A JAC Motors acaba de dar um passo ousado no competitivo universo das picapes eletrificadas. Apresentada oficialmente no Salão do Automóvel de Melbourne, na Austrália, a nova JAC Hunter PHEV se destaca não apenas pela aparência robusta, mas principalmente pelo conjunto mecânico extremamente potente e pela autonomia generosa em modo 100% elétrico. O modelo híbrido plug-in chega com nada menos que 523 cavalos e mira diretamente nas líderes do segmento, como Ford Ranger e BYD Shark.
Essa novidade já nasce com fôlego de sobra para enfrentar as gigantes do setor. Com o lançamento previsto para o início de 2026 no mercado australiano, a picape híbrida da JAC promete revolucionar o segmento com uma proposta equilibrada entre força, eficiência e sofisticação. E mais do que isso: traz argumentos que fazem muita falta em outras concorrentes da categoria.

Motorização brutal e torque descomunal
Um dos grandes destaques da nova JAC Hunter PHEV é a combinação de motores. O sistema híbrido plug-in é formado por um motor a gasolina 2.0 turbo aliado a dois motores elétricos, entregando um desempenho impressionante. A potência total chega aos 523 cavalos, enquanto o torque atinge brutais 101,9 kgfm, números que colocam a picape em um patamar inédito entre as eletrificadas.
Para efeito de comparação, a Ford Ranger PHEV, que também conta com motorização híbrida, oferece um motor 2.3 turbo Ecoboost somado a um motor elétrico de 75 kW. No total, a Ford entrega 279 cv de potência e 70,3 kgfm de torque. Já a BYD Shark, sua principal rival chinesa, vem equipada com motor 1.5 turbo e dois propulsores elétricos, um em cada eixo, somando 427 cv e 65 kgfm.
Com esses dados, a superioridade da Hunter PHEV em termos de desempenho se torna evidente. A potência extra certamente agradará quem busca força para rebocar, enfrentar trilhas e ainda assim manter uma condução suave em uso urbano.
Autonomia elétrica que impressiona
Outro ponto forte do novo modelo da JAC é a autonomia em modo totalmente elétrico. De acordo com os dados divulgados, a picape pode rodar até 100 quilômetros sem consumir uma gota de gasolina. Isso coloca a Hunter PHEV como uma das líderes da categoria nesse quesito, sendo ideal para trajetos urbanos e curtos, além de contribuir significativamente para a redução do consumo de combustível e emissão de poluentes.
Esse alcance também permite que muitos motoristas consigam fazer seu trajeto diário inteiro apenas com energia elétrica, o que significa economia no bolso e menos impacto ambiental.
Estilo repaginado com toque de esportividade
Além da força de sobra sob o capô, a Hunter PHEV também recebeu um tapa no visual. A JAC investiu em um novo bodykit que inclui molduras de caixa de roda mais pronunciadas, conferindo mais imponência ao conjunto. A grade frontal agora vem em cinza fosco, abandonando os tradicionais elementos cromados e trazendo uma aparência mais moderna e agressiva.
O interior da picape também evoluiu. O acabamento escurecido segue a linha visual da versão já vendida no Brasil, mas com algumas melhorias. A iluminação ambiente integrada às portas, por exemplo, é um detalhe que dá um toque refinado à cabine, elevando a sensação de sofisticação.
Segurança em alta com novas assistências
A nova JAC Hunter PHEV também foi aprimorada no quesito segurança. A picape recebeu reforços importantes nas tecnologias de assistência à condução, como o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade conforme o fluxo do trânsito, e o sistema de frenagem automática de emergência.
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Além disso, o modelo mantém recursos importantes já presentes na versão tradicional da Hunter, como os seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e o sistema hill-holder, que facilita partidas em rampas. Com esse pacote, a picape garante mais tranquilidade para quem dirige tanto no asfalto quanto fora dele.
Design global, mas com DNA chinês
A estratégia da JAC para a Hunter PHEV parece mirar alto. O modelo está sendo tratado como um produto global, com potencial para conquistar não só o mercado australiano, mas também outros países que buscam opções mais sustentáveis sem abrir mão da potência e da versatilidade que só uma picape pode oferecer.
Na Austrália, o público-alvo da nova picape híbrida é bastante exigente, acostumado com modelos robustos como as versões da Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi Triton. Para se destacar nesse cenário, a Hunter aposta no diferencial da eletrificação, que ainda dá seus primeiros passos no segmento das picapes médias no país.
E no Brasil, vem ou não vem?
Embora a JAC ainda não tenha confirmado oficialmente o lançamento da Hunter PHEV no Brasil, o modelo tem tudo para cair nas graças do consumidor brasileiro. Com uma demanda crescente por veículos eletrificados e a ausência de concorrentes diretos com esse nível de desempenho no segmento das picapes médias, a chegada da Hunter PHEV poderia preencher uma lacuna importante no nosso mercado.
Vale lembrar que a JAC já oferece a versão tradicional da Hunter em solo brasileiro, o que poderia facilitar a introdução da variante híbrida. E considerando o sucesso da BYD Shark por aqui, seria apenas questão de tempo até a JAC tomar a mesma decisão estratégica.
Preço competitivo deve ser trunfo
Embora o preço final da Hunter PHEV ainda não tenha sido divulgado oficialmente, a expectativa é de que ela seja posicionada entre as duas versões já conhecidas na Austrália. Hoje, a versão a combustão da Hunter é vendida por cerca de 45.630 dólares australianos (equivalente a R$ 165 mil), enquanto a BYD Shark custa em torno de 57.900 dólares australianos (aproximadamente R$ 210 mil).
Com isso, é razoável imaginar que a nova Hunter PHEV fique com um preço intermediário, algo que a tornaria ainda mais atrativa para quem busca um bom custo-benefício sem abrir mão de desempenho e tecnologia.

Aposta da JAC é ousada, mas promissora
Com a Hunter PHEV, a JAC entra com tudo em uma categoria que ainda está se formando, mas que promete crescer rapidamente nos próximos anos. Ao apostar em potência de sobra, autonomia elétrica de respeito e um pacote completo de segurança e conforto, a marca chinesa mostra que não quer apenas participar do jogo, mas sim liderar a transformação do segmento de picapes médias.
Caso decida trazê-la ao Brasil, a JAC tem boas chances de repetir o sucesso que a BYD teve com a Shark. O mercado brasileiro, carente de opções híbridas nesse nicho, certamente acolheria com entusiasmo uma picape que alia desempenho, sustentabilidade e visual imponente.
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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.