A Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa anunciaram uma atualização em sua parceria para a comercialização de veículos no Brasil, trazendo novidades tanto para a importação dos modelos mais recentes da Hyundai quanto para a eletrificação da linha de veículos. Essa mudança traz consigo a chegada dos aguardados modelos Ioniq 5 e Kona.
O destaque fica por conta do Hyundai Ioniq 5, que traz uma nova plataforma E-GMP, um sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo. Esse modelo provavelmente chegará ao Brasil na versão de topo, equipado com baterias de 72,6 kWh, dois motores elétricos que totalizam 305 cv de potência, 61,7 kgfm de torque e uma autonomia de 500 km (WLTP).
O Hyundai Ioniq 5 tem sido um sucesso de vendas em diversos mercados europeus e nos Estados Unidos, despertando grande expectativa também no Brasil. Vale lembrar que a Caoa Hyundai já havia anunciado esse modelo há alguns meses, porém agora é a própria Hyundai que faz o anúncio dentro do seu novo plano estratégico para o mercado brasileiro.
Outro modelo que chama atenção é o Hyundai Kona de nova geração, lançado recentemente em mercados globais. Ele chegará ao Brasil com opções híbridas ou totalmente elétricas, assim como o modelo atualmente disponível no mercado nacional.
Na versão híbrida, o Kona conta com um motor 1.6 aspirado combinado a um motor elétrico, oferecendo uma potência combinada de 141 cv e um torque total de 27,5 kgfm. Já na versão elétrica, o Kona estará disponível com duas opções de bateria: uma de 48,6 kWh, que entrega 135 cv de potência e uma autonomia de 370 km (ciclo WLTP), e outra de 64,8 kWh, com 204 cv de potência e uma autonomia de 505 km (WLTP). É importante ressaltar que o Kona elétrico deve ultrapassar a marca dos R$ 200 mil, competindo diretamente com modelos como o Toyota Corolla Cross (híbrido) e até mesmo o Volvo XC40 elétrico. Atualmente, o Kona é vendido por R$ 189.990.
De acordo com o cronograma previsto, o Ioniq 5 será lançado no Brasil em algum momento do segundo semestre de 2024, juntamente com outro modelo a combustão da linha, que pode ser o Santa Fe ou Palisade. Já o Kona deve chegar apenas no próximo ano, aguardando definições e regulamentações no âmbito do regime automotivo MOVER.
Como mencionado anteriormente, a parceria entre Hyundai e Caoa foi reconfigurada, resultando na unificação da rede de concessionárias e permitindo que a Hyundai tenha autonomia para decidir sobre as importações. As concessionárias terão acesso à linha completa de produtos, incluindo modelos nacionais faturados pela Hyundai e modelos importados gerenciados pela HMB.
A Hyundai também anunciou um investimento de US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032, que incluirá pesquisa de hidrogênio verde. Além disso, a empresa estuda implementar novas tecnologias, como sistemas híbridos-leves, nos modelos nacionais futuramente.
Com essa atualização na parceria e os lançamentos previstos, a Hyundai busca fortalecer sua presença no mercado brasileiro e oferecer aos consumidores brasileiros veículos modernos, tecnológicos e sustentáveis.
Créditos: InsideEVs
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