Pular para o conteúdo

VW Gol 2024: Preço, Motor, Consumo e Ficha Técnica!

O VW Gol é um ícone da Volkswagen que deixou sua marca em diversas gerações, tornando-se um dos carros mais vendidos no Brasil desde seu lançamento em 1980. Concebido como um veículo popular e acessível, o Gol destacou-se pela combinação de desempenho e qualidade. Seu design contemporâneo e equipamentos inovadores à época conquistaram admiradores, estabelecendo-o como símbolo no cenário automotivo brasileiro.

Sobre o VW Gol

Gol Last Edition. História do VW Gol.
Gol Last Edition.

A estética do VW Gol sempre foi uma característica distintiva, com suas linhas arredondadas e modernas, diferenciando-o de outros modelos populares da época. Faróis grandes, para-choques envolventes e uma grade frontal arrojada conferiam ao carro uma presença robusta e confiante. Ao longo dos anos, o Gol passou por transformações no design, mantendo-se sempre atual e moderno.

Os equipamentos do VW Gol eram notáveis, incluindo itens de série raros em carros populares, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas. O modelo também oferecia opcionais interessantes, como teto solar, bancos de couro e sistema de som de alta qualidade.

História do VW Gol

A história do VW Gol no Brasil teve início em 1980, substituindo o VW Fusca, e rapidamente se tornou um sucesso de vendas, passando por evoluções em design, tecnologia e desempenho. Exportado para outros países, o Gol consolidou-se como um fenômeno de vendas em diversos mercados.

Contudo, em 2022, a Volkswagen anunciou o fim da produção do VW Gol no Brasil, visando concentrar-se em modelos mais modernos e de maior apelo no mercado. A decisão, embora difícil, refletiu a importância do Gol na história da empresa e do mercado automotivo brasileiro. Não há previsão de retorno à produção do Gol no Brasil, mas a Volkswagen tem investido em novos modelos, como o VW Polo, visto como o sucessor do Gol.

A despedida do VW Gol ocorreu com o lançamento do VW Gol Last Edition, uma série especial limitada a 1.200 unidades, apresentando novidades em relação ao modelo convencional. Com base na versão Comfortline, o Gol Last Edition destacava-se pelo motor 1.0 de três cilindros, sistema Start-Stop para economia de combustível e detalhes exclusivos no design.

Ao longo de mais de 40 anos, o Gol passou por diversas versões, cada uma representando uma evolução em design, tecnologia e desempenho. Além das versões convencionais, o Gol teve edições especiais, como Gol Rallye, Gol Copa e Gol Rock in Rio.

Gol G1.
Gol G1.

Gerações do VW Gol

Ao longo de mais de quatro décadas de produção, o Volkswagen Gol passou por uma série de transformações e avanços, apresentando diferentes versões e modelos no mercado. Abaixo, discutirei brevemente as principais iterações do VW Gol:

  • Gol G1 (1980-1994) – Inaugurando a saga do Gol no Brasil, o G1 se destacou como o pioneiro, exibindo um design simples e robusto, acompanhado de motorização 1.3 ou 1.6. Essa primeira geração ficou conhecida como “quadrada” devido às suas linhas retas e angulares.
  • Gol G2 (1994-1999) – A segunda geração do Gol trouxe um design mais arredondado, mantendo a essência do modelo anterior. Além disso, foram introduzidos novos motores, incluindo o motor 1.0 de 16 válvulas.
  • Gol G3 (1999-2005) – Destacando-se como uma das versões mais populares na história do carro no Brasil, a terceira geração do Gol apresentou um design mais moderno e esportivo, além de motores mais potentes e econômicos.
  • Gol G4 (2005-2008) – A quarta geração trouxe mudanças significativas em relação ao modelo anterior, como um visual mais aerodinâmico e agressivo, maior espaço interno e um pacote de segurança mais abrangente.
  • Gol G5 (2008-2012) – A quinta geração foi marcada pelo lançamento do motor 1.6 VHT, proporcionando maior potência e eficiência energética. O modelo também incorporou alterações no design, apresentando linhas mais suaves e elegantes.
  • Gol G6 (2012-2016) – A sexta geração introduziu ajustes visuais em comparação com o modelo anterior, como faróis mais estreitos e aerodinâmicos, além de um interior mais sofisticado e tecnológico.
  • Gol G7 (2016-2018) – Lançada em 2016, a sétima geração do Gol apresentou um design mais moderno e refinado, destacando-se pela nova grade frontal e pelas lanternas traseiras em LED. O modelo recebeu melhorias mecânicas, incluindo a introdução do motor 1.0 TSI, oferecendo mais potência e eficiência.
  • Gol G8 (2016-2023) – A oitava geração do hatch compacto da Volkswagen, conhecida como VW Gol G8, trouxe um design renovado e contemporâneo, incorporando novas tecnologias como a central multimídia de 10 polegadas e o painel digital. Disponível em versões com motorizações 1.0 e 1.6, oferece opções de câmbio manual ou automático.

Consumo do VW Gol 2024

O consumo do VW Gol varia de acordo com a versão. Segundo o Inmetro, a versão 1.0 com câmbio manual é a mais econômica, alcançando médias de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, e 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Já a versão 1.6 com câmbio automático apresenta médias de 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina.

VW Polo 2024.
VW Gol Last Edition foi o último modelo lançado.

Preço do VW Gol em 2024

Se tratando do seu preço, varia muito com a geração do carro que você estiver olhando, pode ir de R$ 20 a 100 mil reais, interessante que você puxe a Fipe do modelo e ano que você está interessado atualmente.

VW Gol pode voltar?

A galera vive se perguntando se o VW Gol pode voltar, embora existam vários rumores, infelizmente são apenas rumores mesmo. A VW falou que o Polo é o seu substituto aqui no Brasil, mas nada impede que o Gol seja relançado, mas apenas seu nome em outro veículo ou quem sabe algum ressurgimento futuro de um Gol moderno ou eletrificado.

Gol G3.
Gol G3.

Ficha Técnica do VW Gol 2024

Veja os dados técnicos do último VW Gol produzido, que foi a versão Last Edition:

Motorização

Motor1.0 Flex
AspiraçãoNatural
AlimentaçãoInjeção multiponto
Comando de válvulasDuplo no cabeçote
InstalaçãoDianteira
DisposiçãoTransversal
Cilindros3 em linha
Válvulas por cilindro4 Válvulas
Cilindrada1.496 cm³
Razão de compressão11,5:1
Diâmetro x curso74,5 mm x 76,4 mm
Potência máxima com gasolina77 cv a 6.450 rpm
Potência máxima com etanol (álcool)84 cv a 6.450 rpm
Torque máximo com gasolina9,7 kgf.m a 3.000 rpm
Torque máximo com etanol (álcool)10,4 kgf.m a 3.000 rpm

Transmissão

TraçãoDianteira
CâmbioManual de 5 marchas
Código do câmbioMQ200
AcoplamentoEmbreagem monodisco a seco

Suspensão e freios

Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Elemento elástico dianteiroMola helicoidal
Suspensão traseiraEixo de torção
Elemento elástico traseiroMola helicoidal
Freio dianteiroA disco
Freio traseiroTambor

Pneus e Direção

Pneus dianteiros175/55 R14 de 14 Polegadas
Pneus traseiros175/55 R14 de 14 Polegadas
Altura de flanco123 mm
AssistênciaHidráulica
Diâmetro de giro10,6 metros

Dimensões

Comprimento (mm)3.892 mm
Largura (mm)1.656 mm
Altura (mm)1.475 mm
Entre eixos (mm)2.467 mm
Bitola dianteira (mm)1.423 mm
Bitola traseira (mm)1.411 mm
Porta-malas (L)263 Litros
Peso (KG)1.009 kg
Vão livre do solo (mm)163 mm
Reboque sem freio200 Kg
Reboque com freio200 kG
5/5 - (1 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *