A BYD, conhecida por produzir a maioria dos componentes de seus veículos, está prestes a dar um importante passo em direção à independência tecnológica. A marca chinesa lançará no mercado seu próprio sistema de assistência à condução no próximo dia 30 de março.
O lançamento do ADAS nativo (Advanced Driver Assistance System) reflete as ambições da BYD em se tornar líder mundial em direção inteligente. Com mais de 4.000 funcionários dedicados ao desenvolvimento dessa tecnologia e investimentos de US$ 14 bilhões, a empresa busca se destacar no setor. Para efeito de comparação, concorrentes como NIO e Xpeng empregam 1.000 e 1.500 colaboradores, respectivamente, no mesmo setor.
Nos próximos anos, a BYD planeja adotar a tecnologia de assistência à direção em todos os seus veículos com preço acima de US$ 42.000. Em modelos mais acessíveis, como Dolphin e Yuan Plus, o sistema será opcional. Até 2023, aproximadamente 57% dos carros vendidos pela marca já serão equipados com sistemas de direção inteligentes, que atualmente são adquiridos de fornecedores externos. Com a implementação do ADAS nativo, a BYD conseguirá economizar custos e tempo de desenvolvimento.

O primeiro veículo a contar com o ADAS próprio será o SUV N7 da linha de luxo Denza, fruto da parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz. O modelo já conta com um sistema de direção autônoma nível 2+, composto por 22 câmeras e radares. Em seu interior, possui um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, uma central multimídia de 17,3 polegadas com resolução 2.5K, tela para o passageiro de 10,25 polegadas e um Head-up display de 50 polegadas. Além disso, oferece uma iluminação ambiente com 128 cores.
Em termos de desempenho, o SUV Denza N7 pode ser equipado com um ou dois motores elétricos. Na primeira configuração, entrega uma potência de 312 cv e torque de 36,7 kgfm. Já na segunda configuração, possui uma potência de 530 cv e torque de 68,3 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Ambas as configurações contam com uma bateria de 91,3 kWh capaz de oferecer autonomia de até 700 km no ciclo CLTC.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.