A Honda decidiu entrar na disputa com suas rivais e anunciou um aporte financeiro expressivo no Brasil. A montadora japonesa revelou que investirá R$ 4,2 bilhões até 2030, com o objetivo de fortalecer sua presença no país. Além disso, a empresa pretende desenvolver a tecnologia híbrida-flex, lançar a segunda geração do SUV compacto WR-V e gerar mais empregos através do aumento da produção.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (19) durante uma reunião entre o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o presidente da Honda no Brasil, Arata Ichinose. Segundo Ichinose, o objetivo do investimento é tornar a marca ainda mais forte no mercado brasileiro e contribuir para alcançar a neutralidade de carbono até 2050 em produtos e serviços.

Graças aos programas públicos de incentivo, como o Mover, a Honda irá focar no desenvolvimento da tecnologia híbrida-flex. Essa tecnologia permitirá que os veículos sejam abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol. A montadora levou em consideração fatores como infraestrutura de carregamento, fontes de energia e demanda do mercado local ao tomar essa decisão.
Além disso, a Honda também revelou seu próximo passo para conquistar os consumidores brasileiros: a segunda geração do SUV compacto WR-V. O modelo, que deixou de ser uma versão aventureira do Fit, terá sua produção iniciada no segundo semestre de 2025. O WR-V contará com uma carroceria mais robusta e características off-road, além de provavelmente vir equipado com a tecnologia híbrida-flex.
Com essas novidades, a Honda pretende competir diretamente com o novo Toyota Yaris Cross, que possui características semelhantes em termos de tamanho e motorização.
E não será preciso esperar muito para ver os resultados desse investimento. Já a partir de abril deste ano, a fabricante aumentará sua produção na planta de Itirapina, no interior de São Paulo. Com isso, serão gerados mais 1.700 empregos, somando-se aos atuais 3,5 mil trabalhadores contratados.
Diante dessas informações, fica a pergunta: será que a nova geração do WR-V irá abalar o segmento de SUVs? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas expectativas em relação ao investimento da Honda no Brasil.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.