O SUV médio Toyota Corolla Cross, lançado na Ásia em 2020, acaba de passar por uma renovação visual. O modelo foi apresentado na Tailândia, sendo este o primeiro mercado a receber a atualização. A fabricante japonesa não poupou esforços para deixar o veículo com um visual mais moderno e sofisticado, alterando significativamente a parte dianteira.
Uma das principais mudanças é a remoção da enorme grade dianteira, substituída por entradas de ar melhor integradas à carroceria. Com isso, o Corolla Cross ganhou uma aparência completamente nova, dando a impressão de ser um carro diferente. Além disso, o SUV recebeu também uma dose extra de tecnologia, com a adição de novos equipamentos.
A reestilização do Toyota Corolla Cross também deve chegar em breve ao Brasil, ainda neste ano. Nas fotos divulgadas, é possível notar que o modelo trocou a grade larga por uma nova proposta. Agora, pequenos buracos na parte da frente servem como entrada de ar para o motor, conferindo um visual mais limpo e elegante ao SUV. O para-choque manteve a segunda grade logo abaixo da placa, enquanto as peças verticais nas laterais estão maiores e realmente parecem uma passagem de ar, embora sejam apenas pedaços de plástico fechados.

Outra novidade é a adição de uma linha metálica que conecta os faróis, um elemento curioso e incomum. O conjunto ótico também passou por um redesenho interno, com a linha em LED para iluminação diurna passando pelo meio, uma assinatura já utilizada no Corolla Cross vendido em outras regiões. Agora, todas as versões do veículo contam com iluminação full-LED.
A parte traseira sofreu alterações mais sutis, com uma leve modificação nas lanternas de LED. No entanto, a principal mudança não é visível externamente: a Toyota reposicionou o abafador do escapamento, deixando-o menos aparente e acabando com uma das principais críticas ao veículo, que ganhou o apelido de “marmita”. Algumas versões também ganharam novas rodas de liga leve de 18 polegadas.
No interior, a fabricante aproveitou para adicionar uma série de equipamentos, ciente de que o SUV estava ficando desatualizado em relação aos concorrentes. Na Ásia, o Corolla Cross passará a contar com freio de estacionamento eletrônico de série, substituindo o freio de pé. Além disso, todas as versões terão alerta de tráfego cruzado e monitor de ponto cego. O destaque fica por conta da nova central multimídia de 10,1 polegadas, que conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
A versão topo de linha também recebeu um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, enquanto as demais continuarão utilizando uma tela de 7 polegadas no centro do cluster, acompanhada por dois contadores analógicos nas laterais. Na Ásia, algumas versões adicionam controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Em relação à motorização, a Toyota não realizou alterações no sistema híbrido na Tailândia. Portanto, o Corolla Cross continuará utilizando o motor 1.8 eletrificado, com potência combinada de 122 cv, o mesmo utilizado no SUV médio no Brasil. No entanto, há uma diferença em relação ao modelo nacional: na Tailândia, o carro também conta com uma opção não-híbrida, equipada com um motor 1.8 de 140 cv, ao invés do motor 2.0 de 177 cv utilizado aqui.
A Toyota já anunciou um investimento de R$ 61,8 milhões para reestilizar o Corolla Cross. Além disso, a fabricante também confirmou um aporte de R$ 1,63 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP), onde será produzido o inédito Yaris Cross. A data exata de lançamento do Corolla Cross reestilizado ainda não foi divulgada pela empresa, mas é esperada para ocorrer ainda este ano.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.