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5 Curiosidades sobre o VW T-Cross que Você Provavelmente Não Conhecia!

Atualmente o Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido no Brasil e, recentemente, passou por uma reestilização que trouxe novas características para diversas versões. Apesar de manter algumas críticas, especialmente quanto ao acabamento, o modelo continua a ser um grande sucesso tanto em terras brasileiras quanto no mercado internacional. Aqui estão cinco curiosidades sobre o T-Cross que você talvez não conheça:

VW T-Cross 2025 Highline
VW T-Cross 2025 Highline

1. Produção Internacional

O Volkswagen T-Cross não é um veículo exclusivo do Brasil. Na verdade, ele é fabricado em vários países ao redor do mundo, o que resulta em diferentes versões e características do modelo. Além da planta de São José dos Pinhais no Brasil, o T-Cross é produzido na Espanha, na China (em duas fábricas distintas) e na Índia.

Cada região tem sua própria versão do SUV. O modelo europeu, por exemplo, possui um design semelhante ao brasileiro, mas com algumas diferenças notáveis, como lanternas em formato de X que lembram o Jeep Renegade. Além disso, o T-Cross europeu é 11 cm mais curto e possui um entre-eixos 10 cm menor comparado ao modelo brasileiro.

Na Índia, o T-Cross recebe o nome de Taigun e apresenta um design completamente distinto dos modelos europeu e brasileiro. Já na China, a Volkswagen oferece o T-Cross com um estilo que remete ao modelo brasileiro pré-reestilização, conhecido como Tacqua. Este modelo é alongado em relação ao europeu, e também há o Tharu XR, que é 14 cm mais longo que a versão brasileira.

2. Conceito Conversível

O conceito inicial do T-Cross, apresentado no Salão de Genebra em 2016, era bem diferente do modelo de produção que conhecemos hoje. Chamado de T-Cross Breeze, este conceito apresentava um SUV compacto com um design inovador, incluindo a proposta de um conversível. Embora o T-Cross Breeze antecipasse muitas das linhas que seriam adotadas na versão de produção, ele incluía características que não chegaram ao modelo final, como faróis mais finos e lanternas desconectadas.

VW T-Cross 2025 Highline
VW T-Cross 2025 Highline

A cabine do T-Cross Breeze era equipada com uma central multimídia integrada ao painel de instrumentos digital e saídas de ar camufladas, recursos que não foram incluídos na versão de produção do T-Cross. A ideia de um SUV conversível, no entanto, foi eventualmente utilizada pela Volkswagen no desenvolvimento do T-Roc, um modelo irmão maior que também é vendido em alguns mercados.

3. Porta-Malas Flexível

O Volkswagen T-Cross possui um recurso interessante para maximizar o espaço do porta-malas. O veículo conta com um sistema de ajuste no encosto do banco traseiro, que inclui um extensor no gancho de fixação. Quando esse extensor é ajustado para a posição mais alta, o encosto fica mais reto, aumentando o volume do porta-malas de 373 litros para 420 litros. No entanto, esse ajuste resulta em um pequeno espaço entre o tampão do porta-malas e o encosto do banco, algo que pode ser um ponto negativo para alguns usuários.

4. Motor Global

Independentemente do país de fabricação, o Volkswagen T-Cross é sempre equipado com o motor 1.4 TSI de quatro cilindros turboalimentado em alguma de suas versões. Na Europa, esse motor foi substituído pelo 1.5 TSI após uma atualização, mas o 1.4 TSI ainda foi utilizado antes da reestilização. O motor 1.0 TSI também é comum, embora não esteja disponível em todos os mercados.

No Brasil e na China, no entanto, o T-Cross tem uma configuração diferente para exportação. No Brasil, o modelo para exportação conta com o motor 1.6 MSI, enquanto na China, o Tacqua e o Tharu XR são equipados com o motor 1.5 MPI nas versões de entrada. Esses motores aspirados oferecem uma alternativa aos motores turboalimentados, atendendo às necessidades específicas de cada mercado.

VW T-Cross 2025 Comfortline
VW T-Cross 2025 Comfortline

5. Avaliações de Segurança

Apesar das variações na produção e nas especificações de acabamento em diferentes mercados, o Volkswagen T-Cross mantém uma excelente reputação em termos de segurança. O modelo recebeu a classificação máxima de 5 estrelas em todos os testes de segurança realizados pelas principais agências de avaliação, como o Euro NCAP (em 2019), o Latin NCAP (em 2019) e o Global NCAP (em 2022). Essas avaliações refletem o compromisso da Volkswagen com a segurança dos ocupantes e a qualidade de construção do T-Cross, independentemente do país onde é produzido.

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