Um dos principais desafios para a adoção em massa dos veículos elétricos (EVs) é o custo inicial elevado. Segundo a Kelley Blue Book, em junho de 2023, o preço médio de transação de um carro a combustão novo nos Estados Unidos era de US$ 48.644 (aproximadamente R$ 275.000), enquanto os novos veículos elétricos tinham um preço médio sugerido pelo fabricante de US$ 56.371 (cerca de R$ 320.000). Essa diferença de quase US$ 8.000 pode ser suficiente para a compra de um carro a gasolina usado, o que mantém uma lacuna significativa entre os dois tipos de veículos.
Redução dos Custos das Baterias
Apesar dessa diferença, a tendência é que os preços dos EVs se tornem mais competitivos devido à rápida diminuição dos custos das baterias de íons de lítio. Entre 2008 e 2023, o custo estimado de uma bateria para veículos elétricos leves caiu 90%, de US$ 1.415/kWh (ajustado pela inflação) para US$ 139/kWh. Esses dados são do Escritório de Tecnologias Veiculares (DOE) do Departamento de Energia dos EUA. Vale ressaltar que esses números se referem à capacidade utilizável das baterias, não à capacidade nominal, considerando uma escala de produção de pelo menos 100.000 unidades por ano.
O Goldman Sachs, conforme relatado pelo Yahoo Finance, estima que o custo das baterias em 2023 foi um pouco maior, em US$ 151/kWh, mas prevê uma queda adicional de 40% entre 2023 e 2025. Essa redução abrirá caminho para EVs mais acessíveis, que poderão finalmente superar os veículos a gasolina em termos de preço e gerar lucro para seus fabricantes.
Projeções Futuras
Um estudo do International Council On Clean Transportation indicou que os veículos elétricos devem alcançar o mesmo custo que os veículos a gasolina/diesel até 2029, devido à superabundância de lítio. Isso é animador, mas é importante considerar o custo total de propriedade, que inclui não apenas o preço de compra, mas também os custos de combustível ou carregamento, reparos e manutenção ao longo da vida útil do veículo.
Subsídios e Incentivos
Os subsídios governamentais, como o crédito fiscal federal de US$ 7.500 nos EUA, desempenham um papel importante na redução do custo efetivo dos EVs. No entanto, esses subsídios não são considerados nas estimativas de custo total de propriedade. O custo das baterias representa aproximadamente um terço a um quarto do custo total de um veículo elétrico, sendo um dos maiores fatores de preço.
Comparação com Outros Mercados
A China já conseguiu fabricar EVs mais baratos que os carros a gasolina, graças a incentivos governamentais robustos. Nos EUA, a expectativa é que a indústria automotiva alcance esse patamar, oferecendo EVs mais acessíveis. A Tesla, por exemplo, deve lançar um modelo abaixo do Model 3 no próximo ano, e a Ford está desenvolvendo uma plataforma EV acessível que promete um preço de compra mais baixo e um lucro saudável para a empresa.
Estratégias de Financiamento
Enquanto os preços não caem de forma significativa, algumas montadoras estão oferecendo opções de financiamento e leasing atraentes para atrair compradores. Taxas de juros baixas e prestações acessíveis, combinadas com o crédito fiscal federal, tornam os EVs uma opção mais viável. Mesmo que o preço de tabela seja mais alto, os custos de manutenção e operação de um EV podem ser mais baixos do que os de um veículo a gasolina.
Fonte: INSIDEEVS
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.