Pular para o conteúdo

Fiat Titano Ranch enfrenta Chevrolet S10 High Country, quem vence?

Fiat Titano 2024.

A disputa pelo segmento de picapes médias está cada vez mais acirrada, principalmente agora com a entrada da Fiat neste mercado dominado pela Chevrolet S10. Reunimos as duas caminhonetes para um embate e o resultado final surpreende, dada a discrepância entre os dois modelos.

Desempenho: quem leva a melhor?

Tanto a Chevrolet S10 quanto a Fiat Titano oferecem propulsores turbodiesel com bom desempenho, mas cada uma tem suas particularidades. A S10 se destaca pelo sistema CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), introduzido na linha 2018, que reduziu consideravelmente os níveis de vibração, especialmente em marcha lenta, proporcionando maior conforto ao motorista. Essa é uma vantagem significativa da S10 em relação à Titano.

Ambos os modelos possuem propulsores de quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta. O motor Duramax 2.8 da S10 entrega 207 cv e 52 kgfm de torque, enquanto o 2.2 da Titano, emprestado do furgão Ducato, rende 180 cv e 40,8 kgfm. Esses números são inferiores aos da concorrente Nissan Frontier, que oferece 190 cv e 45,9 kgfm.

A potência disponível na Chevrolet S10 permite que ela movimente seus 2.106 kg sem esforço. Esse desempenho é auxiliado pela nova transmissão automática de oito marchas, a mesma utilizada pela irmã norte-americana Colorado, porém com calibração específica para o mercado brasileiro.

A transmissão da S10 responde bem tanto em subidas quanto em reduções de marcha, transmitindo a sensação de rodar sempre com potência. Em baixas velocidades, como a 60 km/h, a sexta marcha já está engatada, e a 120 km/h na oitava e última marcha, o motor opera em torno de 1.500 rpm, contribuindo para o conforto acústico.

Já na Titano, essa sensação não é percebida. A picape da Fiat demora mais para embalar e apresenta níveis mais altos de vibração em marcha lenta. Além disso, o turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar) é mais evidente. Outro ponto negativo é a transmissão automática de seis marchas, que às vezes é indecisa sobre qual marcha engatar ou faz reduções desnecessárias. O volante assistido hidraulicamente também é mais lento e menos responsivo em comparação ao volante elétrico da S10.

S10 2025
Foto: GM / Guia do Carro

Dirigibilidade: quem se destaca?

Ao dirigir a Fiat Titano e depois entrar na Chevrolet S10, percebe-se uma diferença gritante entre os dois modelos. Ambas apresentam certo nível de salto, mas se comportam de maneiras distintas. A Titano tem saltos laterais e verticais, causando uma sensação de insegurança em altas velocidades, porém transmite uma sensação de robustez.

Esse comportamento não se deve apenas à suspensão, mas também à direção hidráulica da Titano, que fica muito pesada em manobras e exige muitas voltas de batente a batente. Já a S10, com direção elétrica, é leve em manobras e estável em alta velocidade, sem exigir tantas correções quanto o modelo da Fiat.

A Chevrolet S10 é macia e confortável, balançando um pouco mais, porém aguenta velocidades mais altas com tranquilidade. A frente da S10 mergulha em curvas mais acentuadas, enquanto a Titano tende a sair de traseira. Em condições de chuva, a Fiat também apresenta dificuldades de aderência e aciona os controles desesperadamente.

Design: estilos diferentes

Esteticamente, as picapes apresentam diferenças marcantes. A Fiat Titano traz um estilo mais agressivo, com linhas fortes e modernas, além de uma pegada mais verticalizada. Ao lado da Titano, a S10 parece menor.

Já a Chevrolet optou por um estilo norte-americano clássico, com linhas horizontais e cromados em destaque. A frente possui uma grade larga que dá a sensação de crescimento lateral da S10. A traseira é mais verticalizada e aparenta ser mais baixa que a da rival.

A personalidade da Chevrolet S10 se destaca, com um design que reflete o DNA da marca. Já a Fiat Titano tem um estilo que remete à Peugeot, não escondendo as linhas da marca francesa tanto por fora quanto por dentro.

Fiat Titano.
Fiat Titano.

Interior: refinamento faz diferença

O interior das picapes é outro ponto de destaque e onde a diferença nos preços fica evidente. A cabine da Titano é bem construída, com plásticos de boa qualidade e texturas interessantes. No entanto, ela possui componentes genéricos chineses, como as hastes de seta e a manopla de câmbio.

