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Cinco Carros da Honda Vendidos no Brasil que Você Pode Não Lembrar

A Honda é uma marca que deixou sua marca no Brasil com diversos modelos icônicos ao longo dos anos, como o NSX, S2000, e os famosos Civic VTI, Si e Type R, além do Prelude. No entanto, em meio à correria do dia a dia, é comum esquecer de alguns veículos que a fabricante já trouxe para o nosso mercado. Especialmente na década de 1990, com a abertura das importações, diversos modelos foram disponibilizados e permanecem na memória afetiva de muitos. Aqui estão cinco carros da Honda que você pode não lembrar.

1. Honda Legend

Honda Legend na diagonal.
Honda Odyssey

O Honda Legend é um sedã executivo que competia com os modelos premium da década de 1990. Considerado um dos sedãs mais elegantes da época, o Legend se destacava por seus faróis afilados e um capô largo e plano. Sob o capô, ele contava com um potente motor V6 3.2 naturalmente aspirado, que podia ser combinado a um câmbio automático de quatro marchas ou a um manual de cinco velocidades. Seu design e desempenho o tornaram um verdadeiro ícone entre os sedãs.

2. Honda Civic CRX del Sol

Honda Civic CRX del Sol vermelho parado na rua.
Honda Civic CRX del Sol

O Honda Civic CRX del Sol, conhecido no Brasil como CRX VTI, é um marco na história da indústria automobilística japonesa. Embora muitos brasileiros possam não lembrar deste modelo, ele foi um dos sonhos de consumo dos anos 1990, ao lado do Honda Prelude. O CRX del Sol tinha espaço para dois ocupantes e um destaque especial: seu teto targa, que podia ser aberto em apenas um minuto, proporcionando uma experiência única de condução. Com um motor 1.6 B16A3, o modelo entregava 160 cv e 15,3 kgfm, sendo o último a sair da fábrica de Suzuka em 1998, antes de ser substituído pelo S2000.

3. Honda Odyssey

Honda Odyssey prata em movimento.
Honda Odyssey

A minivan Honda Odyssey também fez parte do portfólio da marca no Brasil durante a década de 1990. Com dimensões generosas — 4,75 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,64 m de altura, além de um entre-eixos de 2,83 m — ela oferecia um porta-malas com capacidade de até 500 litros. Equipado com um motor de quatro cilindros 2.2 naturalmente aspirado, que utilizava injeção multiponto, o modelo gerava 142 cv e 20 kgfm de torque, permitindo que a Odyssey alcançasse 100 km/h em apenas 12,4 segundos.

4. Honda Civic Coupé EJ8

Traseira do Honda Civic Coupé EJ8 branco.
Honda Civic Coupé EJ8

O Honda Civic chegou ao Brasil em 1992, junto com o Accord, que também teve versões Coupé e Station Wagon disponíveis. A geração EJ8, no entanto, é considerada rara em nosso mercado. Com um motor de quatro cilindros 1.6 D16Y8 com comando variável e tecnologia VTEC, o Civic Coupé EJ8 entregava 127 cv e 14,8 kgfm. Sua aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em 9,8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 196 km/h, o que o tornava um carro esportivo muito interessante na época.

5. Honda City Sport

Traseira do Honda City Sport.
Honda City Sport

Lançado no Brasil em 2014, o Honda City Sport se destacava por sua aparência esportiva, mantendo o motor 1.5 naturalmente aspirado, que proporcionava até 116 cv e 14,8 kgfm quando abastecido com etanol. Seu design exterior incluía uma grade frontal escurecida, faróis e lanternas com máscara negra e uma ponteira de escape que conferia um toque esportivo. Internamente, o City Sport contava com bancos com revestimento exclusivo e pedais cromados, além de uma nova alavanca de câmbio, trazendo um charme adicional ao modelo.

Conclusão

A Honda trouxe uma variedade de modelos ao Brasil que marcaram época e conquistaram o coração dos consumidores. Desde sedãs executivos como o Legend até esportivos icônicos como o CRX del Sol, esses veículos refletem a diversidade e inovação da marca. Embora alguns desses modelos possam ter sido esquecidos, eles continuam a fazer parte da história automobilística do Brasil, representando momentos marcantes da indústria e os desejos de muitos motoristas. Esses carros não apenas cumpriram a função de transporte, mas também se tornaram símbolos de uma era, evocando lembranças nostálgicas e uma apreciação pela engenharia automotiva da Honda.

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