A Chevrolet Montana LT com câmbio manual se posiciona como uma opção prática e acessível no segmento das picapes intermediárias. Após um período de quase dois anos fora do mercado, a Montana fez seu retorno às concessionárias brasileiras da Chevrolet em fevereiro do ano passado, trazendo uma série de atualizações significativas. Com um redesign completo e aprimoramentos em tamanho e equipamentos, a nova Montana busca competir no cenário das picapes intermediárias, enfrentando rivais como a Fiat Toro, a Renault Oroch e a Ford Maverick.
Desenvolvimento e Preços
Lançada inicialmente em 2003 como uma picape compacta, a Montana evoluiu para um modelo intermediário, ampliando seu porte e recursos. A nova geração da Montana, derivada da plataforma do SUV Tracker, agora possui uma configuração de cabine dupla com quatro portas, direcionando sua proposta para uma faixa de mercado onde disputa diretamente com concorrentes estabelecidos.
A configuração LT 1.2 turbo manual da Montana, voltada para um uso mais voltado ao trabalho, tem um preço inicial de R$ 135.450. Para opções de cores metálicas diferentes do padrão Vermelho Chili, o custo sobe R$ 2.000. A cor sólida Branco Summit custa um adicional de R$ 1.000. A Montana LT é uma das versões intermediárias da linha, posicionada acima da versão MT, que começa em R$ 128.990 e é voltada principalmente para frotistas.
Dimensões e Design
A Chevrolet Montana tem 4,72 metros de comprimento, o que a coloca entre as picapes compactas como a Fiat Strada e as maiores como a Toro. A picape possui 1,80 metro de largura, 1,66 metro de altura e um entre-eixos de 2,80 metros. A plataforma Global Emerging Markets (GEM) permitiu um aumento de 45 centímetros no comprimento e 23 centímetros no entre-eixos em relação ao Tracker, conferindo mais espaço e robustez ao modelo.
O design frontal da Montana é marcado por conjuntos ópticos bipartidos halógenos com luzes diurnas em LED, enquanto as versões Premier e RS oferecem faróis de LED. A grade frontal é ampla e bipartida, decorada com a tradicional logomarca da Chevrolet. A lateral da picape exibe características típicas de utilitários, incluindo um rack de teto e uma linha de cintura elevada. Na traseira, uma barra em preto brilhante conecta as lanternas trapezoidais, que se estendem até a lateral da caçamba. O compartimento de carga oferece uma capacidade de 874 litros e conta com oito ganchos de amarração e iluminação lateral dupla.
Motorização e Desempenho
A Chevrolet Montana LT é equipada com um motor 1.2 turbo flex, que produz até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque com etanol. Este motor é acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas, proporcionando uma experiência de condução direta e engates precisos. A motorização turbo entrega um desempenho linear, com 90% do torque disponível entre 1.500 e 5.000 rpm, facilitando acelerações e retomadas ágeis.
A picape oferece um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência, com um consumo médio de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, conforme medido pelo Inmetro. O sistema de suspensão, herdado do Tracker, utiliza um eixo de torção na traseira e um sistema independente MacPherson na frente. Esta configuração promove um conforto adequado e estabilidade durante a condução, apesar da tendência das picapes de se movimentarem mais em trechos sinuosos, especialmente com a caçamba vazia.
Equipamentos e Recursos
A versão LT da Montana acrescenta vários recursos em comparação com a versão MT. A Montana LT inclui ar-condicionado, volante multifuncional, quatro alto-falantes, retrovisores com ajuste elétrico, assistente de partida em aclive, seis airbags, alerta de ponto cego e uma central multimídia de 8 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, a LT vem equipada com capota marítima, protetor de plástico para a caçamba, rack de teto, rodas de aro 17 polegadas com calotas em dois tons, câmera de ré e retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. No interior, há também duas entradas USB adicionais para os ocupantes da parte traseira.
Experiência ao Dirigir
A Montana LT proporciona uma experiência de condução que combina elementos de picape e SUV. O motor turbo oferece uma entrega de potência constante, e o câmbio manual de 6 marchas é bem escalonado, facilitando a condução em diferentes situações. A vibração e o ruído do motor são menos pronunciados em comparação com modelos mais antigos de três cilindros, mas a versão LT ainda apresenta um certo nível de ruído devido ao isolamento acústico reduzido.
A suspensão da Montana é um ponto forte, proporcionando conforto e estabilidade. O sistema de duplo batente para a suspensão ajuda a ajustar a estabilidade com base na carga da caçamba, melhorando o comportamento da picape em pisos irregulares. A direção elétrica é bem ajustada, oferecendo uma condução agradável tanto em baixa quanto em alta velocidade.
Embora a Montana LT não conte com sensores de estacionamento, a câmera de ré com linhas de orientação auxilia no processo de estacionamento. A falta de recursos como sensores pode ser notada, mas a picape compensa com uma direção bem calibrada e um bom sistema de suspensão.
Ficha Técnica
- Motor: 1.2 turbo flex, três cilindros, 12V, 1.199 cm³, injeção multiponto, duplo comando no cabeçote
- Transmissão: Manual, 6 marchas
- Tração: Dianteira
- Potência: 133 cv (etanol) / 132 cv (gasolina) a 5.500 rpm
- Torque: 21,4 kgfm (etanol) / 19,4 kgfm (gasolina) a 2.000 rpm
- Direção: Elétrica
- Combustível: Gasolina e/ou etanol
- Suspensão: Dianteira tipo MacPherson com barra estabilizadora helicoidal, traseira eixo de torção semi-independente
- Rodas: Aro 17 polegadas com calotas esportivas em dois tons
- Pneus: Michelin Primacy 215/55 R17
- Dimensões: 4,72 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,66 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos
- Peso: 1.282 kg
- Caçamba: 874 litros
- Tanque de combustível: 44 litros
- Preço: R$ 135.450 (com pintura metálica Cinza Rush aumentando o custo em R$ 2.000)
A Chevrolet Montana LT com câmbio manual se destaca como uma opção robusta e funcional no mercado de picapes intermediárias. Com um preço competitivo e uma lista de recursos bem equilibrada, ela oferece uma solução prática para aqueles que precisam de um veículo de trabalho eficiente, sem abrir mão de alguns elementos de conforto e tecnologia.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.