O VW Gol é um ícone da Volkswagen que deixou sua marca em diversas gerações, tornando-se um dos carros mais vendidos no Brasil desde seu lançamento em 1980. Concebido como um veículo popular e acessível, o Gol destacou-se pela combinação de desempenho e qualidade. Seu design contemporâneo e equipamentos inovadores à época conquistaram admiradores, estabelecendo-o como símbolo no cenário automotivo brasileiro.
Sobre o VW Gol
A estética do VW Gol sempre foi uma característica distintiva, com suas linhas arredondadas e modernas, diferenciando-o de outros modelos populares da época. Faróis grandes, para-choques envolventes e uma grade frontal arrojada conferiam ao carro uma presença robusta e confiante. Ao longo dos anos, o Gol passou por transformações no design, mantendo-se sempre atual e moderno.
Os equipamentos do VW Gol eram notáveis, incluindo itens de série raros em carros populares, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas. O modelo também oferecia opcionais interessantes, como teto solar, bancos de couro e sistema de som de alta qualidade.
História do VW Gol
A história do VW Gol no Brasil teve início em 1980, substituindo o VW Fusca, e rapidamente se tornou um sucesso de vendas, passando por evoluções em design, tecnologia e desempenho. Exportado para outros países, o Gol consolidou-se como um fenômeno de vendas em diversos mercados.
Contudo, em 2022, a Volkswagen anunciou o fim da produção do VW Gol no Brasil, visando concentrar-se em modelos mais modernos e de maior apelo no mercado. A decisão, embora difícil, refletiu a importância do Gol na história da empresa e do mercado automotivo brasileiro. Não há previsão de retorno à produção do Gol no Brasil, mas a Volkswagen tem investido em novos modelos, como o VW Polo, visto como o sucessor do Gol.
A despedida do VW Gol ocorreu com o lançamento do VW Gol Last Edition, uma série especial limitada a 1.200 unidades, apresentando novidades em relação ao modelo convencional. Com base na versão Comfortline, o Gol Last Edition destacava-se pelo motor 1.0 de três cilindros, sistema Start-Stop para economia de combustível e detalhes exclusivos no design.
Ao longo de mais de 40 anos, o Gol passou por diversas versões, cada uma representando uma evolução em design, tecnologia e desempenho. Além das versões convencionais, o Gol teve edições especiais, como Gol Rallye, Gol Copa e Gol Rock in Rio.
Gerações do VW Gol
Ao longo de mais de quatro décadas de produção, o Volkswagen Gol passou por uma série de transformações e avanços, apresentando diferentes versões e modelos no mercado. Abaixo, discutirei brevemente as principais iterações do VW Gol:
- Gol G1 (1980-1994) – Inaugurando a saga do Gol no Brasil, o G1 se destacou como o pioneiro, exibindo um design simples e robusto, acompanhado de motorização 1.3 ou 1.6. Essa primeira geração ficou conhecida como “quadrada” devido às suas linhas retas e angulares.
- Gol G2 (1994-1999) – A segunda geração do Gol trouxe um design mais arredondado, mantendo a essência do modelo anterior. Além disso, foram introduzidos novos motores, incluindo o motor 1.0 de 16 válvulas.
- Gol G3 (1999-2005) – Destacando-se como uma das versões mais populares na história do carro no Brasil, a terceira geração do Gol apresentou um design mais moderno e esportivo, além de motores mais potentes e econômicos.
- Gol G4 (2005-2008) – A quarta geração trouxe mudanças significativas em relação ao modelo anterior, como um visual mais aerodinâmico e agressivo, maior espaço interno e um pacote de segurança mais abrangente.
- Gol G5 (2008-2012) – A quinta geração foi marcada pelo lançamento do motor 1.6 VHT, proporcionando maior potência e eficiência energética. O modelo também incorporou alterações no design, apresentando linhas mais suaves e elegantes.
