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Chefe da Mercedes-Benz critica ação do governo contra carro chineses

A Europa está em meio a um debate sobre a aplicação de uma tarifa de 10% aos carros elétricos importados da China. No entanto, o chefe da Mercedes-Benz, Ola Källenius, expressou sua discordância com essa medida em uma recente entrevista ao Financial Times. Segundo ele, a tarifa só prejudica a competitividade do setor automotivo e impede que modelos europeus mais avançados tecnologicamente possam rivalizar com os chineses.

Em sua entrevista, Källenius destacou que é contrário ao aumento das tarifas sobre os carros elétricos chineses que serão lançados no mercado europeu, argumentando que o governo deveria, na verdade, reduzir essas taxas. Para ele, a entrada de modelos chineses é uma evolução natural da concorrência, e as montadoras europeias devem concentrar seus esforços no desenvolvimento de veículos ainda melhores e mais tecnológicos.

Chefe da Mercedes critica ação do governo contra carros chineses.
Chefe da Mercedes critica ação do governo contra carros chineses.

Enquanto os carros elétricos chineses são taxados em 10% ao chegarem ao território europeu, os veículos europeus enfrentam uma taxa de 15% quando desembarcam na China. Na visão de Källenius, essa competição é necessária para incentivar um maior empenho de ambos os lados. Ele também deixou claro que a Mercedes-Benz não está buscando protecionismo governamental e não acredita que as marcas chinesas estejam fazendo isso. De acordo com o empresário, as fabricantes chinesas desejam competir no acirrado mercado automotivo como qualquer outra montadora.

Um dos possíveis motivos para o posicionamento de Källenius é o receio de uma possível retaliação por parte da China em resposta às novas tarifas europeias. Isso poderia prejudicar os negócios da Mercedes-Benz, já que a marca alemã possui uma boa presença e números de vendas no território chinês. Caso ocorra esse impasse, os lucros da montadora podem ser significativamente impactados.

Além disso, vale destacar que as fabricantes chinesas Geely e Saic possuem ações da empresa alemã, proprietária do Classe E. Para concluir sua entrevista, Källenius afirmou que não acredita que o protecionismo seja a melhor solução. Resta agora aguardar os próximos desdobramentos dessa história.

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