Quem esperava apenas uma versão levemente diferente do conhecido SUV cupê da Volkswagen vai se surpreender. O recém-apresentado Nivus GTS chega com uma proposta ousada: assumir o posto de esportivo de entrada da marca no Brasil e abrir caminho para modelos ainda mais potentes que vêm por aí. Com lançamento oficial marcado para o dia 9 de maio, essa novidade promete agitar o mercado com um conjunto bem mais agressivo do que o esperado.

Design com pegada mais nervosa
Apesar de manter a silhueta elegante que consagrou o Nivus, a versão GTS traz mudanças pontuais que reforçam sua proposta esportiva. Os faróis escurecidos, o para-choque com entradas de ar mais amplas, detalhes em preto brilhante e rodas de 18 polegadas ajudam a compor o visual mais imponente. A suspensão rebaixada, embora sutil, também contribui para a aparência mais colada ao chão.
Mas as mudanças vão muito além do visual.
DNA esportivo vai além do motor
A Volkswagen não apenas substituiu o motor 1.0 TSI pelo 1.4 TSI que equipa outros modelos da linha. Ela foi além, revisando diversos componentes para garantir uma experiência de condução mais firme e responsiva. A suspensão, por exemplo, foi recalibrada com molas e amortecedores mais rígidos. Os coxins agora são os mesmos usados no Up! GTI europeu, conhecido por sua excelente estabilidade em curvas.
Além disso, o câmbio automático de seis marchas da Aisin recebeu uma programação eletrônica específica, que entrega trocas mais rápidas e esportivas. O conjunto mecânico entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o que garante acelerações empolgantes para um SUV compacto.
Bancos exclusivos e mais apoio ao corpo
Internamente, o destaque vai para os novos bancos dianteiros, com estrutura diferenciada e formato semelhante aos assentos semi-concha. Eles oferecem apoio lateral reforçado, ideal para manter o corpo firme durante curvas mais agressivas. Esse detalhe reforça a proposta esportiva do Nivus GTS e mostra que a montadora foi além da estética.
Equipamentos que eram opcionais, agora são de série
Se o visual e a mecânica já chamam atenção, o pacote de equipamentos fecha a experiência com chave de ouro. Muitos itens que antes eram exclusivos do Highline com pacotes opcionais agora estão presentes de série no GTS. É o caso do pacote ADAS (Assistência Avançada ao Condutor), que inclui:
- Frenagem autônoma de emergência
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Assistente de permanência em faixa
- Centralização automática de faixa
Tudo isso está disponível sem custo adicional, o que já representa uma vantagem em relação ao Highline, que exige o pacote opcional Tech.
Central multimídia mais moderna da linha

A versão esportiva já chega com o novo sistema VW Play Connect, que foi atualizado no último facelift do modelo. Ele permite conexão à internet embarcada, o que significa que o carro pode rodar aplicativos diretamente no sistema multimídia, sem depender do espelhamento do celular.
Além disso, essa conexão permite o uso completo do app Meu VW, com recursos como:
- Localização em tempo real
- Criação de cerca virtual (geofence)
- Comando remoto de funções
A interface da central também foi redesenhada com atalhos fixos para funções importantes, como desligamento do start-stop, acesso ao porta-malas e configurações dos assistentes de condução, facilitando a vida do motorista.
Preço posicionado para incomodar concorrentes
O novo Nivus GTS chega ao mercado com preço sugerido de R$ 174.990. Ele vem com pacote fechado de equipamentos, sendo que o único opcional é o jogo de rodas de 18 polegadas em design exclusivo. Esse valor o posiciona R$ 3 mil acima do Fastback Abarth, da Fiat, principal rival nesse segmento de SUVs com pegada esportiva.
Comparando com o Nivus Highline com todos os pacotes, a diferença é de cerca de R$ 10 mil, o que faz o GTS parecer ainda mais atraente pelo que entrega em desempenho e equipamentos.
Herdeiro do Polo GTS, mas com visual mais atrativo
A nova versão chega para ocupar o espaço que antes era do Polo GTS, agora fora do catálogo. A estratégia da Volkswagen reflete a preferência atual do consumidor por modelos com carroceria SUV. A escolha pelo Nivus para essa missão faz sentido, já que o modelo é um dos mais bem aceitos do portfólio da marca.
Inspirado na receita da linha Abarth da Fiat, que fez sucesso ao aplicar uma abordagem esportiva aos seus SUVs, o Nivus GTS surge com uma combinação agressiva de estilo e performance.
Segurança e conforto para o dia a dia
Além da tecnologia de condução semiautônoma e da central multimídia turbinada, o Nivus GTS oferece uma lista completa de conforto e segurança. Entre os itens estão:
- Ar-condicionado digital automático
- Painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas
- Seis airbags
- Câmera de ré e sensores de estacionamento
- Farol automático (sensor crepuscular)
- Chave presencial com partida por botão
- Bancos com revestimento premium
Tudo isso ajuda a compor um ambiente interno sofisticado, condizente com a proposta da versão.
Paleta de cores reduzida, mas marcante
A Volkswagen decidiu manter uma gama de cores enxuta para o GTS, apostando em tonalidades que reforçam o caráter esportivo do modelo. As opções disponíveis são:
- Branco Cristal
- Cinza Moonstone
- Vermelho Sunset
- Azul Titan
- Preto Ninja
Essas cores, combinadas com os detalhes escurecidos da carroceria, conferem ao modelo uma presença forte nas ruas.

O primeiro de uma nova geração de esportivos da marca
O Nivus GTS não veio sozinho. Ele é apenas o primeiro de três novos modelos esportivos que a Volkswagen promete lançar no Brasil ainda em 2025. A marca parece empenhada em renovar sua imagem nesse segmento e resgatar a tradição que ficou marcada por versões lendárias como GTI, GTS e GLR.
Esse reposicionamento vem para disputar mercado com Fiat Abarth, Peugeot GT e versões N da Hyundai, que têm ganhado tração no Brasil.
Com o Nivus GTS, a marca alemã mostra que não está apenas acompanhando a tendência, mas quer liderá-la.
E ai, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso site para mais noticias e artigos sobre carros, lançamentos e dicas de manutenção!
Leia também!
- Nivus usado entrega estilo, tecnologia e ótimo custo-benefício
- Fiat Fastback Abarth 2026 promete teto solar que vai deixar o Nivus GTS para trás!
- IPVA 2025 Nivus: Tabela, Valor Venal, Cálculo e Alíquotas

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.