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Novo Gigante Está Chegando: GWM Haval H9 Surpreende e Será Produzido no Brasil

O mercado de SUVs no Brasil está prestes a receber um reforço de peso. A Great Wall Motors (GWM) anunciou oficialmente que o Haval H9 será fabricado em solo nacional, na planta de Iracemápolis (SP). A decisão confirma a aposta da gigante chinesa no mercado brasileiro e promete movimentar o segmento dos SUVs grandes.

Depois de confirmar a produção do Haval H6 e da picape Poer, a GWM prepara a chegada do Haval H9, que será seu terceiro modelo nacionalizado. A escolha não é aleatória: o SUV carrega consigo uma série de atributos que prometem encarar de frente rivais de peso como o Toyota SW4, o Jeep Commander, o Mitsubishi Pajero e o Chery Tiggo 8.

GWM Haval H9 na areia.
Foto: Divulgação

Um projeto ousado para conquistar o Brasil

O Haval H9 já circula em testes pelas ruas brasileiras. A nova geração do modelo, lançada recentemente na China, apresenta um visual que chama atenção de longe. Inspirado nos grandes crossovers da Land Rover e Jeep, o SUV da GWM exibe linhas imponentes e uma frente robusta, marcada por uma grade cromada integrada aos faróis de LED.

Essa aparência não é apenas estética. A construção do Haval H9 foi pensada para enfrentar desafios reais. Baseado na plataforma de chassi de longarina — a mesma usada na picape Poer — o modelo combina resistência e capacidade off-road como poucos concorrentes no mercado atual.

Dimensões que impressionam

O porte do Haval H9 não deixa dúvidas sobre suas intenções. Com 5,07 metros de comprimento, 1,93 metro de altura, 1,98 metro de largura e entre-eixos de 2,85 metros, ele será um dos maiores SUVs à venda no Brasil.

Essas dimensões generosas garantem um amplo espaço interno, ideal para famílias grandes ou para quem busca máximo conforto em viagens longas. O modelo contará com sete lugares, sendo que a terceira fileira de assentos pode ser rebatida para ampliar consideravelmente o espaço do porta-malas.

Motorização diesel para aventuras sem limites

A nova geração do Haval H9 estreia no Brasil com um motor turbodiesel que promete combinar potência e eficiência. Trata-se de um 2.4 turbo capaz de entregar cerca de 184 cavalos de potência e um torque robusto de 49 kgfm.

Essa força toda será administrada por um câmbio automático de nove marchas, que trabalhará em conjunto com um sistema de tração integral ajustável. O motorista poderá escolher entre modos como Automático, Areia, Lama e Neve, adaptando o desempenho do veículo às mais variadas condições de terreno.

O conjunto mecânico reforça a vocação aventureira do Haval H9, sem abrir mão de conforto e tecnologia para o dia a dia nas cidades.

Visual pensado para encarar qualquer desafio

Além da grade frontal chamativa e dos faróis full LED, o Haval H9 ostenta uma traseira com linhas retas e robustas, dignas de um verdadeiro off-road. Um detalhe interessante é a presença do estepe montado na tampa do porta-malas, um toque que remete aos utilitários mais tradicionais e reforça o espírito de aventura do modelo.

As rodas de grande diâmetro e os detalhes cromados na carroceria completam o visual imponente do SUV, que certamente não passará despercebido nas ruas brasileiras.

Produção em Iracemápolis e estratégia da GWM

A fábrica da GWM em Iracemápolis, interior de São Paulo, será responsável pela produção do Haval H9. A planta já se prepara para receber a linha de montagem do modelo, que deve começar a operar até o final de 2026.

A estratégia da marca chinesa para o Brasil passa, neste momento, por uma linha de produtos mais tradicionais em termos de motorização. Apesar do sucesso global da GWM com veículos elétricos, a produção inicial no Brasil focará nos modelos híbridos e a diesel.

O Haval H6, primeiro modelo da marca a ser produzido localmente, terá início de produção previsto para junho de 2025. Já a picape Poer deve começar a ser montada no primeiro semestre de 2026, enquanto o H9 ficará para a reta final do ano.

Interna do GWM Haval H9.
Foto: Divulgação

Foco nos híbridos antes da eletrificação total

Ao contrário do que alguns especialistas previam, a GWM decidiu não iniciar sua produção brasileira com veículos 100% elétricos. Em vez disso, optou por consolidar a base com híbridos e diesel, de olho no perfil do consumidor brasileiro atual, que ainda valoriza a autonomia e a robustez desses tipos de motorização.

Essa estratégia mostra que a marca chinesa está preocupada em entender as demandas locais antes de apostar mais pesado na eletrificação completa de sua linha.

Rivalidade de peso no mercado de SUVs

A chegada do Haval H9 coloca a GWM em uma posição interessante no mercado nacional. O modelo enfrentará concorrentes bem estabelecidos, como o Toyota SW4 — referência em durabilidade e tradição — e o Jeep Commander, que aposta no luxo e no conforto para se destacar.

O Mitsubishi Pajero também surge como um adversário de respeito, principalmente entre os amantes do off-road. Já o Chery Tiggo 8 briga pelo espaço oferecendo tecnologia e preço competitivo.

Com um pacote completo de atributos, o Haval H9 tem potencial para ameaçar essa hegemonia, oferecendo uma combinação rara de robustez, espaço interno, tecnologia e motorização moderna.

Tecnologia a bordo para mais conforto e segurança

Embora ainda não tenha divulgado todos os equipamentos que serão oferecidos no Haval H9 nacional, a expectativa é de que o modelo traga um conjunto robusto de tecnologias de assistência à condução e conforto.

Entre os itens aguardados estão assistentes de permanência em faixa, controle adaptativo de cruzeiro, frenagem autônoma de emergência, além de central multimídia de última geração, com conectividade total para smartphones.

O acabamento interno promete seguir o padrão dos modelos mais sofisticados da marca, com materiais de qualidade, bancos confortáveis e opções de personalização.

GWM segue investindo pesado no Brasil

A decisão de fabricar o Haval H9 no Brasil reforça o compromisso da GWM com o mercado local. Desde a compra da antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, a marca chinesa não poupou investimentos para modernizar a linha de produção e adaptar seus modelos às exigências brasileiras.

A expectativa é que a produção nacional ajude a tornar os veículos mais competitivos em preço, ampliando o alcance da marca e acelerando seu crescimento no país.

Com o Haval H6 já fazendo sucesso e a Poer prometendo movimentar o mercado de picapes, o Haval H9 chega para completar um portfólio robusto, mirando diretamente no topo do segmento.

Lateral do GWM Haval H9.
Foto: Divulgação

Um futuro promissor para a GWM no Brasil

Ainda é cedo para prever o tamanho do sucesso que o Haval H9 poderá alcançar, mas uma coisa é certa: a Great Wall Motors está determinada a fazer história no Brasil.

A aposta no H9, com sua fórmula de robustez, espaço, tecnologia e motorização turbodiesel, mostra que a marca está de olho nas reais necessidades do consumidor brasileiro.

Se mantiver a estratégia correta de preços, equipamentos e divulgação, o Haval H9 poderá não só bater de frente com os tradicionais líderes do segmento, mas também abrir caminho para um futuro ainda mais promissor da GWM no país.

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