A Citroën está expandindo as opções do seu crossover C3 Aircross na Índia ao lançar versões equipadas com transmissão automática. Anteriormente disponível apenas com câmbio manual, o veículo agora pode ser adquirido em três diferentes opções de acabamento, todas com a caixa de 6 marchas automática fornecida pela Aisin. O motor utilizado é o mesmo 1.2 turbo a gasolina de 110 cv, porém com uma melhoria no torque, que agora alcança 20,9 kgfm.
Desenvolvido em grande parte na Índia, onde o C3 Aircross tem seu principal mercado, o veículo conta com uma lista de equipamentos bastante completa. Entre os recursos oferecidos estão teto solar, bancos ventilados, ar-condicionado automático, carregamento sem fio para celulares, 6 airbags, assistente de partida em rampas, tela sensível ao toque de 10,2 polegadas com suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de um painel de instrumentos digital.

O C3 Aircross é baseado na plataforma do C3 hatchback e possui dimensões maiores que seu irmão. Com 4,32 metros de comprimento (aproximadamente 34 centímetros a mais), 1,80 metro de largura e 2,67 metros de entre-eixos (aumento de 13 cm), o veículo se destaca ainda pela altura livre do solo de 200 milímetros, o que garante facilidade no dia-a-dia mesmo em pisos com obstáculos.
No mercado indiano, o C3 Aircross enfrenta a concorrência direta de modelos como Hyundai Creta, Kia Seltos, MG Astor, Suzuki Grand Vitara e outros. Os preços da versão automática começam em 1,2 milhão de rúpias, o equivalente a aproximadamente R$ 77.000 na conversão direta para a moeda brasileira.
C3 Aicross no Brasil
No Brasil, o C3 Aircross mantém basicamente o mesmo visual e pacote de equipamentos da versão indiana. A diferença fica por conta da motorização, que aqui é composta pelo propulsor 1.0 turbo amplamente utilizado dentro do grupo Stellantis, com potência de 125/130 cv e torque de 20,4 kgfm. O câmbio utilizado é do tipo CVT com simulação de 7 marchas.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.