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A Ascensão dos SUVs Cupês e seu Impacto nos Sedãs no Brasil

O mercado automotivo brasileiro está passando por uma transformação significativa com a ascensão dos SUVs cupês. Essa nova tendência está moldando as preferências dos consumidores e colocando em risco a continuidade dos sedãs tradicionais. Segundo especialistas, essa mudança vai além de uma simples moda passageira; reflete um deslocamento nas expectativas dos motoristas em relação ao desempenho, conforto e versatilidade dos veículos.

Fiat Fastback 2025 na estrada
Foto: Reprodução/Fiat

O Cenário Atual

Os SUVs cupês, conhecidos por suas linhas de teto inclinadas e design robusto, estão rapidamente se tornando a escolha preferida de muitos motoristas. Eles combinam o espaço e a praticidade típicos de um SUV com a estética sofisticada de um cupê. Essa mescla atrai uma nova geração de compradores que busca um veículo que se destaque tanto em funcionalidade quanto em estilo. A repercussão dessa tendência é clara no declínio das vendas de sedãs, especialmente nos segmentos médio e compacto. Esses modelos, que antes eram fundamentais no mercado, agora enfrentam uma perda significativa de popularidade para os SUVs cupês, que oferecem maior altura do solo, mais espaço para carga e uma presença mais imponente nas estradas.

Adicionalmente, a preferência por SUVs cupês também reflete um desejo crescente dos consumidores por veículos que se alinhem a um estilo de vida mais ativo e aventureiro.

Novos Lançamentos no Segmento de SUVs Cupês

Entre os modelos mais recentes no mercado brasileiro, destacam-se:

  • Citroën Basalt: Este SUV cupê chega com um motor turbo flex de 1.0 litro, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O preço inicial é de R$ 89.990, comparável a diversos hatches compactos.
  • Volkswagen Nivus: Equipado com um motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, o Nivus conta com uma transmissão automática de 6 velocidades. Seu design contemporâneo e tecnologia avançada atraem um público mais jovem e tecnológico, com preços a partir de R$ 119.990.
  • Fiat Fastback: Com um motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, este modelo possui uma transmissão CVT que simula sete velocidades. O Fastback se destaca pelo amplo espaço interno e capacidade do porta-malas, com preços começando em R$ 109.843.
VW Nivus
VW Nivus

Projeções Futuras

De acordo com Cassio Pagliarini, consultor automotivo e sócio da Bright Consulting, a tendência dos SUVs cupês está longe de desacelerar. As previsões indicam que novos lançamentos continuarão a surgir no mercado. Ele observa que os SUVs estão ganhando ainda mais espaço, especialmente em relação aos sedãs, sendo o Toyota Corolla um dos principais referenciais no segmento. Pagliarini destaca que os consumidores brasileiros, sempre em busca de novidades, agora têm acesso a SUVs cupês, que antes eram considerados privilégios de veículos premium, como alguns modelos da BMW e Mercedes-Benz.

Os dados da Fenabrave mostram que, em 2024, os SUVs representavam 48% do mercado, em contraste com apenas 15% dos sedãs. Essa é uma mudança drástica em comparação a uma década atrás, quando os sedãs tinham uma participação superior a 30%.

O Declínio dos Sedãs

Um exemplo claro dessa mudança é o Chevrolet Onix Plus, atualmente o sedã mais vendido no Brasil, cujas vendas são apenas uma fração do que eram anos atrás. A preferência por SUVs é tão evidente que, mesmo o quinto colocado no segmento de sedãs, o Volkswagen Nivus, está alcançando volumes de vendas comparáveis aos líderes do setor há alguns anos.

O mercado de sedãs também tem sido impactado pela descontinuação de modelos populares e pelo surgimento de alternativas mais caras. O Honda Civic, antes um concorrente direto do Toyota Corolla, agora é importado e apresenta um preço inicial bem mais elevado. Sedãs médios, que costumavam oferecer um equilíbrio entre conforto e eficiência, são os mais afetados. Modelos como o Ford Fusion e o Chevrolet Cruze, que antes dominavam o mercado, viram suas participações diminuírem drasticamente e foram descontinuados. O Nissan Sentra enfrenta desafios semelhantes.

O segmento de sedãs compactos também está passando por dificuldades, com veículos como o Volkswagen Virtus e o Hyundai HB20S enfrentando forte concorrência dos SUVs cupês.

Análise do Mercado

Milad Kalume, consultor automotivo, destaca que a ascensão dos SUVs inicialmente eliminou as peruas do mercado, que agora estão presentes apenas em nichos. Ele observa que o segmento de sedãs tem se mantido, oscilando entre 10% e 15% de participação, e evidencia uma disputa acirrada entre SUVs e picapes. Kalume também aponta que os SUVs cupês têm um apelo mais jovem, enquanto os sedãs tradicionais atendem mais a um público familiar.

Ele ressalta que a questão do espaço no porta-malas é ofuscada pelo fato de que os bancos traseiros dos SUVs cupês possuem altura limitada. Assim, para uma família, pode não fazer sentido optar por mais bagagem se não houver conforto para três pessoas no banco de trás.

Conclusão

A ascensão dos SUVs cupês no Brasil está transformando o panorama automotivo. Com suas características únicas, esses veículos estão atraindo novos compradores e desafiando a posição dos sedãs no mercado. A combinação de espaço, estilo e a sensação de aventura que os SUVs cupês proporcionam ressoam com as expectativas de uma nova geração de motoristas.

Citroën Basalt.
Citroën Basalt.

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Enquanto os sedãs tentam se adaptar a essa nova realidade, os SUVs cupês seguem conquistando espaço e redefinindo o que os consumidores buscam em um veículo. À medida que a indústria automotiva evolui, será interessante observar como as marcas irão reagir a essas mudanças e como os consumidores continuarão a moldar o mercado com suas preferências.

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