A nova Chevrolet S10 chegou ao mercado com um slogan impactante: “brutalmente macia”. E ela realmente cumpre essa promessa. Enquanto outras caminhonetes como a Amarok são ideais para a estrada e a Hilux e a Ranger se destacam em diversos aspectos, a S10 se destaca pelo conforto a todo custo. Com uma suspensão mais macia do que nunca, essa picape proporciona uma experiência de condução extremamente confortável.
No entanto, essa maciez extra também trouxe um comportamento saltitante. Embora não seja tão acentuado quanto o da Fiat Toro, ainda é possível sentir que a S10 salta um pouco em terrenos irregulares. Mas isso faz parte do compromisso da Chevrolet em oferecer um desempenho impecável em pisos acidentados.
Além do conforto, a direção elétrica foi recalibrada para facilitar as manobras. Mesmo sendo uma caminhonete de porte grande, é surpreendentemente fácil manobrar a S10. O volante exige poucas voltas de batente a batente e oferece uma progressão suave. No entanto, é importante mencionar que o volante ainda está levemente desalinhado em relação ao centro do banco do motorista.
Um dos destaques da nova Chevrolet S10 é o motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel. Embora possa parecer que não houve mudanças significativas, o conjunto é totalmente novo e agora faz parte da família Duramax. Com 207 cv e 52 kgfm de torque, houve um aumento de 7 cv e 1 kgfm em relação ao modelo anterior. E o comportamento do motor também foi aprimorado.
O novo motor é mais silencioso, menos áspero e mais vivo. Grande parte disso se deve à transmissão automática de oito marchas, que proporciona trocas suaves e precisas. A resposta do acelerador é imediata, garantindo uma experiência de condução satisfatória.
Com essas melhorias, a eficiência do consumo também foi aprimorada. A S10 agora marca 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Com um tanque de combustível de 76 litros, ela é capaz de percorrer até 772 km na cidade e 866 km na estrada. Durante nossos testes, a S10 mostrou um consumo ainda melhor do que o declarado, chegando a 9,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
Além do foco no conforto, a Chevrolet S10 também apresenta um design com toques americanos. A dianteira conta com muitos detalhes cromados, como as barras horizontais na grade frontal e a enorme seção cromada em forma de X. O para-choque também possui detalhes cromados, embora levemente escurecidos para se destacarem.
No interior, o tema “Silveradinho” prevalece. O design é marcado por linhas horizontais fortes e o volante é praticamente igual ao da irmã maior. Na versão High Country, há uma faixa de couro marrom que adiciona um toque de sofisticação ao ambiente. Os botões emborrachados e o couro do volante também chamam a atenção.
O espaço interno da S10 é generoso, com regulagem elétrica dos bancos para o motorista. Na parte traseira, as pernas ficam em uma posição confortável e há espaço suficiente para cabeças e ombros. Sob os assentos traseiros, existem dois compartimentos fechados com um tampão de carpete, sendo que um deles é destinado aos equipamentos de troca de pneus.
Quanto aos equipamentos, a versão High Country da Chevrolet S10 oferece uma lista completa. Entre os destaques estão os seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, faróis com acendimento automático e assistente de luz alta. Há também uma central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, chave presencial, ar-condicionado digital de uma zona e acionamento remoto do motor.
Em resumo, a nova Chevrolet S10 aposta no conforto para se destacar no mercado. Com um motor potente e uma suspensão macia, essa picape oferece uma experiência de condução única. No entanto, é importante mencionar que a S10 ainda possui alguns pontos a melhorar, como o comportamento saltitante em terrenos irregulares e a falta de sistemas avançados de auxílio à condução. Mesmo assim, a S10 se mantém como uma opção interessante para quem busca conforto e robustez em uma caminhonete.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.