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10 Fatos sobre o Ford EcoSport 2015!

O Ford EcoSport 2015 foi um modelo marcante para o mercado automotivo, especialmente no Brasil, onde o conceito de “SUV urbano” foi revolucionado por essa linha. Lançado pela primeira vez em 2003, o EcoSport se tornou um dos pioneiros nesse nicho de mercado, combinando a praticidade de um utilitário esportivo com a agilidade e a funcionalidade de um carro de passeio. No entanto, após anos de sucesso, a Ford decidiu descontinuar sua produção no Brasil em 2021, deixando para trás uma história de mais de 720 mil unidades emplacadas.

Ford EcoSport

Neste artigo, vamos explorar 10 aspectos importantes do Ford EcoSport 2015, um modelo que, apesar de não ser mais produzido, ainda ocupa um lugar de destaque no mercado de carros usados, especialmente para aqueles que buscam um crossover com bom custo-benefício.

1. A Trajetória do EcoSport: Um Pioneiro dos SUVs Urbanos

Quando o Ford EcoSport foi lançado no Brasil em 2003, ele chegou para desafiar as convenções dos SUVs da época. Ao contrário dos modelos tradicionais, como o Mitsubishi Pajero TR4, que eram conhecidos por suas características off-road e tração 4×4, o EcoSport foi projetado como um SUV compacto, com apelo urbano. Ele custava metade do preço do Pajero TR4, mas não tinha tração integral e sua proposta era ser um veículo para a cidade, com mais conforto e praticidade no uso diário.

O EcoSport só passou a oferecer tração integral em 2005, mas o foco da Ford sempre foi manter a versão mais acessível, com motorizações adequadas para o público urbano. A segunda geração do EcoSport, lançada em 2012, trouxe mais modernidade ao modelo, mantendo o conceito original, mas com atualizações significativas. O motor 1.6 da geração anterior foi substituído por um novo motor Sigma 16V, mais eficiente, e a opção do câmbio Powershift, embora polêmica, foi introduzida como uma opção automática.

Com o sucesso de vendas ao longo dos anos, o EcoSport se tornou um dos principais representantes da categoria no Brasil, até a Ford anunciar o fechamento de suas fábricas no país em 2021, encerrando sua produção.

2. A Base do Carro: Um SUV sobre Monobloco

Uma das maiores inovações trazidas pelo EcoSport foi o uso de uma plataforma de carro de passeio para a construção de um SUV. Enquanto a maioria dos SUVs da época era feita sobre plataformas de longarinas, como se fossem veículos destinados ao off-road, a Ford adotou uma arquitetura monobloco, proveniente da base do Fiesta. Esse tipo de construção, mais leve e com foco na dirigibilidade urbana, foi uma lição que muitos concorrentes levaram em consideração após o sucesso do EcoSport.

Essa estratégia possibilitou ao EcoSport ser mais econômico, tanto em termos de peso quanto de consumo de combustível. A ideia de criar um SUV sobre a base de um hatch foi considerada uma visão inovadora e foi um dos pilares que ajudaram a popularizar a categoria dos SUVs compactos no Brasil.

3. Concorrência Demorou para Entrar no Jogo

Nos primeiros anos de sua trajetória, o EcoSport não teve concorrentes de peso, dominando sozinho o mercado de SUVs compactos no Brasil. Só em 2011, com o lançamento do Renault Duster, é que o modelo da Ford começou a ter um rival à altura. Mesmo assim, o EcoSport continuou a ser o modelo mais vendido no segmento durante muitos anos.

No entanto, a situação começou a mudar a partir de 2015. Nesse período, uma nova leva de crossovers compactos, como o Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, começou a ganhar mercado e a disputar a liderança com o EcoSport. Em seguida, novos concorrentes como Nissan Kicks, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross também chegaram para reforçar a competição. Apesar disso, o EcoSport sempre teve seu lugar garantido no mercado até a sua descontinuação.

EcoSport FREESTYLE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021
EcoSport FREESTYLE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021. Foto: Reprodução

4. O Desempenho do EcoSport 2015: Uma Dupla de Motores para Escolher

O Ford EcoSport 2015 oferecia duas opções de motorização: o motor 1.6 16V Sigma e o motor 2.0 16V Duratec. O modelo com o motor 1.6 entregava uma potência de 115 cv quando abastecido com etanol e 110 cv com gasolina. Esse motor era combinado com câmbio manual e, apesar de apresentar um desempenho razoável, o EcoSport 1.6 não era exatamente um carro rápido. A aceleração de 0 a 100 km/h ficava acima dos 12 segundos, mas em médias velocidades o desempenho era satisfatório, com bom torque e respostas adequadas.

