A Toyota Hilux, a indisputável líder global no segmento de caminhonetes médias, vem passando por melhorias substanciais nos últimos anos, especialmente após o lançamento da nova geração da Ford Ranger. No entanto, apesar das expectativas, a Toyota não planeja lançar uma versão de alto desempenho para rivalizar diretamente com a poderosa Ford Ranger Raptor.
Em entrevista à revista Drive, Tomoya Takahashi, o chefe da divisão esportiva Gazoo Racing da Toyota, deixou claro que não há planos para o desenvolvimento de uma Hilux ainda mais radical. A estratégia da marca japonesa é focar nas versões GR-Sport, que trazem modificações na suspensão e um discreto aumento de potência, exemplificado pelo modelo Hilux GR-Sport atualmente disponível.
Dentro da hierarquia de performance da Gazoo Racing, a Toyota possui três níveis distintos: os modelos GR-Sport, com melhorias mais leves; os modelos GR, que recebem modificações radicais como motores diferenciados e tração integral; e, por fim, os modelo GRMN, que são aperfeiçoados no lendário Nürburgring. Dado o forte DNA off-road da Hilux, é altamente improvável que a marca desenvolva uma versão GRMN para essa linha de caminhonetes.

Portanto, o topo da oferta da Toyota Hilux nesta geração será representado pela versão GR-Sport, que, embora ofereça ganhos de desempenho, não chegará ao nível esportivo e de potência da Ford Ranger Raptor. Essa caminhonete da Ford é equipada com um potente motor V6 biturbo a gasolina de 397 cv e 59,4 kgfm de torque, o que a torna a caminhonete mais rápida do mercado brasileiro, ao menos até a chegada da promissora BYD Shark.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.