Desde o dia 1º de janeiro, os novos impostos de importação sobre carros elétricos e híbridos estão em vigor no Brasil. Essa medida, anunciada no fim do ano passado, tem como objetivo incentivar a indústria nacional e reduzir as emissões de CO2 da frota brasileira.
Com a implementação desses impostos, as alíquotas para carros elétricos passam a ser de 10%, enquanto veículos híbridos plug-in terão uma alíquota de 12% e modelos híbridos terão uma alíquota de 15%. No entanto, esses percentuais serão válidos apenas até o fim de junho deste ano.

A partir de julho de 2024, o imposto sofrerá um aumento e os reajustes serão realizados anualmente até 2026. Nesse ano, todas as categorias de veículos eletrificados terão uma alíquota única de importação de 35%, o que pode resultar em um aumento nos preços dos veículos eletrificados.
Para impulsionar a indústria nacional, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) disponibilizará cotas iniciais para compras isentas do exterior até a implementação completa das novas alíquotas. Isso visa desenvolver a cadeia produtiva automotiva e contribuir para a redução das emissões de CO2.
Confira abaixo o cronograma de reajustes nos preços dos carros elétricos com o imposto de importação:
Carros elétricos
- Janeiro de 2024: 10%
- Julho de 2024: 18%
- Julho de 2025: 25%
- Julho de 2026: 35%
Além disso, a taxação para veículos elétricos de transporte de carga, incluindo caminhões elétricos, começará em 20% em janeiro de 2024, chegando a 35% em julho do mesmo ano, refletindo a prontidão da produção nacional.
Para os automóveis híbridos, as alíquotas serão as seguintes:
Automóveis híbridos
- Janeiro de 2024: 12%
- Julho de 2024: 25%
- Julho de 2025: 30%
- Julho de 2026: 35%
Híbridos plug-in, movidos a combustíveis fósseis e eletricidade
- Janeiro de 2024: 12%
- Julho de 2024: 20%
- Julho de 2025: 28%
- Julho de 2026: 35%
A fabricante Volvo foi a única até o momento a afirmar que absorverá parte do reajuste aplicado em seus modelos. A empresa realizará um aumento médio de 7,7% em seu portfólio de veículos. O menor repasse será de 5% para o modelo EX30, que está em pré-venda desde o ano passado e tem grandes perspectivas de ser destaque de vendas em 2024. Os demais modelos (XC40, C40, XC60 e XC90) terão um aumento de 10% nos preços sugeridos.
Essa medida agressiva faz parte da ousada meta da Volvo de alcançar 17 mil emplacamentos em 2024. Caso essa meta seja atingida, a fabricante fechará o ano com mais do que o dobro de unidades vendidas em 2023, quando estima-se que a Volvo tenha comercializado aproximadamente 8 mil carros.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.