Pular para o conteúdo

Novo Nivus GTS surpreende com pacote esportivo e promete desbancar rivais consagrados

Quem esperava apenas uma versão levemente diferente do conhecido SUV cupê da Volkswagen vai se surpreender. O recém-apresentado Nivus GTS chega com uma proposta ousada: assumir o posto de esportivo de entrada da marca no Brasil e abrir caminho para modelos ainda mais potentes que vêm por aí. Com lançamento oficial marcado para o dia 9 de maio, essa novidade promete agitar o mercado com um conjunto bem mais agressivo do que o esperado.

Nivus GTS na diagonal.
Foto: Divulgação

Design com pegada mais nervosa

Apesar de manter a silhueta elegante que consagrou o Nivus, a versão GTS traz mudanças pontuais que reforçam sua proposta esportiva. Os faróis escurecidos, o para-choque com entradas de ar mais amplas, detalhes em preto brilhante e rodas de 18 polegadas ajudam a compor o visual mais imponente. A suspensão rebaixada, embora sutil, também contribui para a aparência mais colada ao chão.

Mas as mudanças vão muito além do visual.

DNA esportivo vai além do motor

A Volkswagen não apenas substituiu o motor 1.0 TSI pelo 1.4 TSI que equipa outros modelos da linha. Ela foi além, revisando diversos componentes para garantir uma experiência de condução mais firme e responsiva. A suspensão, por exemplo, foi recalibrada com molas e amortecedores mais rígidos. Os coxins agora são os mesmos usados no Up! GTI europeu, conhecido por sua excelente estabilidade em curvas.

Além disso, o câmbio automático de seis marchas da Aisin recebeu uma programação eletrônica específica, que entrega trocas mais rápidas e esportivas. O conjunto mecânico entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o que garante acelerações empolgantes para um SUV compacto.

Bancos exclusivos e mais apoio ao corpo

Internamente, o destaque vai para os novos bancos dianteiros, com estrutura diferenciada e formato semelhante aos assentos semi-concha. Eles oferecem apoio lateral reforçado, ideal para manter o corpo firme durante curvas mais agressivas. Esse detalhe reforça a proposta esportiva do Nivus GTS e mostra que a montadora foi além da estética.

Equipamentos que eram opcionais, agora são de série

Se o visual e a mecânica já chamam atenção, o pacote de equipamentos fecha a experiência com chave de ouro. Muitos itens que antes eram exclusivos do Highline com pacotes opcionais agora estão presentes de série no GTS. É o caso do pacote ADAS (Assistência Avançada ao Condutor), que inclui:

  • Frenagem autônoma de emergência
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Assistente de permanência em faixa
  • Centralização automática de faixa

Tudo isso está disponível sem custo adicional, o que já representa uma vantagem em relação ao Highline, que exige o pacote opcional Tech.

Central multimídia mais moderna da linha

Interna do Nivus GTS.
Foto: Divulgação

A versão esportiva já chega com o novo sistema VW Play Connect, que foi atualizado no último facelift do modelo. Ele permite conexão à internet embarcada, o que significa que o carro pode rodar aplicativos diretamente no sistema multimídia, sem depender do espelhamento do celular.

Além disso, essa conexão permite o uso completo do app Meu VW, com recursos como:

  • Localização em tempo real
  • Criação de cerca virtual (geofence)
  • Comando remoto de funções

A interface da central também foi redesenhada com atalhos fixos para funções importantes, como desligamento do start-stop, acesso ao porta-malas e configurações dos assistentes de condução, facilitando a vida do motorista.

Preço posicionado para incomodar concorrentes

O novo Nivus GTS chega ao mercado com preço sugerido de R$ 174.990. Ele vem com pacote fechado de equipamentos, sendo que o único opcional é o jogo de rodas de 18 polegadas em design exclusivo. Esse valor o posiciona R$ 3 mil acima do Fastback Abarth, da Fiat, principal rival nesse segmento de SUVs com pegada esportiva.

Comparando com o Nivus Highline com todos os pacotes, a diferença é de cerca de R$ 10 mil, o que faz o GTS parecer ainda mais atraente pelo que entrega em desempenho e equipamentos.

Herdeiro do Polo GTS, mas com visual mais atrativo

A nova versão chega para ocupar o espaço que antes era do Polo GTS, agora fora do catálogo. A estratégia da Volkswagen reflete a preferência atual do consumidor por modelos com carroceria SUV. A escolha pelo Nivus para essa missão faz sentido, já que o modelo é um dos mais bem aceitos do portfólio da marca.

Inspirado na receita da linha Abarth da Fiat, que fez sucesso ao aplicar uma abordagem esportiva aos seus SUVs, o Nivus GTS surge com uma combinação agressiva de estilo e performance.

Segurança e conforto para o dia a dia

Além da tecnologia de condução semiautônoma e da central multimídia turbinada, o Nivus GTS oferece uma lista completa de conforto e segurança. Entre os itens estão:

  • Ar-condicionado digital automático
  • Painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas
  • Seis airbags
  • Câmera de ré e sensores de estacionamento
  • Farol automático (sensor crepuscular)
  • Chave presencial com partida por botão
  • Bancos com revestimento premium

Tudo isso ajuda a compor um ambiente interno sofisticado, condizente com a proposta da versão.

Paleta de cores reduzida, mas marcante

A Volkswagen decidiu manter uma gama de cores enxuta para o GTS, apostando em tonalidades que reforçam o caráter esportivo do modelo. As opções disponíveis são:

  • Branco Cristal
  • Cinza Moonstone
  • Vermelho Sunset
  • Azul Titan
  • Preto Ninja

Essas cores, combinadas com os detalhes escurecidos da carroceria, conferem ao modelo uma presença forte nas ruas.

Traseira do Nivus GTS.
Foto: Divulgação

O primeiro de uma nova geração de esportivos da marca

O Nivus GTS não veio sozinho. Ele é apenas o primeiro de três novos modelos esportivos que a Volkswagen promete lançar no Brasil ainda em 2025. A marca parece empenhada em renovar sua imagem nesse segmento e resgatar a tradição que ficou marcada por versões lendárias como GTI, GTS e GLR.

Esse reposicionamento vem para disputar mercado com Fiat Abarth, Peugeot GT e versões N da Hyundai, que têm ganhado tração no Brasil.

Com o Nivus GTS, a marca alemã mostra que não está apenas acompanhando a tendência, mas quer liderá-la.

E ai, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso site para mais noticias e artigos sobre carros, lançamentos e dicas de manutenção!

Leia também!

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *