O Chevrolet Blazer EV finalmente desembarca no Brasil, marcando sua estreia oficial em setembro na versão única RS. Este modelo inaugura a nova plataforma de carros elétricos da General Motors no país, destacando-se por oferecer uma das maiores autonomias do mercado.
Embora o preço do Blazer EV RS ainda não tenha sido revelado, a Chevrolet já disponibilizou todas as especificações técnicas para o Brasil. Tivemos a oportunidade de dirigir o veículo e conferir de perto suas funcionalidades.
Autonomia e Bateria
O grande destaque do Blazer EV RS é sua autonomia impressionante: pode percorrer até 481 km com uma carga completa de bateria, conforme metodologia do Inmetro. Esse alcance coloca-o como o segundo carro elétrico com maior autonomia no Brasil, ficando atrás apenas do BMW iX.
Essa performance é possível graças à bateria robusta de 102 kWh. O modelo suporta recargas de corrente alternada de até 22 kW, tornando o processo 3,5 vezes mais rápido que os elétricos comuns. Em eletropostos mais potentes, a recarga rápida (corrente contínua) alcança 190 kW. Segundo a Chevrolet, é possível reabastecer 80% da bateria em apenas 40 minutos.
SUVs chineses marcam presença entre os mais vendidos de julho!
Desempenho e Configurações
A versão RS escolhida para o Brasil é esportiva, equipada com um motor elétrico de 347 cv e 44,8 kgfm no eixo traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 5,8 segundos. Nos Estados Unidos, existe uma versão com tração integral destinada a regiões com neve, porém essa configuração não traz ganhos significativos em desempenho e impacta na autonomia.
O desempenho na pista impressionou pela aceleração constante e forte. O bom ajuste da suspensão contribui para que o veículo pareça mais leve que suas 2,5 toneladas. A condução pode ser configurada via painel com modos “Conforto” e “Sport”, além do modo “Individual” que permite personalizações independentes para direção, acelerador, freio e som ambiente.
Interior Conectado
Seguindo a linha da nova Silverado, o Blazer EV RS vem equipado com o sistema Google Built-in na central multimídia. Os proprietários podem logar suas contas Google diretamente no veículo, transferindo configurações pessoais automaticamente.
Este sistema permite instalar aplicativos nativamente no carro, sem depender de espelhamento de smartphones. Os comandos de voz são também facilitados pelo Google Assistant, permitindo ajustes rápidos como mudança de temperatura ou seleção de músicas.
A central multimídia possui uma tela de 17,7 polegadas integrada ao painel digital de 11 polegadas. Além disso, o Blazer EV RS conta com heads-up display para uma experiência mais completa. Mesmo com a tecnologia avançada, ainda existem comandos físicos para ar-condicionado e volume do som; contudo, funções como controle dos faróis e desligamento do carro são feitos pela central multimídia.
Blindagem Certificada
A Chevrolet anunciou que o Blazer EV RS será parte do programa de blindagem certificada da marca, podendo receber proteção nível III-A (o máximo permitido para uso civil) sem afetar a garantia do veículo. Isso pode impactar levemente o desempenho e a autonomia.
Preço Estimado
O preço oficial do Blazer EV RS será divulgado em setembro. No entanto, com base nas especificações divulgadas e comparando com os preços nos EUA (US$ 50.170), estimamos que o modelo chegue ao Brasil na faixa de R$ 350 mil devido à isenção do tributo de importação entre México e Brasil.
Concorrendo diretamente com modelos como o Ford Mustang Mach-E GT (R$ 486.000), o Blazer EV RS oferece uma alternativa mais acessível no segmento dos SUVs elétricos premium.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.