- Gol G6 (2012-2016) – A sexta geração introduziu ajustes visuais em comparação com o modelo anterior, como faróis mais estreitos e aerodinâmicos, além de um interior mais sofisticado e tecnológico.
- Gol G7 (2016-2018) – Lançada em 2016, a sétima geração do Gol apresentou um design mais moderno e refinado, destacando-se pela nova grade frontal e pelas lanternas traseiras em LED. O modelo recebeu melhorias mecânicas, incluindo a introdução do motor 1.0 TSI, oferecendo mais potência e eficiência.
- Gol G8 (2016-2023) – A oitava geração do hatch compacto da Volkswagen, conhecida como VW Gol G8, trouxe um design renovado e contemporâneo, incorporando novas tecnologias como a central multimídia de 10 polegadas e o painel digital. Disponível em versões com motorizações 1.0 e 1.6, oferece opções de câmbio manual ou automático.
Consumo do VW Gol 2024
O consumo do VW Gol varia de acordo com a versão. Segundo o Inmetro, a versão 1.0 com câmbio manual é a mais econômica, alcançando médias de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, e 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Já a versão 1.6 com câmbio automático apresenta médias de 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina.
Preço do VW Gol em 2024
Se tratando do seu preço, varia muito com a geração do carro que você estiver olhando, pode ir de R$ 20 a 100 mil reais, interessante que você puxe a Fipe do modelo e ano que você está interessado atualmente.
VW Gol pode voltar?
A galera vive se perguntando se o VW Gol pode voltar, embora existam vários rumores, infelizmente são apenas rumores mesmo. A VW falou que o Polo é o seu substituto aqui no Brasil, mas nada impede que o Gol seja relançado, mas apenas seu nome em outro veículo ou quem sabe algum ressurgimento futuro de um Gol moderno ou eletrificado.
Ficha Técnica do VW Gol 2024
Veja os dados técnicos do último VW Gol produzido, que foi a versão Last Edition:
Motorização
Motor | 1.0 Flex |
Aspiração | Natural |
Alimentação | Injeção multiponto |
Comando de válvulas | Duplo no cabeçote |
Instalação | Dianteira |
Disposição | Transversal |
Cilindros | 3 em linha |
Válvulas por cilindro | 4 Válvulas |
Cilindrada | 1.496 cm³ |
Razão de compressão | 11,5:1 |
Diâmetro x curso | 74,5 mm x 76,4 mm |
Potência máxima com gasolina | 77 cv a 6.450 rpm |
Potência máxima com etanol (álcool) | 84 cv a 6.450 rpm |
Torque máximo com gasolina | 9,7 kgf.m a 3.000 rpm |
Torque máximo com etanol (álcool) | 10,4 kgf.m a 3.000 rpm |
Transmissão
Tração | Dianteira |
Câmbio | Manual de 5 marchas |
Código do câmbio | MQ200 |
Acoplamento | Embreagem monodisco a seco |
Suspensão e freios
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Elemento elástico dianteiro | Mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Elemento elástico traseiro | Mola helicoidal |
Freio dianteiro | A disco |
Freio traseiro | Tambor |
Pneus e Direção
Pneus dianteiros | 175/55 R14 de 14 Polegadas |
Pneus traseiros | 175/55 R14 de 14 Polegadas |
Altura de flanco | 123 mm |
Assistência | Hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,6 metros |
Dimensões
Comprimento (mm) | 3.892 mm |
Largura (mm) | 1.656 mm |
Altura (mm) | 1.475 mm |
Entre eixos (mm) | 2.467 mm |
Bitola dianteira (mm) | 1.423 mm |
Bitola traseira (mm) | 1.411 mm |
Porta-malas (L) | 263 Litros |
Peso (KG) | 1.009 kg |
Vão livre do solo (mm) | 163 mm |
Reboque sem freio | 200 Kg |
Reboque com freio | 200 kG |
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.