A Ram, divisão especializada em picapes da Stellantis, está pronta para voltar a brigar no competitivo segmento de caminhonetes médias, um espaço que não ocupa desde a descontinuação da Dakota em 2011. E a grande novidade é que a marca tem planos para lançar uma nova picape média em 2027, e ela promete agitar o mercado, competindo diretamente com gigantes como a Ford Ranger e a Toyota Hilux. A produção começará nos Estados Unidos, na fábrica de Illinois, uma unidade que até 2023 produzia o Jeep Grand Cherokee.

A Nova Picape da Ram: O Que Esperar?
Embora os detalhes sobre o design e características da picape ainda não tenham sido divulgados, fontes da Stellantis confirmaram que o modelo será desenvolvido sob a plataforma STLA-Frame, uma construção de cabine sobre chassi encurtado. Isso significa que a picape será maior que a Rampage, que é fabricada no Brasil, e que, portanto, estará mais alinhada ao segmento de caminhonetes médias, que exigem um porte robusto e versatilidade para enfrentar os rivais no mercado global.
A Ram apostará em uma estratégia multienergia para esse novo modelo, com versões a combustão, híbrida plug-in e elétrica, atendendo à crescente demanda por alternativas mais sustentáveis. Essa abordagem permitirá que a nova picape da Ram se adapte às exigências de diferentes mercados, proporcionando opções tanto para consumidores tradicionais quanto para os mais ecológicos.
Estratégia Multienergia: Combustão, Híbrido e Elétrico

A proposta da Ram é usar a nova picape para destacar sua estratégia de multienergia, que inclui motores a combustão interna (ICE), versões híbridas plug-in (PHEV) e totalmente elétricas (BEV). Isso coloca a marca em uma posição de destaque em relação aos seus concorrentes, que ainda estão se adaptando às mudanças do mercado de picapes. O desenvolvimento de uma versão elétrica da caminhonete demonstra o compromisso da Stellantis com a transição para a mobilidade sustentável, enquanto a opção híbrida atenderá a quem ainda não está pronto para adotar completamente a eletrificação.
Com o sucesso crescente dos veículos híbridos e elétricos, a Ram estará posicionada para capturar a atenção dos consumidores que buscam uma picape poderosa, mas também mais ecológica, sem abrir mão de sua robustez e desempenho. Essa é uma tendência que está se consolidando globalmente, e a Ram quer garantir que sua nova picape esteja pronta para competir nesse cenário.
A Picape Média da Ram no Mercado Global
Embora a Ram já tenha uma picape média, ela é comercializada apenas em mercados como o México, sob o nome Fiat Titano (ou Peugeot Landtrek em outros lugares), mas com o logotipo da Ram. No entanto, é esperado que essa versão, que não é voltada para o mercado norte-americano, seja descontinuada quando a nova picape média da marca for lançada em 2027. Isso ocorre porque a Ram busca consolidar sua presença no segmento de caminhonetes médias nos principais mercados, como Sudeste da Ásia, África do Sul, Oceania e América do Sul.
Com a entrada da Ram nesse segmento, ela pretende rivalizar com as picapes de sucesso da Ford e da Toyota, duas marcas que dominam as vendas de caminhonetes médias. A Ford Ranger, com seu desempenho imbatível, e a Toyota Hilux, famosa pela durabilidade e resistência, têm uma base sólida de consumidores. A Ram, portanto, terá que se destacar não apenas pela força e robustez de seu modelo, mas também pela inovação tecnológica e pelas opções de motorização.
Desafios e Expectativas

Embora a Ram tenha uma forte presença no mercado de picapes grandes, com modelos como a 1500 e a Rebel, o retorno ao segmento de picapes médias será um grande desafio. A marca precisará equilibrar o desempenho off-road e a robustez que são a assinatura das suas caminhonetes, com um design mais moderno e eficiente, que atraia uma nova geração de consumidores. Além disso, a adaptação às regulamentações ambientais e a oferta de opções de motorização híbridas e elétricas representarão mais um teste para a capacidade da marca de se reinventar e atender a um público cada vez mais consciente das questões ecológicas.
A chegada da picape média da Ram em 2027 promete ser um marco na indústria de caminhonetes, especialmente para a Stellantis, que busca fortalecer sua posição entre as grandes montadoras globais. A expectativa é que a nova picape seja uma das opções mais procuradas pelos consumidores que buscam um veículo multifuncional, com tecnologia de ponta, opções de motorização eficientes e, claro, o desempenho imbatível que só a Ram pode oferecer.
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