A Toyota está se preparando para entrar no segmento das picapes intermediárias, concorrendo com modelos como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, a montadora japonesa está negociando a produção da nova caminhonete em seu complexo industrial em São Paulo, após o lançamento do Yaris Cross em 2024.
De acordo com o sindicato, a picape anti-Toro da Toyota virá equipada com um motor híbrido, seguindo a estratégia da empresa de eletrificar todos os seus novos lançamentos. Essa seria uma forma de diferenciá-la dos concorrentes, já que ainda não há uma opção híbrida disponível no mercado brasileiro. A Stellantis também prometeu eletrificar seus veículos, mas ainda não se sabe como e com qual tecnologia.

No entanto, a picape da Toyota só deve chegar ao mercado após 2027, devido ao tempo necessário para preparar a linha de produção. Atualmente, a montadora está no meio de um ciclo de investimento que inclui o lançamento do Yaris Cross e a reestilização do Corolla Cross. Portanto, um novo investimento só seria anunciado após a estreia do SUV compacto. A Toyota afirma que não comenta planos futuros, mas reafirma seu compromisso de investir no Brasil.
O sindicato destaca que Sorocaba é a escolha natural para a produção da nova picape, pois já recebeu todas as melhorias necessárias para fabricar os modelos mais recentes da marca. O complexo industrial também poderia produzir a Hilux, caso fosse necessário, uma vez que a picape é atualmente fabricada na Argentina e utiliza uma plataforma diferente dos modelos Yaris e Corolla Cross feitos em São Paulo. Essa notícia não é favorável para Indaiatuba (SP), onde a Toyota possui outra fábrica que produz apenas o Corolla sedan.
Segundo informações do site Automotive News, a picape intermediária da Toyota será baseada na próxima geração do Corolla, utilizando a plataforma TNGA-C. Será um projeto global e está prevista para ser lançada em 2027 ou posteriormente. A identidade visual será semelhante à do Corolla, mas a estrutura da picape será diferente. Além disso, contará com uma nova geração do sistema híbrido da Toyota.

No Salão de Tóquio do ano passado, a Toyota apresentou o conceito EPU, que antecipava uma possível picape intermediária monobloco. Na ocasião, a montadora destacou que o veículo seria destinado a quem procura a utilidade de uma picape, mas em um tamanho menor e sem características off-road dos modelos maiores. No entanto, não havia confirmação sobre sua produção. Executivos da empresa revelaram que estavam lutando para obter aprovação do projeto.
Se for lançada somente em 2027, a Toyota pode enfrentar dificuldades para competir nesse segmento de mercado. Atualmente, a categoria das picapes intermediárias é pouco disputada, com a Fiat Toro dominando as vendas, apesar de sua idade avançada. A Renault Oroch ainda não conquistou um grande número de clientes e a Chevrolet Montana está tentando aumentar sua participação. Recentemente, a Stellantis apostou em um segundo modelo nessa categoria, a Ram Rampage, como uma opção mais premium. Além disso, a Volkswagen também está prestes a lançar a aguardada Tarok, que será produzida em São José dos Pinhais (PR). A própria Fiat Toro também pode receber atualizações antes da chegada da picape baseada no Corolla ao mercado brasileiro.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.