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Quanto a BYD lucrou por carro vendido em 2023?

Em uma estratégia ousada e definidora de tendências, a BYD, gigante chinesa da indústria automobilística, tem priorizado a conquista de uma participação de mercado mais ampla em detrimento da lucratividade por veículo vendido. Este movimento ressalta a visão de longo prazo da empresa no competitivo setor de veículos elétricos e híbridos plug-in.

Segundo análises recentes realizadas pela Late Finance, a BYD registra um lucro médio aproximado de R$6.200 (9.000 yuans) por carro vendido, um valor significativamente inferior aos R$41.000 por veículo reportados pela Tesla no mesmo período. Esta discrepância aponta para uma estratégia focada na expansão da base de clientes da BYD, mesmo que isso implique em menores margens de lucro por unidade vendida.

A abordagem adotada pela BYD é reflexo de uma prática comum entre empresas chinesas, que buscam dominar o mercado através de preços altamente competitivos. Essa estratégia tem sido observada em diversos setores na China, desde serviços de compartilhamento de bicicletas até aplicativos de transporte, onde a concorrência acirrada motiva grandes descontos e promoções para atrair consumidores.

Quanto a BYD lucrou por carro vendido?
Quanto a BYD lucrou por carro vendido?

No cenário automobilístico chinês, essa tendência se manifesta claramente. Com um histórico de superprodução e uma taxa de utilização das fábricas abaixo do ideal (59%, segundo dados da JustAuto), as montadoras têm se esforçado para estimular as vendas através da redução dos preços dos veículos. Neste contexto, a BYD emerge como líder no segmento de Veículos de Nova Energia (NEVs), com impressionantes 2.706.075 unidades vendidas na China em 2023, um volume substancialmente superior ao da Tesla, que registrou 603.664 vendas.

Apesar do lucro médio por carro ser relativamente baixo em 2023, a BYD vem demonstrando um crescimento sustentável em sua lucratividade nos últimos anos. Com reservas de caixa que aumentaram oito vezes desde o final de 2019 e um lucro líquido que saiu do vermelho antes de 2021, a companhia parece estar construindo uma base sólida para seu futuro.

Desde o início de 2024, a BYD tem intensificado sua política agressiva de preços, posicionando seus veículos elétricos a valores mais acessíveis que os modelos convencionais a combustão, especialmente no mercado chinês. Essa mudança estratégica não apenas reforça seu domínio no mercado interno como também amplia sua influência globalmente, desafiando montadoras tradicionais e pavimentando seu caminho no emergente segmento da mobilidade elétrica.

A decisão da BYD de enfatizar o aumento da participação no mercado ao invés da maximização do lucro por carro vendido tem se provado acertada até agora. Comandando o cenário chinês dos elétricos e híbridos plug-in, a empresa solidifica sua posição como uma força global relevante, evidenciando o potencial transformador das estratégias voltadas para a expansão do mercado na era da mobilidade sustentável.

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