A lendária fabricante de automóveis Bugatti acaba de revelar seu mais recente lançamento: o Tourbillon. Este não é apenas mais um derivado do Bugatti Chiron, mas sim um modelo completamente novo, com design arrojado e tecnologia de ponta.
O destaque do Tourbillon está em seu motor híbrido V16, que produz incríveis 1.800 cv de potência. Com um monstro de 8,3 litros que atinge 9.000 RPM, este propulsor naturalmente aspirado pesa apenas 251,7 kg, mesmo sendo maior que o W16 do Chiron.

Além do motor a combustão, o Tourbillon conta com uma assistência híbrida impressionante. Um eixo eletrônico dianteiro carrega dois motores elétricos, enquanto um terceiro motor posicionado na parte traseira ajuda a girar as rodas. Com um conjunto de baterias de 25 kWh, o carro adiciona mais 800 cv à mistura. Com isso, o Tourbillon alcança a impressionante marca de 100 km/h em apenas 2,0 segundos.

Mas o desempenho não para por aí. Sob aceleração total, o carro atinge 200 km/h em cerca de 5 segundos e chega aos 300 km/h em apenas 10 segundos. A velocidade máxima é de 380 km/h, podendo chegar a incríveis 444 km/h com a Speed Key especial instalada.

Apesar de ser um híbrido, o Tourbillon não perde em desempenho nem em leveza. A Bugatti garante que o carro é mais leve que o Chiron e possui um alcance elétrico estimado de 60 km, permitindo circular pela cidade sem usar o motor a combustão.

O design do Tourbillon é inconfundível, seguindo a tradição da Bugatti. Com linhas inspiradas no Chiron, o carro apresenta um difusor especial, grandes entradas de ar laterais e uma asa traseira ativa que serve como freio aerodinâmico. Tudo isso é montado em uma suspensão multi-link completamente nova, que é 45% mais leve que a do Chiron.

No interior, o Tourbillon conta com um impressionante painel analógico, com três grandes mostradores fixados no volante exibindo velocidade, rotações do motor, quantidade de combustível e temperatura. O console central abriga interruptores de alumínio, controles giratórios e uma alavanca de cristal para dar partida no V16. Além disso, há uma tela oculta na parte superior do console que dá acesso ao Apple CarPlay.

Segundo Mate Rimac, CEO da Bugatti, o desenvolvimento do Tourbillon foi guiado pela rica história da marca e pelas palavras do fundador Ettore Bugatti. O carro representa a próxima era emocionante na história dos hiperesportivos Bugatti.
Embora o Tourbillon tenha sido apresentado recentemente, a produção em massa só começará em 2026, quando os primeiros 250 carros serão entregues aos compradores. Com um preço inicial de 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões), este supercarro está destinado a se tornar um dos mais cobiçados e exclusivos do mercado.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.