Pular para o conteúdo

Ford fica com o pé atras sobre a picape Elétrica: E revela por que SUVs e picapes elétricas Não são Tão boas!

Se você sonha em ter uma picape elétrica da Ford para encarar longas viagens e rebocar grandes cargas, é melhor repensar seus planos. A montadora norte-americana admitiu que seus veículos elétricos de grande porte não são a melhor escolha para quem precisa de força e autonomia, especialmente quando falamos em reboque. Mas não se preocupe: isso não significa que a empresa está abandonando os elétricos. Na verdade, a Ford está mudando sua estratégia e apostando em uma abordagem diferente.

O dilema das picapes elétricas

A picape F-150 Lightning foi lançada em 2022 com grande expectativa. Afinal, essa versão elétrica de um dos veículos mais vendidos dos Estados Unidos prometia revolucionar o segmento. E, em termos de vendas, a picape tem se saído bem. No entanto, sua capacidade de reboque sempre foi um ponto sensível. Durante uma teleconferência financeira em 2024, Jim Farley, CEO da Ford, abordou o problema de forma direta: as picapes elétricas atuais simplesmente não são uma boa escolha para quem precisa rebocar.

suv eletrica ford branca
Foto: Divulgação/Ford

“Se você precisa de um veículo para reboque, essa tecnologia não é ideal. As baterias precisariam ser muito grandes”, explicou Farley. O principal desafio está no custo dessas baterias. Quanto maior a capacidade de energia, maior o peso e o preço do veículo. Isso torna a produção de SUVs e picapes elétricos grandes um problema econômico sem solução viável.

O custo que ninguém quer pagar

Farley detalhou que os consumidores que compram picapes e SUVs grandes têm exigências muito específicas. Esses veículos são usados para rebocar trailers, viajar longas distâncias e enfrentar terrenos difíceis. No entanto, como possuem aerodinâmica menos eficiente e são naturalmente mais pesados, precisam de baterias gigantes para garantir um desempenho aceitável. E aí está o grande impasse: os clientes não estão dispostos a pagar mais por esses modelos elétricos.

“A economia desses veículos elétricos maiores não se sustenta”, disse o CEO. “Os consumidores já mostraram que não pagarão a mais por esses grandes EVs.” Dessa forma, a Ford concluiu que não vale a pena continuar investindo em SUVs elétricos de grande porte ou picapes pesadas totalmente elétricas.

picape eletrica ford branca
Foto: Divulgação/Ford

Futuro incerto para os SUVs elétricos grandes

Essa declaração praticamente encerra qualquer esperança de que a Ford lance um SUV elétrico com três fileiras de bancos ou uma nova picape elétrica para acompanhar a F-150 Lightning. Embora rumores sobre esses projetos tenham circulado, as palavras de Farley indicam que tais veículos dificilmente chegarão ao mercado.

No entanto, isso não significa que empresa vai abandonar completamente a eletrificação de seus modelos maiores. A empresa já está trabalhando em uma solução alternativa que combina a eficiência dos motores elétricos com a praticidade da combustão: os veículos elétricos de alcance estendido (EREVs).

picape eletricas ford prata
Foto: Divulgação/Ford

A aposta da Ford: híbridos e elétricos com motor a combustão

Diante dos desafios de custo e autonomia dos elétricos puros, a concessionaria está investindo em uma abordagem híbrida. A ideia é desenvolver veículos elétricos que utilizam um motor a combustão para recarregar baterias menores. Dessa forma, o carro mantém a pegada sustentável dos elétricos, mas sem comprometer a autonomia e a praticidade em longas viagens.

Segundo Farley, a Ford está desenvolvendo plataformas flexíveis que permitirão produzir tanto veículos elétricos tradicionais quanto modelos equipados com essa tecnologia híbrida. “Precisamos oferecer soluções que atendam às necessidades reais dos consumidores, levando em conta a acessibilidade e os requisitos de alcance”, explicou o executivo.

suv eletrica ford azul
Foto: Divulgação/Ford

O que esperar da Ford nos próximos anos?

Com essa mudança de estratégia, a Ford parece mais focada em oferecer opções elétricas viáveis para o consumidor médio, em vez de tentar competir com picapes e SUVs elétricos gigantescos que, na prática, não atendem às demandas do mercado. Isso pode significar uma expansão na linha de híbridos e elétricos com alcance estendido nos próximos anos.

Se você estava esperando por uma nova picape elétrica Ford capaz de rebocar sem preocupações, pode ser que essa expectativa não se concretize. No entanto, os planos da montadora indicam que novas alternativas, mais acessíveis e eficientes, estão a caminho.

Leia Também:

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *