A Toyota ampliou sua linha de veículos GR Corolla, agora disponibilizando uma Transmissão Automática Direta (DAT) GAZOO Racing de 8 velocidades, com opção de trocas sequenciais. Desde o lançamento inicial do GR Corolla em 2022, Akio Toyoda, conhecido como MORIZO, desafiou a equipe a continuar inovando, resultando na criação do modelo equipado com a nova transmissão automática DAT.
O GR Corolla foi submetido a rigorosos testes em pistas renomadas, como o Fuji International Speedway, por pilotos de rali e corrida. Esses testes possibilitaram aumentar o torque do motor de 370 Nm (273 lb-ft) para 400 Nm (295 lb-ft) e aprimorar componentes da suspensão, culminando em um desempenho superior. Externamente, o para-choque dianteiro foi redesenhado para acomodar componentes opcionais de resfriamento, sem comprometer a aerodinâmica. No interior, novos acabamentos e interruptores proporcionam uma sensação tátil aprimorada.
Tecnologia da Transmissão Automática Direta (DAT)
A transmissão automática de 8 velocidades proporciona trocas rápidas e otimiza a seleção de marchas. O software de controle da DAT foi ajustado para direção esportiva, antecipando a troca ideal com base nas entradas do motorista, proporcionando uma experiência similar à de pilotos profissionais.
Melhorias na Suspensão e Tração
Para 2025, o GR Corolla será equipado com o motor turbo G16E-GTS de 1.6 litros e 3 cilindros, gerando 300 cavalos de potência a 6.500 rpm e 400 Nm (295 lb-ft) de torque. A equipe GR incorporou molas de retorno na suspensão dianteira e traseira, melhorando a tração em curvas fechadas. As bobinas traseiras e estabilizadores foram aprimorados, resultando em uma maior resposta ao contato com o solo. O sistema GR-FOUR All-Wheel-Drive, desenvolvido em colaboração com a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team, oferece tração e controle excepcionais. O motorista pode escolher entre os modos Normal, Gravel ou Track AWD para ajustar a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras conforme necessário.
Modos AWD
- Normal: Distribuição de torque dianteira/traseira ajustada para 60:40 para direção diária.
- Gravel: Ajuste para 50:50 para tração máxima.
- Track: Distribuição variável de 60:40 (foco na frente) a 30:70 (foco na traseira), baseada na entrada do motorista e no status do veículo.
Diferenciais Torsen de deslizamento limitado (LSD) nos eixos dianteiro e traseiro serão padrão no GR Corolla 2025, oferecendo desempenho aprimorado em curvas com controle preciso da distribuição de torque. O controle de largada também será incorporado aos modelos DAT para 2025, permitindo acelerações potentes na partida.
Design e Configurações
O novo design do para-choque dianteiro equilibra resfriamento e aerodinâmica. Para 2025, o GR Corolla estará disponível nas versões Core Grade, Premium Grade e a nova Premium Plus Grade. Todos os modelos contarão com pneus Michelin Pilot Sport 4 e diversas opções de cores externas.
Tecnologia Conectada e Segurança
O GR Corolla 2025 inclui um painel digital de oito polegadas e o sistema Toyota Audio Multimedia com tela sensível ao toque de oito polegadas, suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O pacote Toyota Safety Sense 3.0 é padrão, oferecendo tecnologias como Sistema de Pré-Colisão, Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar e Assistência de Saída de Faixa.
Disponibilidade e Garantia
Os novos modelos GR Corolla estarão disponíveis nas concessionárias Toyota neste inverno, com detalhes adicionais e preços sendo anunciados ainda este ano. O GR Corolla vem com uma garantia básica de 36 meses/36.000 milhas e um plano ToyotaCare que cobre manutenção programada normal e assistência na estrada por dois anos ou 25.000 milhas.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.