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Quais tipos de transmissão existem? (Manual, automática e mais)

No vasto universo automotivo, a diversidade de transmissões disponíveis pode surpreender até mesmo os entusiastas mais experientes. Embora muitos possam considerar que o leque se limita às transmissões manual e automática, a realidade é bem mais ampla e fascinante. A evolução tecnológica tem impulsionado constantemente o mercado, trazendo novidades que alteram significativamente a experiência de condução.

Tipos de Transmissão

A curiosidade sobre as diferentes transmissões é justificada, dado que cada uma delas oferece uma maneira distinta de interação com o veículo. A escolha do tipo de transmissão ideal pode variar conforme a preferência do motorista, mas também depende das especificidades de cada sistema, incluindo os requisitos de manutenção e o tipo de lubrificante necessário.

1 – Transmissão Manual

Considerada a forma mais “tradicional” de transmissão, exige que o motorista engate as marchas manualmente, baseando-se na velocidade e no desempenho do veículo. Os lubrificantes recomendados são geralmente aqueles com grau de viscosidade SAW, embora exista uma tendência crescente para os de baixa viscosidade.

2 – Transmissão Automatizada

A automatizada permite um intervalo entre as trocas de marchas, podendo causar o recuo do carro se o freio não for aplicado corretamente. Apesar dessa peculiaridade, ainda requer a intervenção do condutor. O lubrificante ideal varia conforme as diretrizes do fabricante.

3 – Transmissão de Dupla Embreagem

Promove uma troca de marchas rápida e eficaz, contribuindo para a economia de combustível. O lubrificante sugerido é aquele adequado para embreagens úmidas, resistente à oxidação e altas temperaturas.

4 – Transmissão CVT (Transmissão Continuamente Variável)

Simula um número infinito de relações de marcha por meio de um sistema composto por duas polias de tamanhos distintos, conectadas por uma correia metálica. O ajuste é feito por um sistema hidráulico que responde à pressão das condições de condução. O Multi CVTF é geralmente recomendado como lubrificante.

5 – Transmissão Automática

Integra sistemas hidráulicos, eletrônicos e mecânicos para proporcionar trocas suaves e eficientes. Necessita de um conversor de torque e lubrificantes de alta performance para seu funcionamento ótimo.

Tipos de câmbio.
Tipos de câmbio.

Manutenção: Automático vs Manual

Um ponto crucial na escolha da transmissão se relaciona às diferenças na manutenção entre carros automáticos e manuais. Cada tipo demanda cuidados específicos e conhecimento adequado sobre os lubrificantes corretos e práticas de manutenção para garantir sua longevidade e desempenho eficiente.

O panorama das transmissões automotivas é rico e complexo, oferecendo opções para todos os gostos e necessidades. Seja pela preferência pessoal ou pelas características específicas que cada tipo oferece, entender as diferenças entre eles é fundamental para uma experiência otimizada ao volante.

Convidamos nossos leitores a compartilharem suas experiências com diferentes tipos de transmissões nos comentários abaixo. Qual é o seu tipo preferido, e por quê? Vamos ampliar essa discussão interessante sobre as inovações no setor automotivo.

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