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Conheça o Carro Elétrico Premium Mais Acessível do Brasil!

Volvo EX30.
Volvo EX30.

O mercado de carros elétricos está cada vez mais em alta, e os compradores do segmento premium têm se mostrado interessados em aderir à eletrificação de suas frotas. A chegada do Volvo EX30 Core ao mercado brasileiro vem confirmar essa tendência, oferecendo um preço atrativo para quem busca tecnologia e deseja mudar sua rotina.

Com um valor de R$ 229.950, o Volvo EX30 Core se destaca como o carro premium mais barato disponível em nosso mercado. Essa oferta chama a atenção tanto daqueles que já estão acostumados a ter um carro premium e desejam migrar para um veículo elétrico, quanto daqueles que possuem modelos de marcas generalistas e veem nessa oportunidade a chance de subir um nível. Mas até que ponto essa estratégia é funcional?

Além do preço competitivo, a Volvo tem um discurso ambientalmente responsável quando se trata do EX30 Core. Sua simplicidade e tamanho foram pensados levando em consideração questões ambientais, como o uso reduzido de materiais e componentes. No entanto, é importante ressaltar que essa economia também tem impacto na redução de custos.

O EX30 Core pode parecer maior do que realmente é nas fotos. Com 4.233 mm de comprimento, ele é apenas um pouco maior que o Renault Kardian (4.119 mm), mas possui uma distância entre-eixos de 2.650 mm, quase a mesma do VW Taos (2.680 mm). Sua largura de 1.837 mm confere imponência, mas a altura de 1.549 mm pode enganar, uma vez que foi projetada pensando na aerodinâmica, apesar de comprometer um pouco o espaço interno.

Volvo EX30, carro elétrico.
Volvo EX30: Novo carro elétrico de entrada no Brasil.

Quanto à carroceria e estrutura, o Volvo EX30 Core utiliza alumínio e aços reciclados. Plásticos feitos a partir de garrafas recicladas são utilizados em partes como para-choques, painel e acabamentos das portas. Os bancos não são revestidos com couro, mas sim com tecidos sintéticos, incluindo uma mistura de pedaços de jeans não utilizados pela indústria têxtil. Essa escolha reflete a preocupação da marca com aspectos ESG (Environmental, Social and Governance), mesmo que isso muitas vezes resulte em um custo maior em comparação com os métodos tradicionais.

O interior do EX30 Core segue a linha do “menos é mais”. Não há painel de instrumentos convencional, apenas uma tela central de 12,3 polegadas que concentra todas as informações do carro. Na parte superior, é possível visualizar velocidade, nível de bateria, autonomia e dados do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). No centro da tela, é possível acessar o Google Maps para navegação ou outros aplicativos de música. Na parte inferior estão os atalhos para controle climático, comandos diversos do veículo e até mesmo a abertura do porta-luvas central. Os comandos dos vidros estão localizados no console central.

Essa simplificação pode parecer estranha inicialmente. Ajustar os retrovisores, por exemplo, requer o uso dos botões no volante. Para acender os faróis, é necessário acessar a tela central. Ajustes nos sistemas ADAS também são feitos por meio da tela. O seletor de câmbio na coluna de direção também aciona o piloto automático adaptativo e o acionamento dos limpadores é feito ao acionar as setas. O sistema de som consiste basicamente em uma soundbar no painel, dispensando alto-falantes nas portas. Apesar de parecer estranho, essas características acabam se tornando familiares com o tempo.

O Volvo EX30 é o primeiro modelo da marca sueca a chegar ao Brasil com uma plataforma totalmente dedicada a veículos elétricos. A plataforma SEA2 (Sustainable Experience Architecture) é compartilhada com outros modelos, como o Smart #1 e #3 e o Zeekr X, que também chegará ao mercado brasileiro em breve. A plataforma permite a utilização de motores dianteiro, traseiro ou em ambos os eixos. No caso do EX30 vendido no Brasil, apenas as versões com motor traseiro estão disponíveis, incluindo o EX30 Core, que conta com 272 cv e 35 kgfm de torque.

O EX30 Core é equipado com uma bateria de lítio-fosfato-ferro (LFP) de 51 kWh (49 kWh úteis), uma opção mais barata e menos densa que impacta diretamente no preço do veículo. No entanto, o modelo testado pelo InsideEVs estava equipado com uma bateria NMC (lítio-manganês-cobalto), um composto mais caro, porém com maior densidade energética. Com essa configuração, a capacidade da bateria aumenta para 69 kWh (64 kWh úteis), sem alterações nas dimensões ou peso do veículo. É importante ressaltar que grande parte das informações aqui apresentadas se aplicam a ambas as configurações, com exceção da autonomia e parte do desempenho.

A vida simples se tornou um novo luxo? O Volvo EX30 Core prova que sim. Apesar de sua aparência discreta, o veículo oferece tecnologia e qualidade premium a um preço mais acessível. Comparado aos concorrentes, como o Audi A3 Sportback, BMW X1 e Mercedes-Benz CLA 200 e GLA 200, o EX30 Core se posiciona ao lado de modelos como o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross em termos de preço e equipamentos. Embora seja um veículo menor em relação aos concorrentes listados, o EX30 Core compensa em termos de economia e minimalismo.

Volvo quer segurar novos impostos para o consumidor final.
Volvo quer segurar novos impostos para o consumidor final.

Em resumo, o Volvo EX30 Core é uma opção atraente para quem busca um carro premium com proposta sustentável. Seu preço competitivo aliado à tecnologia embarcada fazem dele uma opção interessante no mercado brasileiro. Com vendas em alta ao redor do mundo, o EX30 Core tem potencial para conquistar consumidores que considerariam adquirir um veículo elétrico chinês, mas estão dispostos a pagar um pouco mais por um modelo premium com origem chinesa. Estamos vivendo em uma era em que podemos escolher entre veículos a combustão ou elétricos pelo mesmo preço. A decisão está nas mãos dos consumidores mais conscientes e antenados às tendências do mercado automotivo.

Fonte: Insideevs

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