O painel da Titano não apresenta nenhum material macio ao toque, enquanto as portas possuem apenas uma porção de couro. O painel de instrumentos analógico possui gráficos ruins na tela central, e a central multimídia é considerada a pior do segmento, com gráficos difíceis de usar e tela horizontal demais.

Já a Chevrolet S10 conta com uma tela de alta definição, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio – enquanto a Titano só oferece conexão por cabo. A central da S10 ficou um pouco mais difícil de usar em comparação ao modelo anterior. O painel de instrumentos digital é bom, mas simples demais para uma caminhonete e idêntico ao da Spin, o que não valoriza o produto.

O acabamento da S10 melhorou em relação aos modelos anteriores, com uso de botões emborrachados no painel, faixa larga de couro e materiais de melhor qualidade. No entanto, ao olhar para as portas, tem-se a sensação de que o estilo é datado. A mudança na textura do friso superior contrasta com o estilo moderno do restante do interior.

Espaço e capacidade de carga

As picapes médias cresceram significativamente ao longo das décadas. Antigamente, a Chevrolet S10 media 5,16 m de comprimento, enquanto a Ford Ranger do mesmo ano oferecia 5,12 m. Atualmente, a S10 tem 5,40 m de para-choque a para-choque, enquanto a Titano mede 5,33 m.

Esse aumento nas dimensões resulta em uma melhor habitabilidade para até cinco ocupantes. A largura da carroceria da Titano, de 1,96 m, contribui para que motorista e passageiro não fiquem esbarrando um no outro ao abrir as portas. No entanto, tanto o assento da S10 quanto o da Titano poderiam ser maiores para melhorar a ergonomia.

Quem viaja no banco traseiro encontra mais espaço para as pernas na Titano, devido ao maior entre-eixos de 3,18 m, contra os 3,09 m da S10. A Titano também oferece um ângulo de inclinação do encosto traseiro melhor do que a S10 e possui saídas de ar dedicadas.

Em relação à capacidade de carga, as picapes são avaliadas principalmente pela sua capacidade volumétrica e de peso. A Fiat Titano pode ter um visual mais robusto, mas carrega até 1.020 kg e oferece uma capacidade volumétrica de 1.220 litros. Já a Chevrolet S10 transporta até 1.044 kg e acomoda 1.061 litros, ficando abaixo da concorrente em termos de litragem.

Os compartimentos de carga das duas picapes possuem ganchos para fixação, protetor de caçamba e capota marítima. No entanto, a tampa da caçamba da Titano é rústica e pesada, dificultando seu manuseio com apenas uma mão. Já a S10 High Country facilita essa operação, exigindo menos esforço.

Chevrolet S10 2025.
Nova dianteira do Chevrolet S10 2025.

Preços e itens de série

Ambas as caminhonetes são versões topo de linha e oferecem uma lista extensa de itens de série. A Chevrolet S10 High Country parte de R$ 307.990, enquanto a Fiat Titano Ranch tem preço inicial de R$ 259.990, resultando em uma diferença considerável de quase R$ 50.000.

A S10 High Country conta com faróis de LED, banco do motorista ajustável eletricamente, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, e direção assistida eletricamente. Em termos de segurança, oferece seis airbags, alertas de tráfego cruzado traseiro, ponto cego, colisão frontal e mudança involuntária de faixa. Além disso, possui frenagem de emergência, assistente de farol alto e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

A Fiat Titano Ranch também oferece seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, mas não possui os mesmos assistentes à condução da S10. Porém, conta com um sistema de câmeras de 360º que facilita as manobras ao estacionar. Assim como a S10, também possui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Apesar da diferença considerável no preço, é impossível dar a vitória à Fiat Titano Ranch nesse comparativo. Ela seria uma ótima concorrente para a Chevrolet S10 High Country de 2012, mas não para o modelo atual. A Titano apresenta falta de refinamento na dirigibilidade, menos equipamentos e é nitidamente uma caminhonete mais antiga.

O desafio da Fiat Titano e, indiretamente, da Chevrolet S10 é a Ford Ranger, que elevou o patamar do segmento. Sem a concorrência da rival, a GM teria facilmente a melhor picape média do Brasil. Mas ainda falta um pouco para a S10 alcançar o nível da Ranger, e a Titano está longe de se equiparar à S10.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *