O Honda Civic, um dos sedãs médios mais populares do Brasil, não está imune a problemas que geram insatisfação entre seus proprietários. Apesar de sua reputação de robustez, o modelo tem sido alvo de reclamações em sites especializados em defesa do consumidor.
Entre as principais queixas dos donos de Civic estão os problemas crônicos relacionados ao teto solar e a falta de peças de reposição. Mesmo após deixar de ser fabricado no Brasil, o Civic ainda é comercializado na versão híbrida, equipada com um motor 2.0 aspirado que gera 143 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, além de dois propulsores elétricos. No entanto, a potência e torque combinados não são divulgados.
Na décima geração do Civic, a última produzida nacionalmente, o teto solar era oferecido como opcional na versão topo de linha. No entanto, esse equipamento tem sido motivo de muitas reclamações por parte dos proprietários. Relatos indicam que o teto solar apresenta travamentos e ruídos incomuns ao ser utilizado. Diversos donos de Civic têm compartilhado suas experiências negativas em fóruns e grupos nas redes sociais.
Alguns proprietários afirmam que conseguiram ter o teto solar substituído dentro do período de garantia, mas que o novo equipamento também apresentou defeitos após o término da garantia. Os custos para reparo chegam a quase R$ 2.000.
Em outro caso relatado, um proprietário conta que, ao tentar fechar o teto solar que estava basculado, o equipamento fechou e abriu novamente até a metade, travando em seguida e emitindo ruídos. Mesmo ao pressionar o botão de fechamento, o teto continuava a abrir até a metade automaticamente, voltando a apresentar o ruído característico. Esses problemas têm gerado frustração entre os proprietários do modelo.
A falta de peças de reposição também é um problema recorrente enfrentado pelos proprietários do Honda Civic. Um exemplo disso é o caso de um dono de um sedã modelo 2020, cujo alarme apresentou falhas que drenavam a carga da bateria. Ao levar o carro à concessionária para reparo, foi informado que o problema estava na peça de unidade de controle. No entanto, o prazo de entrega dessa peça, vinda diretamente da fábrica da Honda, era de dois meses.
Em resposta a essa situação, a Honda afirmou ter orientado a concessionária a enviar a peça que faltava para a conclusão do reparo. Contudo, esse é apenas um exemplo dos desafios enfrentados pelos proprietários do Civic quando se trata da disponibilidade de peças.
Além da dificuldade em obter as peças necessárias para reparos, os preços cobrados pela rede de concessionárias também podem ser altos. Um cliente Honda relatou que precisou substituir o botão do vidro do motorista e recebeu um orçamento de quase R$ 1.700 para essa troca. A Honda esclarece que não tem controle sobre os preços praticados pelas concessionárias.
Diante dessas questões, é importante que os proprietários do Honda Civic estejam cientes dos problemas relatados e busquem informações atualizadas sobre a disponibilidade de peças e os custos envolvidos em eventuais reparos.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.