A história automotiva é repleta de veículos que se destacaram, sendo considerados verdadeiros ícones revolucionários. Esses carros não apenas abriram novas categorias, mas também influenciaram profundamente o mercado, inspirando outras montadoras a criar modelos concorrentes. Vamos explorar cinco carros que chegaram ao Brasil e provocaram um impacto duradouro, permanecendo relevantes até hoje.
BYD Dolphin
Não há como começar esta lista sem mencionar o hatch elétrico da BYD. Recentemente introduzido no Brasil, o Dolphin chegou ao mercado com um preço inicial de R$ 150 mil, gerando um verdadeiro alvoroço na indústria automotiva. Ele demonstrou que os veículos elétricos, até então considerados caros, podiam ser mais acessíveis. Hoje, o Dolphin se destaca como um dos líderes no segmento de eletrificados. Atualmente, existem duas versões disponíveis: a GS, que custa R$ 159.800, e a Plus, que sai por R$ 184.800. A versão mais barata vem equipada com uma tela multimídia giratória e oferece uma autonomia de 291 km, enquanto a mais cara possui um motor de 204 cv, teto solar panorâmico e autonomia de 330 km, além de um consumo impressionante de 42,1 km/l na cidade.
Volkswagen Fusca
O Fusca é um ícone não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, o carro chegou ao Brasil na década de 1950, inicialmente importado e depois produzido localmente a partir de 1959. Em 1975, com a introdução do motor 1500, o modelo ganhou o apelido de “Fuscão” devido ao aumento de potência. Embora hoje esses 52 cv possam parecer modestos, o design arredondado e charmoso fez do Fusca um sucesso. Sua produção foi encerrada nos anos 1980, mas foi retomada entre 1994 e 1996 a pedido do ex-presidente Itamar Franco. O Fusca permanece como um símbolo cultural e um objeto de coleção.
Ford EcoSport
Os SUVs eram, até então, associados a um público mais elitizado, até a Ford lançar o EcoSport em 2003. Baseado no Fiesta, este modelo elevado rapidamente se tornou um sucesso, sendo produzido até 2021. O EcoSport ofereceu versões com motores que variavam de 1.0 Supercharger de 95 cv a um 2.0 com tração 4×4. O EcoSport abriu caminho para o fenômeno dos SUVs que conhecemos hoje, e seu principal rival, o Renault Duster, só apareceu em 2011, quando o modelo da Ford já estava solidamente estabelecido. Embora hoje tenha se tornado uma opção interessante no mercado de usados, recomenda-se cautela com as versões que utilizam o câmbio Powershift.
Hyundai HB20
Apesar da popularidade dos SUVs, os hatches compactos ainda dominam as vendas no Brasil. Desde seu lançamento em 2012, o Hyundai HB20 se destacou por sua inovação, especialmente com a introdução do motor 1.0 de três cilindros. Embora o Kia Picanto também tivesse esse motor, foi o HB20 que realmente popularizou essa configuração entre os brasileiros. O modelo trouxe recursos como central multimídia e câmbio automático a um hatch acessível. Atualmente, o HB20 está disponível com motor 1.0 aspirado de 80 cv ou 1.0 turbo de 120 cv, com preços variando de R$ 88.990 a R$ 122.990.
Fiat Toro
Um segmento em ascensão nos últimos anos é o de picapes, especialmente as de porte intermediário. A Fiat Toro, lançada em 2016, rapidamente se tornou uma das picapes mais vendidas do país. Muitos consumidores optam pela Toro por sua versatilidade, que combina a funcionalidade de uma picape com um tamanho mais compacto. O modelo se firmou como líder em seu segmento, oferecendo apenas motores turbo atualmente, sendo uma opção flex de 185 cv ou um motor diesel de 170 cv. Além disso, a Toro conta com tração 4×4 e preços que variam de R$ 149.990 a R$ 216.990.
Continue sua leitura: Você Sabe Qual é Os Melhores SUVs Híbridos? Veja!
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.