas configurações serão escolhidas para os mercados internacionais, já que a Mazda ainda não confirma quais versões serão exportadas.
Design com pegada futurista e detalhes ousados
No quesito visual, o EZ-60 também promete se destacar. Inspirado no conceito Arata, o SUV aposta em um estilo ousado e contemporâneo, com linhas fluidas e soluções aerodinâmicas inovadoras. Um dos elementos que mais chamam atenção são os contrafortes traseiros flutuantes, que conferem um ar de sofisticação e robustez ao modelo.
Além disso, o SUV virá com câmeras no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores. Essa tecnologia, liberada para produção na China desde 2022, não só melhora a visibilidade como também contribui para a redução do arrasto aerodinâmico. É mais um exemplo de como o EZ-60 mistura estética, eficiência e inovação em um único pacote.
Interior segue conceito minimalista da nova geração Mazda
Se por fora o modelo impressiona, por dentro a proposta é manter a elegância com simplicidade. Embora a Mazda ainda não tenha divulgado imagens oficiais do interior do EZ-60, espera-se que o modelo siga o mesmo caminho do EZ-6. Ou seja, cabine minimalista, poucos botões físicos e uma grande central multimídia centralizando a maioria das funções do veículo.
Essa tendência, além de modernizar a experiência ao volante, reforça o posicionamento premium da marca. A promessa é de um acabamento refinado, materiais de qualidade e soluções que garantam conforto e sofisticação em todas as versões.

SUV feito na China, mas com projeção internacional
O EZ-60 será produzido em território chinês, aproveitando a infraestrutura da Changan e o mercado local cada vez mais aberto à eletrificação. No entanto, o plano da Mazda é ir além da China. O SUV elétrico foi concebido como um projeto global, com foco em mercados que buscam soluções sustentáveis aliadas a design e desempenho.
Essa visão internacional também inclui mercados europeus, norte-americanos e possivelmente latino-americanos. Ainda que a Mazda atualmente não tenha operação direta no Brasil, o interesse crescente por SUVs eletrificados por aqui pode tornar o país um destino interessante para o EZ-60 num futuro próximo.
Um passo importante rumo à eletrificação total
O lançamento do EZ-60 faz parte de uma estratégia bem mais ampla da Mazda. A montadora japonesa já anunciou que planeja lançar ao menos quatro modelos totalmente elétricos até o final da década. Para isso, trabalha tanto com parcerias, como a firmada com a Changan, quanto com o desenvolvimento de uma plataforma própria para elétricos.
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Essa nova arquitetura está em fase de desenvolvimento e deverá dar origem a um novo modelo inédito já em 2027. Com isso, a Mazda pretende consolidar sua presença no mercado de veículos eletrificados e atender às exigências de emissões cada vez mais rigorosas em todo o mundo.
Um passo importante rumo à eletrificação total
Além do EZ-60, a joint venture entre Mazda e Changan já tem planos para pelo menos mais dois lançamentos nos próximos anos. Entre 2028 e 2030, a parceria promete apresentar novos modelos voltados tanto ao público chinês quanto a outros mercados globais. A ideia é construir um portfólio completo de veículos elétricos, atendendo diferentes perfis de consumidores.
Esses futuros modelos ainda não tiveram suas categorias reveladas, mas é provável que a marca continue investindo em SUVs e crossovers, segmentos que mais crescem globalmente.
Mazda já testa estratégias elétricas em outros mercados
Mesmo sem operação ativa no Brasil atualmente, a Mazda não está parada. Em outros países, a marca segue trabalhando sua imagem no universo da eletrificação. Um exemplo é o modelo MX-30, já disponível em versões 100% elétrica, híbrida leve e com motor rotativo usado como extensor de autonomia.
O MX-30 funciona como uma espécie de laboratório para a marca, permitindo testar tecnologias e coletar dados sobre o comportamento dos consumidores diante de soluções eletrificadas diferentes. Essa experiência certamente contribuiu para o desenvolvimento do EZ-60.
Changan se destaca como parceira técnica de peso
Do lado chinês, a Changan também aproveita o EZ-60 para reforçar sua posição no cenário internacional. Conhecida por seus avanços tecnológicos, a empresa é uma das mais engajadas na produção de veículos elétricos na China, especialmente com sua marca subsidiária Deepal.
A união com a Mazda permite que a Changan mostre ao mundo sua capacidade de desenvolver projetos sofisticados com padrão global, algo que as montadoras chinesas vêm buscando nos últimos anos.

O EZ-60 pode surpreender muito mais do que se espera
Ainda em fase final de desenvolvimento, o Mazda EZ-60 já dá sinais de que não será apenas mais um SUV elétrico no mercado. Com design moderno, motorização avançada, opções de extensor de autonomia e ambições globais, o modelo representa um divisor de águas para a marca japonesa.
Seu lançamento no Auto Shanghai 2025 marcará não apenas a chegada de um novo produto, mas também a consolidação de uma nova era para a Mazda. E se os planos se concretizarem, veremos muitos EZ-60 rodando pelo mundo — talvez até mesmo pelas ruas do Brasil em um futuro próximo.
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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.