Hoje, vamos apresentar a mais recente adição à linha de motocicletas da Kawasaki, a Ninja ZX-4R 2024. Esta moto é a mais nova opção de entrada na gama esportiva da fabricante. Será que ela realmente vale a pena? É poderosa? Vamos examinar mais de perto os detalhes desta emocionante novidade!
Apresentando a nova Kawasaki Ninja ZX-4R 2024

A precisão e a resposta excepcional da série ZX são marcas registradas, e a Ninja ZX-4R mantém essa tradição. Esse atributo é diretamente herdado das conquistas da Kawasaki no cenário das corridas de SBK, seguindo os passos da Ninja ZX-10R e da Ninja ZX-6R. Como resultado, a Ninja ZX-4R oferece uma experiência de pilotagem comparável às suas antecessoras, repleta de confiança e agilidade.
Visualmente, ela segue a mesma linha de detalhes das outras motos ZX, apresentando um design esportivo e elegante, característico da Kawasaki, com a cor verde-lima. É uma escolha perfeita para aqueles que buscam uma esportiva de 4 cilindros como ponto de entrada.
Chassi
As características fundamentais do chassi, incluindo a distribuição do peso, o ponto de pivô do braço oscilante, a posição do motor, o ângulo de direção, entre outros, foram influenciadas pelos pilotos da Kawasaki World Superbike Ninja ZX-10RR, trazendo o conceito de design do chassi do WorldSBK para a classe de 400cc.
Desenvolvido com a avançada análise de rigidez dinâmica da Kawasaki, este chassi de treliça em aço de alta resistência oferece o equilíbrio ideal entre robustez e flexibilidade para alcançar a agilidade no estilo superesportivo da Ninja ZX-4R.
Os dois discos de freio dianteiros de ø290 mm e as pinças monobloco montadas radialmente na Ninja ZX-4R oferecem potência de frenagem segura, mantendo uma sensação excepcional de controle, tanto na pista quanto na estrada.

O garfo invertido de ø37 mm da Ninja ZX-4R incorpora componentes internos SFF-BP com ajuste de pré-carga da mola para oferecer desempenho excepcional na pista e praticidade no uso diário, enquanto a suspensão traseira back-link horizontal proporciona uma progressão suave.
A posição de pilotagem, naturalmente agressiva (mais inclinada para frente do que a Ninja 400, mas ainda um pouco relaxada), permite que os pilotos desfrutem da agilidade da Ninja ZX-4R. O tanque de combustível esguio promove uma conexão sólida com a moto, enquanto o assento firme facilita a transferência de peso do piloto durante a condução esportiva e oferece conforto para viagens mais longas.
Tecnologia da Ninja ZX-4R 2024
O estilo se une à consistência no design de alta classe e no pacote de qualidade superior da Ninja ZX-4R. Sua aparência agressiva é aprimorada por recursos premium, incluindo uma instrumentação colorida TFT que oferece informações claras, modos de condução integrados que sincronizam o controle de tração e os modos de potência para uma configuração simplificada da máquina, e um câmbio rápido para mudanças de marcha ágeis e sem complicações.
Em sintonia com o status de máquina mais potente da classe de 400cc, o estilo Ninja agressivo da Ninja ZX-4R emana uma aura de poder contido e ação explosiva.
O painel de instrumentos totalmente digital de 4,3” com tecnologia TFT e modos de exibição selecionáveis (Normal, Circuito) apresenta claramente as informações essenciais, seja em trajetos urbanos ou em circuitos. O Modo Circuito destaca a posição da marcha, tempos de volta e rotações por minuto (RPM) com maior ênfase acima de 10.000 RPM.