Por outro lado, a versão 2.0, com 147 cv e 141 cv, oferecia mais disposição e agilidade. A aceleração de 0 a 100 km/h ficava em torno dos 11,5 segundos. Contudo, o consumo também aumentava, com médias urbanas de 6,5 km/l com etanol e 9,5 km/l com gasolina.

5. Conforto e Espaço: A Herança do Fiesta

Se você já teve a oportunidade de dirigir um Ford Fiesta, sabe que o EcoSport 2015 compartilha algumas semelhanças em termos de espaço interno e ergonomia. A posição de dirigir é elevada, proporcionando boa visibilidade, mas o espaço para os ocupantes, principalmente no banco traseiro, é um pouco mais apertado do que o esperado para um SUV. O porta-malas tem capacidade de 362 litros, que é superior ao de muitos hatches compactos, mas ainda assim não é dos maiores do segmento de SUVs.

O conforto é um ponto intermediário. Embora o EcoSport apresente um bom acerto de suspensão, que absorve bem os buracos e garante uma condução mais confortável nas ruas irregulares, o acabamento interno peca por ser simples, com muitos plásticos duros e um isolamento acústico que não é dos melhores.

6. Tecnologia e Equipamentos: Um SUV Bem Equipado

O Ford EcoSport 2015, especialmente na versão Freestyle, estava bem equipado para a época. Ele vinha com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, airbags duplos frontais, freios ABS com EBD, sensor de ré e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. O modelo também oferecia ar-condicionado, direção com regulagens de altura e distância, chave com telecomando e um sistema de som simples, mas funcional, com conectividade Bluetooth e entrada USB.

Além disso, a versão Freestyle possuía um visual mais aventureiro, com molduras plásticas nos para-lamas, adesivos alusivos à versão, rack no teto e rodas de aro 15”. Esses detalhes davam ao EcoSport um estilo mais robusto e condizente com a ideia de um SUV urbano, pronto para encarar pequenas aventuras fora de estrada.

7. Tecnologia de Fabricação: Precisão e Inovações

A Ford trouxe algumas inovações interessantes no processo de fabricação do EcoSport 2015. A linha de montagem no Brasil utilizava tecnologia avançada, como o sistema de medição a laser de alta precisão para garantir o alinhamento perfeito da parte dianteira do veículo, similar ao processo de produção do Mustang. Isso garantia uma construção mais precisa e robusta, algo que fazia a diferença na qualidade final do produto.

Outro detalhe interessante foi a presença de uma grade ativa, que abria e fechava automaticamente, dependendo da temperatura do motor e da necessidade de refrigerá-lo, ajudando a melhorar a aerodinâmica do SUV.

8. Manutenção e Custos de Reparo: Um Custo Razoável

Em termos de manutenção, o Ford EcoSport 2015 tem custos razoáveis, especialmente na versão 1.6. O motor Sigma é relativamente simples, e a disponibilidade de peças no mercado é boa. Alguns itens de manutenção comuns, como pastilhas de freio e velas de ignição, têm preços acessíveis, o que torna o EcoSport uma boa opção para quem busca um carro econômico para manter.

Porém, é importante estar atento a alguns problemas recorrentes, como a vida útil curta dos discos de freio e a necessidade de trocar pastilhas com menos de 15 mil km em alguns casos. Além disso, defeitos na bomba de combustível e no sistema de injeção também foram relatados por alguns proprietários.

9. Problemas Comuns: O Que Ficar de Olho

Embora o Ford EcoSport 2015 seja um modelo relativamente confiável, alguns problemas são mais comuns. O sistema de freios, como mencionado, apresenta desgaste precoce, com trincas nos discos e troca de pastilhas mais frequente. Além disso, a bomba de combustível e o sistema de injeção também podem apresentar falhas, exigindo atenção. Outro ponto crítico são os estalos e folgas na coluna de direção, um problema que afeta alguns exemplares.

EcoSport TITANIUM 1.6 16V Flex 5p 2015
EcoSport TITANIUM 1.6 16V Flex 5p 2015. Foto: Reprodução

Se você está considerando a compra de um EcoSport usado, evite as versões com a transmissão automatizada Powershift, que foi conhecida por apresentar falhas em algumas unidades.

10. Recalls e Atualizações: Fique Atento às Campanhas

O Ford EcoSport 2015 passou por algumas campanhas de recall ao longo dos anos, envolvendo questões como a troca do trinco da fechadura das portas e do porta-malas, verificações nos pneus de unidades fabricadas em 2014 e a troca dos fechos dos cintos de segurança em modelos produzidos entre 2016 e 2017. Além disso, houve atualizações no software do módulo de controle do motor em unidades fabricadas entre 2018 e 2019 e a troca da estrutura do encosto dos bancos dianteiros em alguns modelos de 2019 e 2020.

Ao considerar a compra de um modelo usado, é importante verificar se o veículo passou por essas atualizações e se está em conformidade com os recalls.

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