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Carro elétrico da Fiat tem carregador integrado, confira!

Carregar um veículo elétrico em um carregador público de nível 2 na Europa pode ser um processo complicado. Atualmente, é necessário retirar o cabo do porta-malas, conectá-lo ao carro e ao carregador, e repetir o processo inverso ao término da carga. Este sistema, conhecido como “levar o plugue consigo”, é amplamente utilizado na Europa, ao contrário de mercados como o Brasil, onde o plugue está fixo no próprio carregador.

Este método significa que o cabo de carregamento fica solto no porta-malas, gerando ruído e ocupando espaço. A menos que o veículo tenha uma área de armazenamento dedicada no assoalho ou uma rede elástica opcional para segurá-lo, essa prática pode ser inconveniente.

Fiat Grande Panda

Os engenheiros da Fiat identificaram essa questão e buscaram uma solução inspirada em eletrodomésticos como aspiradores de pó. A ideia foi integrar o cabo à porta de carregamento, tornando-o retrátil para facilitar seu uso e armazenamento. Esta inovação foi implementada no novo Fiat Grande Panda EV, que possui duas portas de carregamento separadas: uma convencional na parte traseira esquerda do veículo para cabos CCS e outra na grade frontal com um cabo extensível e retrátil Tipo 2.

Essa abordagem simplifica a conexão a um carregador de Nível 2 na Europa e mantém o cabo limpo, evitando que ele toque o chão. Em outros EVs, os cabos pendurados podem se sujar facilmente, trazendo sujeira para dentro do carro. No modelo da Fiat, o cabo pode ser estendido apenas o necessário para não tocar o chão, mantendo-o limpo por mais tempo.

Fiat Grande Panda

De acordo com a Autocar, a Fiat planeja integrar essa solução em todos os seus futuros modelos elétricos, começando com o Grande Panda EV, cuja estreia no mercado está prevista para o início de 2025. A versão da Fiat do cabo retrátil não possui um mecanismo automático para puxar o cabo de volta; em vez disso, utiliza um design em espiral que permite sua extensão e retração.

Outros fabricantes podem adotar essa solução com variações mais sofisticadas, como um carretel que enrola o cabo automaticamente, similar aos aspiradores de pó. Essa inovação tem potencial não apenas para facilitar o carregamento dos veículos elétricos mas também para reduzir atos de vandalismo em carregadores públicos, já que cabos expostos frequentemente são alvos de roubo devido aos metais preciosos que contêm.

Estamos curiosos para ver se essa inovação da Fiat influenciará outras montadoras e como elas poderão implementar soluções similares. Marcas dentro do grupo Stellantis podem seguir esse exemplo, e há possibilidades promissoras até mesmo para melhorar sistemas de carregamento doméstico.

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