A Audi está deixando para trás o incômodo hábito de equipar seus veículos a gasolina com tubos de escape falsos e agressivos, graças ao feedback dos clientes. Essa decisão traz boas notícias para os amantes de um design limpo, mas pode desapontar aqueles que adoram reclamar na internet. A mudança começará com o lançamento do novo Audi A5.
De acordo com a Auto Express, os compradores da Audi não ficaram nada satisfeitos com a decisão do fabricante alemão de instalar ponteiras de escapamento falsas no para-choque traseiro, que não estavam conectadas ao sistema de escape real. Em entrevista à revista, um porta-voz da Audi declarou: “Todos os carros equipados com a Plataforma de Alta Performance a Combustão terão ponteiras de escape funcionais e quentes.” Ah, tempos felizes!
No entanto, a Audi não é a única montadora que tem utilizado esse artifício de ponteiras de escape falsas em seus veículos, mesmo sem estarem conectadas a nada. Segundo a Auto Express, essa tendência surgiu da ideia de simplificar o design do sistema de escape, levando em consideração preocupações com segurança, como evitar ter um tubo de metal quente próximo a acabamentos plásticos, além de razões estéticas e financeiras.
Mas há apenas um pequeno problema com essa escolha de design: todo mundo detesta! Isso mesmo, todos! Perguntei ao mundo inteiro e todos concordaram que é horrível. A Audi, no entanto, afirmou à revista que a mudança é baseada no feedback dos clientes, acrescentando que visa melhorar o design. Quem diria que pessoas comuns como você e eu poderiam fazer a diferença?
Segundo a Auto Express, a iniciativa da Audi de se livrar dos desagradáveis tubos de escape falsos tem algumas particularidades. A nova política de design de ponteiras de escape quentes será aplicada apenas nos modelos maiores baseados na plataforma PPC, iniciando com o Audi A5 e provavelmente se estendendo aos futuros modelos Q5, A7, Q7 e até mesmo ao sucessor do A8, possivelmente chamado de A9.
Além disso, a decisão de remover as ponteiras falsas dos modelos a gasolina significa que os veículos elétricos da Audi terão uma traseira mais limpa, livre de truques visuais que imitam veículos movidos a combustão interna. Essa tendência já pode ser observada nos modelos Q4, Q6 e Q8 e-tron, e espera-se que continue no próximo lançamento da marca, o Audi A6 e-tron.
Embora essa mudança possa não ser o maior problema do mundo, é gratificante ver um fabricante de automóveis realmente ouvindo o feedback do público e tomando medidas para melhorar seus produtos. Quem sabe isso não marque o início de uma nova era em que coisas falsas nos carros, como entradas de ar desnecessárias, sejam deixadas para trás? Bem, talvez seja apenas um sonho, mas sonhar não custa nada.
Fonte: Jalopnik
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.