A Fiat anunciou o retorno da versão Drive 1.0 T200 do Pulse, uma das opções mais acessíveis do modelo com motor turbo. Esse relançamento pode despertar memórias entre os consumidores, especialmente aqueles que acompanharam a apresentação da linha 2023 do Pulse, quando a fabricante decidiu simplificar sua gama de versões. Naquela ocasião, a Fiat optou por descontinuar a versão Drive T200, que era a alternativa mais barata equipada com o motor 1.0 turbo.
Além dessa alteração, o Pulse também passou por uma revisão em sua lista de equipamentos, resultando na eliminação de alguns itens de série e na reestruturação dos pacotes opcionais disponíveis. Durante esse período, os clientes que desejavam fazer a atualização para o motor 1.0 turbo flex, que entrega até 130 cv e 20,4 kgfm de torque com etanol, precisavam desembolsar R$ 7 mil a mais em relação ao motor 1.3 aspirado, que entregava apenas 107 cv e 13,7 kgfm.
Para aqueles que buscavam um modelo mais completo, havia a possibilidade de adquirir a variante Audace, que oferecia um conjunto de equipamentos significativamente superior, mediante um adicional de R$ 5 mil em relação ao Pulse Drive.
Agora, com a linha 2025, a Fiat decidiu reverter essa decisão e trouxe de volta a versão Pulse Drive T200. Essa novidade foi divulgada em conjunto com o lançamento da série especial Tributo 125, que celebra os 125 anos da marca no cenário global. De acordo com a Fiat, “a versão Drive T200 do Pulse retorna nesse momento como parte da série Tributo 125 para avaliar a aceitação do mercado. Se houver uma boa recepção, existe a chance de que a versão volte de forma permanente.”
É importante destacar que, por enquanto, a configuração Drive T200 está disponível exclusivamente na versão Tributo 125, com um preço sugerido de R$ 128.990.
Em comparação, o Pulse Drive 1.3 AT 2025 tem um valor inicial de R$ 113.990. Essa versão vem equipada com um conjunto interessante de recursos, incluindo ar-condicionado automático, regulagem de altura do banco do motorista, vidros elétricos tanto na frente quanto atrás, revestimentos em couro para bancos e volante, faróis de LED, sistema de chave presencial, rodas de 17 polegadas com pintura escurecida e um sistema de central multimídia com tela de 10,1 polegadas, que oferece conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Outros destaques são o piloto automático, quatro airbags, lanternas traseiras em LED, painel com tela de 3,5 polegadas para o computador de bordo, chave canivete, coluna de direção com ajuste de altura e retrovisores elétricos.
Desde a linha 2023, a versão Drive passou por modificações em sua lista de pacotes opcionais. Atualmente, há apenas uma opção chamada Pack Plus, que tem o custo de R$ 2.890 e adiciona rodas de 16 polegadas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. A configuração anterior que permitia equipar o modelo com a central multimídia de 10,1 polegadas não está mais disponível.
Adicionalmente, a Fiat introduziu o pacote S-design, que anteriormente era um conjunto de opcionais, mas agora é considerado uma versão oficial do Pulse. O preço desta configuração é de R$ 118.990, e ela consiste em um Pulse Drive 1.3 que já vem com a central multimídia de 10,1 polegadas, chave por aproximação com partida por botão, carregador por indução para celulares e sensor de estacionamento com câmera de ré, além de várias inserções estéticas na cor preta.
Com essas mudanças, a Fiat busca não apenas aumentar a atratividade do Pulse no mercado, mas também oferecer opções que atendam a diferentes perfis de consumidores, equilibrando preço e equipamentos. A introdução do Pulse Drive 1.0 T200 pode ser vista como uma estratégia para ampliar a gama de produtos e atender a demanda por veículos com motor turbo em faixas de preço mais acessíveis.
A indústria automobilística tem visto uma crescente popularidade dos motores turbo, que oferecem um desempenho superior em comparação aos motores aspirados, além de maior eficiência de combustível. Portanto, o retorno do Pulse Drive T200 pode ser um indicativo de que a Fiat está atenta às tendências do mercado e às preferências dos consumidores.
É um movimento que pode impactar a concorrência, especialmente em um segmento onde muitas marcas estão lançando novos modelos com motores turbo. A expectativa é que essa nova configuração traga de volta clientes que procuravam um carro mais potente e ao mesmo tempo econômico, características que são altamente valorizadas nos dias de hoje.
Portanto, com o Pulse Drive 1.0 T200, a Fiat não só reintroduz uma opção que havia sido retirada do mercado, mas também reafirma seu compromisso em inovar e adaptar-se às necessidades de seus consumidores. O futuro dirá se essa decisão será bem-sucedida e se a versão voltará de forma definitiva na linha de produtos da fabricante.
Leia Também: Mercedes-Benz Avalia Descontinuação dos SUVs Cupês
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.