A nova linha 2015 da Ram 1500, picape importada dos Estados Unidos e um dos modelos mais populares entre os veículos de grande porte, chegou ao Brasil com uma série de modificações interessantes. Entre as mudanças mais notáveis está a substituição do tradicional motor V8 por uma versão mais moderna e eficiente, além de alterações no design e na tecnologia de bordo. O apresentador Jorge Moraes, no programa Carona, diretamente do Texas, EUA, revelou todos os detalhes do modelo, que promete agradar quem busca mais desempenho, conforto e sofisticação.
A versão 2015 da Ram 1500 está disponível em duas opções de acabamento: a Laramie, com preço sugerido de R$ 540.990, e a versão mais equipada, Laramie Night Edition, que chega ao mercado por R$ 555.990. Com preços que colocam o modelo diretamente no topo da categoria de picapes grandes, a 1500 compete diretamente com gigantes como a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado.
Design e conforto
Uma das primeiras mudanças que chamam a atenção na nova Ram 1500 2015 é o visual. A picape ganhou uma nova grade frontal, que agora apresenta um design mais robusto e imponente, conferindo um ar de modernidade. O para-choque também foi redesenhado, melhorando não só a estética, mas também a funcionalidade e a aerodinâmica do veículo.
Por dentro, a cabine da 1500 foi aprimorada, destacando-se pela tecnologia de ponta. O painel de instrumentos agora é 100% digital, com uma tela de 12,3 polegadas, que exibe informações sobre o desempenho e status do veículo com gráficos e ícones. Já a central multimídia ficou ainda maior, com uma tela de impressionantes 14,5 polegadas, facilitando a navegação e o controle de funções como áudio, navegação e conectividade com smartphones.
Outro destaque da nova versão é o sistema de suspensão ativa a ar, que permite cinco ajustes diferentes. Isso garante maior conforto, adaptando a altura da picape de acordo com as condições da estrada e as necessidades do motorista. Essa tecnologia não só melhora a dirigibilidade, mas também oferece uma experiência de condução mais agradável, tanto em terrenos irregulares quanto em viagens longas.
O motor: do V8 ao 3.0 biturbo
A grande revolução, no entanto, está debaixo do capô. A Ram 1500 2015 abandona o tradicional motor V8 5.7 naturalmente aspirado, que há anos equipava as versões anteriores, para adotar um motor 3.0 biturbo com seis cilindros em linha. Essa mudança representa um grande salto em termos de eficiência e desempenho. O novo propulsor entrega 426 cv de potência, o que representa um aumento de 26 cv em relação ao motor V8 anterior. Além disso, o torque foi aprimorado, passando para 64,8 kgfm, um ganho significativo em relação à versão anterior, o que traduz em mais força e agilidade.
Esse motor mais compacto e eficiente oferece não apenas mais potência, mas também uma economia de combustível considerável. O novo propulsor, combinado com a câmbio automático de oito marchas e a tração integral (4×4), proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. Esse número coloca a Ram 1500 como a picape mais rápida à venda no Brasil, superando concorrentes diretas como a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado.
Com a troca do motor, a Ram 1500 se posiciona como uma opção mais eficiente para aqueles que buscam uma picape de grande porte, mas sem abrir mão do desempenho e da potência. Essa mudança também reflete a crescente busca por propulsores mais econômicos e que poluam menos, sem perder a robustez característica desse tipo de veículo.
Concorrência: BYD Shark e a picape híbrida
Enquanto a Ram 1500 está se tornando mais eficiente e potente com o novo motor, outras fabricantes estão se destacando no mercado de picapes com propostas híbridas e eletrificadas. Um bom exemplo é a BYD Shark, uma picape híbrida plug-in que também chegou ao Brasil recentemente e vem ganhando atenção. A BYD Shark é fabricada na China e traz uma abordagem mais sustentável e tecnológica, com um conjunto mecânico que combina um motor a combustão e dois motores elétricos.
Disponível por R$ 379.800, a picape conta com 437 cv de potência e 65 kgfm de torque. Seu sistema híbrido permite que a Shark acelere de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, o que é impressionante considerando seu motor híbrido. Um dos grandes atrativos do modelo é a possibilidade de rodar em modo 100% elétrico por até 100 km, o que pode ser um diferencial para quem utiliza o veículo em trajetos urbanos e deseja reduzir o consumo de combustível. Quando combinado com o motor a combustão, a autonomia total da Shark pode chegar a impressionantes 840 km.
Além disso, a caçamba da Shark tem capacidade para 1.200 litros, o que é bastante razoável para uma picape de seu porte, e suporta até 739 kg de carga. A picape também conta com tração 4×4 sob demanda, o que aumenta sua versatilidade em diferentes tipos de terreno.
Essa proposta híbrida é uma das tendências que estão surgindo no mercado de picapes, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes e, ao mesmo tempo, manter um bom nível de desempenho e versatilidade. A Ram 1500, por sua vez, está fazendo a transição para um motor mais eficiente, mas ainda não adota uma solução híbrida, o que pode ser um ponto a ser considerado pelos consumidores em busca de opções mais ecológicas.
Segurança e manutenção: a importância dos amortecedores
Em um segmento de veículos tão robustos e pesados como o das picapes, a segurança é uma questão fundamental. Durante o programa Carona, Jorge Moraes também abordou a importância de cuidar da manutenção preventiva, especialmente no que diz respeito aos amortecedores. Esses componentes desempenham um papel crucial na segurança do veículo, pois são responsáveis por controlar a oscilação das molas da suspensão, garantindo a estabilidade e o conforto durante a condução.
Com o tempo, os amortecedores perdem a eficiência, o que pode resultar em uma perda de controle do veículo e aumentar o risco de acidentes. Por isso, é essencial realizar a substituição dos amortecedores de acordo com a recomendação do fabricante, ou pelo menos fazer uma inspeção regular para verificar se há sinais de desgaste, como vazamentos de óleo ou danos nas coifas. Uma boa prática é realizar essa inspeção a cada 60 mil km rodados, principalmente se o veículo for utilizado em condições severas, como terrenos irregulares ou com alto índice de desgaste.
Manter os amortecedores em bom estado não só melhora a segurança, mas também contribui para a longevidade do veículo e para o conforto do motorista e dos passageiros. Por isso, é sempre recomendável realizar essa manutenção preventivamente, evitando que pequenos problemas se transformem em grandes complicações no futuro.
Conclusão
A nova Ram 1500 2015 representa uma evolução significativa em relação aos modelos anteriores, trazendo inovações no design, na tecnologia e principalmente no desempenho. A substituição do motor V8 pelo novo propulsor 3.0 biturbo é um dos maiores destaques, pois além de oferecer mais potência, também resulta em maior economia de combustível, algo muito importante no cenário atual. Com um preço elevado, o modelo se posiciona como uma opção de luxo dentro do segmento de picapes grandes, competindo diretamente com modelos como a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado.
Por outro lado, a crescente busca por alternativas híbridas e elétricas, como a BYD Shark, também demonstra que o mercado de picapes está em transformação. Modelos híbridos, como a Shark, oferecem uma combinação interessante de desempenho e sustentabilidade, tornando-se uma opção atraente para quem deseja um veículo de grande porte com menor impacto ambiental.
Com relação à manutenção, é essencial que os proprietários de picapes, como a Ram 1500, fiquem atentos aos cuidados com os amortecedores, garantindo a segurança e o bom funcionamento do veículo. Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador, a escolha da picape ideal envolve considerar não apenas o preço e a potência, mas também as necessidades de manutenção e a busca por alternativas mais sustentáveis.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.