A tecnologia Bluetooth integrada no painel de instrumentos possibilita a conexão com smartphones por meio do aplicativo “RIDEOLOGY THE APP”, permitindo aos condutores acessar as funcionalidades dos instrumentos pelo smartphone, proporcionando uma experiência de motociclismo aprimorada.
Desde os faróis duplos até a lanterna traseira inspirada na Ninja ZX-10R, toda a iluminação da Ninja ZX-4R é em LED. Com quatro modos de condução integrados (Sport, Road, Rain ou Rider (manual), a seleção do nível de controle de tração e do modo de potência é simplificada para se adequar às condições de pilotagem atuais.
Para ampliar ainda mais o emocionante desempenho do motor da Kawasaki Ninja ZX-4R, o câmbio rápido possibilita mudanças de marcha mais rápidas e suaves sem a necessidade de usar a embreagem, garantindo aceleração constante e desaceleração fácil.
Motor
O motor DOHC de quatro cilindros em linha de 399cc, refrigerado a líquido, da Ninja ZX-4R lidera a classe de 400cc com potência líder e uma faixa de rotação superior a 15.000 rpm. Inspirado na tecnologia de corrida da Ninja ZX-10R, este motor oferece um som emocionante e distintivo, enquanto a entrada de ar Ram Air central e lateral contribui para um desempenho excepcional, garantindo que a Ninja ZX-4R se destaque como um modelo de alto desempenho da Kawasaki.
Quanto aos números, este motor da ZX-4R é capaz de entregar uma potência de 77 cv e até 80 cv com o Ram Air, com um torque máximo de 4 kgf.m. Sua velocidade máxima pode atingir 240 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 em 3,2 segundos!
Consumo da Kawasaki Ninja ZX-4R 2024
No que diz respeito ao consumo, a moto promete ser altamente eficiente. A média estimada é de 20 a 25 km/l, mas isso depende do estilo de pilotagem; quanto mais aceleração, maior o consumo. Além disso, possui um tanque de 15 litros, o que deve garantir uma boa autonomia, mesmo em viagens longas.

Preço da Kawasaki Ninja ZX-4R 2024
Falando sobre o preço desta esportiva, atualmente, o preço público sugerido é de R$ 55.990,00 + o frete, que pode variar de acordo com o estado onde você reside. Em comparação com a ZX-6R, que custa R$ 72.990,00, ou uma Z1000, que custa R$ 75.990,00, a Ninja ZX-4R é a opção de entrada mais acessível.
Ficha Técnica da Kawasaki Ninja ZX-4R 2024
Confira os dados técnicos da moto:
Motor | |
Potência máxima | 77 cv a 14.500 rpm |
Potência máxima com Ram Air | 80 cv a 14.500 rpm |
Torque máximo | 4,0 kgfm a 13.000 rpm |
Tipo de motor | Quatro cilindros em linha, refrigeração líquida, 4 tempos |
Cilindrada | 399 cc |
Diâmetro x curso | 57,0 x 39,1 mm |
Taxa de compressão | 12,3:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 16 válvulas |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica ø34 mm x 4 |
Ignição | Digital |
Partida | Elétrica |
Lubrificação | Lubrificação forçada com cárter úmido |
Transmissão | 6 velocidades, retorno |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, manual |
Sistema de acionamento | Corrente |
Chassi | |
Tipo de quadro | Treliça, aço de alta resistência |
Suspensão, Dianteira | Garfo invertido de ø37 mm (SFF-BP) com ajuste de pré-carga da mola e molas top-out |
Suspensão, Traseira | Amortecedor horizontal Back-link carregado a gás com ajuste de pré-carga da mola |
Curso da roda, Dianteiro | 120 mm |
Curso da roda, Traseiro | 112 mm |
Caster (rake) | 23.5° |
Trail | 97 mm |
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 35° / 35° |
Pneu, Dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu, Traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) |
Freio, Dianteiro | Disco duplo semi-flutuante de ø290 mm |
Pinça, Dianteira | Montagem radial dupla, monobloco, 4 pistões opostos |
Freio, Traseiro | ø220 mm disco |
Pinça, Traseira | Pistão simples |
Dimensões | |
Dimensões (CxLxA) | 1.990 x 765 x 1.110 mm |
Entre eixos | 1.380 mm |
Altura mínima do solo | 135 mm |
Altura do assento | 800 mm |
Peso em ordem de marcha** | 190 kg |
Capacidade do tanque | 15 litros |

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.