Em um dia ensolarado, perfeito para atividades ao ar livre, tive a oportunidade de experimentar o novo Hyundai Creta Ultimate, a versão mais avançada do SUV que agora conta com o motor 1.6 turbo de 193 cv e torque de 27 kgfm. Durante a gravação de um vídeo sobre o modelo, a câmera travou duas vezes devido ao superaquecimento, e o ar-condicionado do Creta foi um verdadeiro salvador, proporcionando conforto não só para mim, mas também para o equipamento.
Este SUV, que se destaca como o mais vendido para consumidores individuais no Brasil, passou por uma reformulação significativa. Fui até um autódromo no interior de São Paulo para conhecer de perto as mudanças que já havia visto em imagens do lançamento na Índia. A expectativa era alta, e a primeira impressão foi positiva: o design atualizado do Creta agradou mais do que a versão anterior, que causou estranhamento com suas lanternas e faróis fragmentados.
O visual agora é mais robusto e harmonioso, com faróis quadrados e uma barra de LED que se estende sobre a grade frontal. As lanternas traseiras adotaram um design horizontal, um pouco genérico, mas que lembra outros SUVs, como o Volkswagen T-Cross. As laterais mantiveram as linhas curvas e elegantes, agora destacadas por um aplique em cinza escuro na coluna C.
Internamente, a nova configuração do painel chamou a atenção. O modelo conta com uma tela única atrás do volante, dividida em duas seções de 10,25 polegadas: uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Embora a disposição das telas possa parecer baixa para alguns, é uma questão de adaptação. A cabine oferece uma sensação de modernidade e tecnologia, embora o sistema multimídia tenha permanecido o mesmo da versão anterior.
O Creta agora possui 4,33 metros de comprimento, um acréscimo de 3 centímetros em relação ao modelo anterior, e mantém suas dimensões de largura (1,79 m), altura (1,63 m) e distância entre-eixos (2,61 m). O espaço do porta-malas também foi ampliado, passando para 433 litros, um aumento de 11 litros.
Potência e Eficiência
De acordo com a Hyundai, o novo Creta com motor 1.6 turbo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 210 km/h. Contudo, a eficiência de consumo é um dos principais focos da montadora. Enquanto o motor 2.0 anterior oferecia 7,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, o novo motor apresenta números mais impressionantes: 11,9 km/l e 13,5 km/l, respectivamente.
Para testar o desempenho do veículo, dirigi até o circuito Panamericano, em Itú, onde tive a oportunidade de dar quatro voltas com o novo SUV. A primeira volta foi dedicada a conhecer as curvas da pista e entender como a suspensão se comportava. É importante notar que uma pista de corrida não apresenta as imperfeições comuns das ruas, portanto, as impressões sobre a suspensão devem ser interpretadas com cautela.
Na segunda volta, aproveitei melhor as sete marchas do câmbio automatizado de dupla embreagem, que apresenta trocas rápidas e eficazes. A suspensão se mostrou à altura, sem apresentar qualquer sinal de perda de controle nas curvas. Ao acelerar para retomar a velocidade após as curvas, o motor demonstrou força e agilidade, prometendo boas respostas em rodovias.
O isolamento acústico também foi notavelmente aprimorado em comparação ao modelo anterior com motor 1.0, permitindo um ambiente mais tranquilo dentro do carro. Ao final da quarta volta, optei por um passeio mais tranquilo, pois os freios já não suportariam mais um desempenho extremo — e, convenhamos, o SUV não foi projetado para isso.
Um Modelo para um Público Específico
É uma pena que a versão Ultimate do Creta não esteja ao alcance de muitos consumidores, dado seu preço de R$ 189.990. Embora o veículo esteja bem equipado e ofereça um acabamento satisfatório, além de um interior espaçoso, a concorrência é feroz.
Por exemplo, o Toyota Corolla Cross XRE está disponível por R$ 179.890, uma diferença de R$ 10 mil. O modelo topo de linha XRX, que possui motor 2.0 com 177 cv, tem um preço de R$ 193.090. Outro competidor, o Jeep Compass Sport, custa R$ 182.990 e se destaca por ser maior, melhor acabado e com um motor 1.3 turbo que gera 185 cv e um torque superior ao do Creta, com 27,5 kgfm.
Portanto, para optar pelo Creta, o consumidor precisa ter uma preferência específica por seus equipamentos ou aguardar uma possível versão mais acessível com o motor 1.6 turbo. No passado, o motor 2.0 estava restrito à versão Ultimate, o que pode indicar que essa tendência se mantenha.
Com tantas opções no mercado, o novo Hyundai Creta 1.6 turbo se posiciona como um modelo que impressiona pela força e tecnologia, mas que deve ser cuidadosamente considerado em meio a uma gama de concorrentes robustos e bem equipados. A experiência de dirigir o Creta revela um SUV competente e que se destaca em vários aspectos, mas que também apresenta desafios em termos de acessibilidade para o consumidor brasileiro.
Seja em desempenho, conforto ou tecnologia, o novo Hyundai Creta Ultimate se esforça para se destacar no competitivo mercado de SUVs. Contudo, é importante que os consumidores pesem suas opções e decidam com sabedoria, levando em conta não apenas o que o Creta oferece, mas também o que a concorrência tem a oferecer.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.