Um componente essencial no motor do Chevrolet Onix tem gerado preocupação entre os proprietários desde que casos de falhas começaram a surgir antes do previsto. A peça em questão é a correia dentada banhada a óleo, que deveria ter uma durabilidade estimada de 240 mil quilômetros. No entanto, esse número ideal raramente tem sido alcançado.
Ao identificar o problema, a General Motors agiu rapidamente para amenizar os danos à imagem do carro. Muitos motoristas enfrentaram rompimentos da correia com quilometragens muito abaixo da expectativa, gerando reclamações e dúvidas sobre a confiabilidade do modelo. Após investigação, a montadora identificou um ponto em comum entre os casos de falha: o uso de óleo do motor diferente do especificado no manual.

O erro comum que causa grandes prejuízos
Segundo a fabricante, a correia é projetada para trabalhar submersa em um tipo específico de lubrificante. Quando o óleo errado é utilizado, a durabilidade da correia é comprometida, podendo resultar em danos graves ao motor. A manutenção inadequada acaba por causar o desgaste prematuro da peça e coloca em risco o funcionamento do propulsor, principalmente nas versões turbo.
Campanha busca recuperar confiança do consumidor
Para enfrentar o problema e tentar reconquistar a confiança dos donos de Onix, a GM lançou uma campanha preventiva e de fidelização. Todos os veículos do modelo fabricados a partir de 2020 foram convocados a comparecer às concessionárias autorizadas da marca para uma inspeção gratuita da correia dentada.
Se após a análise a peça estiver em boas condições, o cliente poderá autorizar a troca do óleo e do filtro, que custa R$ 660. A partir disso, a garantia da correia será revalidada, estendendo-se até 240 mil quilômetros — desde que as futuras manutenções continuem sendo feitas dentro da rede autorizada da Chevrolet. Ou seja, é preciso seguir à risca o cronograma oficial para manter essa cobertura estendida.
Garantia estendida mesmo em caso de substituição
No entanto, se a inspeção apontar desgaste excessivo ou risco de rompimento, a peça poderá ser substituída ali mesmo, com um custo promocional de R$ 700. Nesse caso, a garantia estendida também é reativada, mediante o mesmo compromisso de manter o carro sob os cuidados das concessionárias da marca.

A ação tem dupla função: corrige uma falha de uso comum e ainda mantém os clientes dentro da rede de pós-venda da fabricante. Muitos donos de Onix realizavam as trocas de óleo em oficinas independentes, que nem sempre utilizavam o lubrificante correto especificado pela GM. Essa prática, embora aparentemente inofensiva, gerou impactos severos nos motores.
Motor moderno exige manutenção precisa
O motor 1.0 turbo do Onix, bastante elogiado por seu desempenho e economia, foi desenvolvido com tecnologias modernas e exige atenção especial à manutenção. A correia dentada banhada a óleo é um exemplo de avanço mecânico que exige precisão — e isso inclui o tipo de fluido que entra no sistema.
Aplicativo ajuda na manutenção e reforça comunicação
A montadora também vem utilizando canais digitais e redes sociais para alertar os consumidores sobre a importância de seguir o plano de manutenção do veículo. Além disso, o aplicativo MyChevrolet passou a emitir lembretes sobre revisões e serviços importantes, facilitando o acompanhamento da saúde do carro por parte do proprietário.
Uma solução que evita dor de cabeça e prejuízos
Embora o custo de R$ 660 pela troca de óleo e filtro na concessionária seja maior do que em oficinas comuns, o benefício da garantia estendida e a segurança de que o serviço será feito com os materiais corretos pesam na decisão. No caso de um rompimento inesperado da correia, os danos podem ser severos, exigindo até mesmo a substituição do motor — um prejuízo que nenhum motorista quer correr.
Ao oferecer essa solução com valores mais acessíveis e recompensando a manutenção feita dentro da rede, a Chevrolet busca não apenas consertar um problema técnico, mas também blindar a reputação do Onix, um dos carros mais vendidos do Brasil nos últimos anos.

Reeducação sobre tecnologia e manutenção
Essa iniciativa da GM também pode ser vista como uma forma de aprendizado. Tecnologias como correias banhadas a óleo, apesar de modernas e eficientes, exigem um grau de atenção que ainda não está totalmente incorporado à cultura de manutenção do brasileiro. Por isso, a campanha também serve como alerta educativo.
Enquanto isso, os proprietários do Onix ganham uma nova chance de manter o carro em dia, com cobertura garantida por muitos quilômetros, desde que estejam atentos ao calendário de revisões. Para quem depende do carro no dia a dia, seja para lazer ou trabalho, essa medida representa um alívio e uma maneira inteligente de evitar dores de cabeça futuras.
E ai, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso site para mais noticias e artigos sobre carros, lançamentos e dicas de manutenção!
Leia também!
- Chevrolet permite donos de Onix e Onix Plus reativar garantia mesmo sem revisões anteriores
- Ela cresceu, ficou mais cara e segue imbatível: tudo sobre a nova Chevrolet Spin 2025
- Chevrolet Silverado em 2025 Vem com Inovações que Corrigem os Erros do Modelo Anterior!

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.