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Quais as Diferenças do Nivus e Taigo? Confira as Informações!

É bastante incomum que veículos projetados no Brasil sejam simultaneamente produzidos e comercializados na Europa. Exemplos como o Volkswagen Fox e o Fiat Palio vêm à mente, mas o caso do VW Nivus é distinto. No continente europeu, esse modelo é conhecido como Taigo. Mas quais são as diferenças entre esses SUVs cupê?

VW Nivus
VW Nivus

O Volkswagen Nivus foi lançado em 2020 no Brasil e desenvolvido inteiramente aqui. O design do SUV, que tem sua base no Polo, foi criado por José Carlos Pavone. A intenção era lançar um modelo menor que o T-Cross (que é mais longo que a versão europeia do T-Cross), para que o Nivus atuasse como a opção de entrada da Volkswagen no mercado nacional.

O sucesso do Nivus chamou a atenção da matriz da Volkswagen, levando à decisão de produzi-lo também na Europa, na fábrica de Pamplona, na Espanha. Contudo, para se alinhar à nomenclatura dos SUVs da marca, o modelo recebeu o nome de Taigo. No entanto, as diferenças vão além da simples mudança de nome.

Motorização adaptada ao mercado europeu

Na época do lançamento, a Volkswagen informou que uma equipe de 30 profissionais europeus se deslocou ao Brasil para realizar as modificações necessárias para atender o mercado local. O Taigo estreou na Europa exatamente um ano após a introdução do Nivus no Brasil, indicando que o processo de adaptação do SUV já estava em andamento desde as fases iniciais do projeto.

No que diz respeito à motorização, o Nivus disponível no Brasil é equipado apenas com um motor 1.0 TSI de três cilindros turbo, oferecendo 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Para o mercado europeu, há uma versão com motor 1.0 TSI que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. No Brasil, a única opção de câmbio é o automático de seis velocidades.

Na Europa, o Taigo é oferecido com o motor 1.0 TSI em versões que variam entre 95 cv e 110 cv. Além disso, há uma opção de motor 1.5 TSI de quatro cilindros turbo, com 150 cv. As transmissões variam conforme a versão: o motor 1.0 TSI mais fraco utiliza uma caixa manual de cinco marchas, enquanto os motores mais potentes podem ter câmbio manual de seis marchas ou a transmissão de dupla embreagem DSG com sete marchas.

Diferenças visuais entre Nivus e Taigo

As distinções visuais entre o Nivus e o Taigo são sutis, mas notáveis. O modelo europeu apresenta uma grade frontal com friso iluminado e faróis de LED IQ.Light com projetores nas versões mais avançadas. A grade frontal possui um design interno distinto. As rodas de liga leve também diferem, exceto na versão de entrada do Taigo, que é similar à versão Comfortline do Nivus.

Os faróis do Taigo nas versões básicas são de LED, com a opção de incluir luzes IQ-Light com projetores e uma grade frontal iluminada. A lanterna traseira do Taigo é também diferente, trazendo uma iluminação full-LED conectada na parte central, enquanto o Nivus possui um design distinto nesse aspecto. Uma característica que o Nivus não tem, mas que o Taigo oferece, é a versão esportiva R-Line. Nesta versão, o veículo possui detalhes na cor da carroceria, para-choques esportivos, saída quadrupla falsa de escapamento e rodas de 18 polegadas.

Em termos de opções de cores, o Taigo tem uma paleta mais ampla que a do Nivus. O modelo europeu está disponível nas cores Branco Ascot, Branco Puro, Azul Reef, Cinza Smoke, Prata Reflex, Preto Deep, Verde Visual e Vermelho Kings. Por sua vez, o Nivus é oferecido nas cores Azul Biscay, Vermelho Sunset, Preto Ninja, Branco Cristal, Cinza Platinum e Cinza Moonstone.

Volkswagen Taigo vermelho na diagonal.
Volkswagen Taigo / Foto: Reprodução

Interior e conforto

No interior, o Taigo apresenta um acabamento mais sofisticado, com painel de toque suave, um detalhe que não é encontrado no Nivus. Além disso, o Taigo possui a opção de teto solar, um recurso ausente na versão brasileira.

Assim, apesar de ambos os modelos compartilharem a mesma base e serem orientados para o mesmo segmento de mercado, existem diferenças notáveis entre o Nivus e o Taigo, tanto em termos de motorização quanto de design e recursos. O sucesso do Nivus no Brasil pode ter aberto portas para a Volkswagen explorar ainda mais seu potencial na Europa, levando a marca a ajustar suas ofertas para melhor atender as preferências de cada mercado.

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