Após 10 anos de presença no mercado, o Fiat Punto ganhou destaque nos últimos quatro anos no Brasil. A reestilização de 2012, apresentada como linha 2013, trouxe mudanças visuais importantes que mantiveram o design atraente até hoje. Os faróis dianteiros ficaram menos pontiagudos e o para-choque adotou o característico bigodinho cromado do Fiat 500. Além disso, a grade frontal passou a abrigar as luzes de seta e os faróis de neblina.
Na traseira, o para-choque seguiu o mesmo padrão estético da frente, com partes plásticas e luzes de ré e neblina na porção inferior. As lanternas com LEDs se tornaram um destaque, sendo disponibilizadas em todas as versões.
A grande evolução do Punto reestilizado, no entanto, veio no interior. O painel pouco inspirado e com acabamento de baixa qualidade foi substituído por um conjunto mais sofisticado, com elementos arredondados, apliques cromados e iluminação indireta por LEDs. A cor da porção central do painel pode ser acolchoada e varia de acordo com as versões.
Entre 2013 e 2016, o Punto contou com seis configurações diferentes: Attractive 1.4, Essence 1.6, Essence 1.6 Dualogic, Sporting 1.8, Sporting 1.8 Dualogic e T-Jet 1.4 turbo. Todas as versões já vinham equipadas de série com ajustes de profundidade e altura do volante, direção hidráulica, sinalizador de frenagem de emergência, freios ABS e airbags frontais, mesmo antes da obrigatoriedade desses itens.
As opções de personalização também eram variadas, com sensor de estacionamento, ar-condicionado digital, airbags laterais, retrovisores elétricos e diversas opções de cores disponíveis como opcionais, dependendo da versão escolhida.
Os motores oferecidos eram o 1.4 8V de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm de torque (com etanol/gasolina) na versão Attractive, e o 1.6 16V de 117/115 cv e 16,8/16,2 kgfm de torque nos modelos Essence. Já as versões Sporting e Blackmotion contavam com o motor 1.8 16V de 132/130 cv e 18,9/18,4 kgfm de torque. O Punto T-Jet era a opção turbinada, com motor 1.4 turbo.
Uma das grandes novidades do Punto reestilizado foi a segunda geração do câmbio automatizado Dualogic. Essa transmissão prometia reduzir os trancos durante as trocas de marcha e oferecia a função creeping, que permite ao carro se mover lentamente ao soltar o freio com o câmbio engatado em D ou R.
Apesar de não ser conhecido por seu espaço interno generoso, o Punto oferecia conforto para uma família de até quatro pessoas. O porta-malas, no entanto, era um ponto negativo, com capacidade de apenas 275 litros, menor que o do Palio.
Durante sua trajetória no mercado brasileiro, o Punto ganhou duas séries especiais importantes: a Blackmotion, lançada em 2013 como linha 2014, e a Itália, lançada em 2014 baseada na versão Attractive. As séries especiais ofereciam visual diferenciado e mais equipamentos em relação às versões de base, tornando-se ótimas opções no mercado de usados.
No entanto, alguns problemas crônicos foram relatados pelos proprietários do Punto reestilizado. As lanternas traseiras apresentaram infiltração e acúmulo de água, afetando o desempenho dos LEDs dedicados à luz de posição. Em 2013, o Procon notificou a Fiat sobre esse problema, mas nenhum recall foi realizado.
Outro recall ocorreu em 2014 para os modelos Essence, Essence Dualogic e T-Jet, devido a um possível desgaste prematuro da transmissão. A solução foi a troca do óleo do câmbio.
Além disso, mesmo nas versões mais atualizadas com câmbio Dualogic, alguns proprietários relataram falhas no engate das marchas e involuntária mudança para a posição N (Neutro). Essa transmissão automatizada demandava prática para ser utilizada sem trancos, o que não agradava todos os consumidores acostumados com automáticos convencionais.
Após aproximadamente 285 mil unidades vendidas desde 2007, o Punto se despediu do mercado brasileiro com a chegada do Argo. No entanto, o legado do Punto continua vivo, com seus proprietários destacando aspectos positivos como o prazer de dirigir, conforto, design interno e baixo consumo de combustível. Por outro lado, problemas como barulhos internos e assistência técnica insatisfatória foram apontados como pontos negativos.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.