A Toyota do Brasil alcançou um marco importante em sua história: ultrapassou a marca de 3 milhões de veículos produzidos no país. A unidade que simboliza esse feito é o Corolla Cross híbrido flex, fabricado em Sorocaba (SP). Lançado em 2021, o SUV médio representa o avanço da marca na produção local de veículos eletrificados com tecnologia flexível a etanol e gasolina.
O número expressivo reforça a consolidação da Toyota no Brasil, onde a montadora japonesa mantém operações desde 1958. Ao longo dessas décadas, modelos icônicos como o Bandeirante, o sedã Corolla e o compacto Etios marcaram diferentes fases da trajetória da empresa no país.
Início da produção com o utilitário Bandeirante
A história da Toyota no Brasil começou com o utilitário Bandeirante, montado na primeira fábrica da marca fora do Japão. Inspirado no Land Cruiser FJ-251, o modelo foi produzido por mais de 40 anos e teve mais de 100 mil unidades fabricadas. Robusto e confiável, o Bandeirante se tornou símbolo de durabilidade, principalmente em aplicações rurais e militares.
Corolla: do pioneirismo à liderança
O grande salto da Toyota no mercado brasileiro veio com o início da produção do Corolla nacional, em 1998. Com um investimento de US$ 150 milhões, a montadora inaugurou sua planta em Indaiatuba (SP) para fabricar o sedã médio. Inicialmente baseado na versão asiática, o modelo conquistou o consumidor com confiabilidade, conforto e baixo custo de manutenção.

Em 2002, a Toyota lançou a geração conhecida como “Brad Pitt”, em referência ao comercial estrelado pelo ator. Essa versão ajudou o Corolla a superar o então líder de mercado, o Chevrolet Vectra. Já em 2008, a terceira geração nacional trouxe design renovado, mais tecnologia e maior refinamento para competir com o crescente sucesso do Honda Civic.
Veja também: Toyota GR Corolla 2025 surpreende com câmbio automático e corte de versão no Brasil
Etios: entrada no segmento de compactos
Em 2012, a Toyota diversificou sua atuação no Brasil com o lançamento do Etios, primeiro modelo da marca no segmento de compactos. Desenvolvido para mercados emergentes, o Etios foi produzido nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz (SP), e inaugurou a produção de motores 1.3 e 1.5 flex no país.

Apesar de críticas ao visual e ao painel de instrumentos centralizado, o modelo ganhou espaço no mercado com o tempo. A Toyota também investiu em melhorias no acabamento e na motorização, além de oferecer versões com câmbio automático a partir de 2016.
Nova geração do Corolla e estreia do Yaris
Para a linha 2015, o Corolla passou por uma grande renovação, adotando visual mais sofisticado inspirado no modelo europeu e asiático. O câmbio CVT substituiu a antiga transmissão de quatro marchas, proporcionando melhor desempenho e consumo.

Já em 2018, a marca lançou o Yaris hatch e sedã, posicionado entre o Etios e o Corolla. Com design moderno, maior conforto e câmbio CVT de série, o modelo buscava atrair consumidores que desejavam um compacto mais refinado. No final de 2024, o Yaris hatch passou a ser fabricado apenas para exportação, abrindo espaço para o novo Yaris Cross.
Inovação com o Corolla híbrido flex
A Toyota foi pioneira ao lançar, em 2020, o primeiro carro híbrido flex do mundo: o Corolla híbrido. O modelo combina motor elétrico com motor a combustão capaz de rodar com etanol ou gasolina, ampliando as possibilidades de economia e sustentabilidade.

Além da motorização inovadora, a nova geração do sedã trouxe injeção direta, suspensão traseira independente e um câmbio CVT com marcha física inicial, tornando o Corolla ainda mais competitivo no segmento.
Corolla Cross amplia a linha de sucesso
Em 2021, a Toyota expandiu a família Corolla com o lançamento do Corolla Cross, um SUV médio com motorização híbrida ou a combustão. Produzido em Sorocaba (SP), o modelo apresenta dimensões robustas e visual alinhado ao gosto dos brasileiros. Desde sua chegada, o Corolla Cross vem se consolidando como uma das principais apostas da marca no segmento de SUVs.

Apesar de algumas críticas à suspensão traseira por eixo de torção e ao entre-eixos menor em relação ao sedã, o modelo se destaca pelo bom conjunto mecânico, tecnologia embarcada e posição elevada de dirigir.
Investimento de R$ 11,5 bilhões para o futuro
O marco de 3 milhões de carros produzidos no Brasil ocorre em um momento de forte expansão da Toyota no país. A montadora anunciou recentemente um novo ciclo de investimentos de R$ 11,5 bilhões, o maior da sua história no mercado brasileiro.
O aporte será destinado à construção de uma nova fábrica em Sorocaba, ampliação da produção de motores e veículos e desenvolvimento de novos modelos híbridos flex, como o Yaris Cross. A empresa também planeja modernizar sua linha de produção para fortalecer ainda mais a sustentabilidade de seus produtos e processos.
Toyota no Brasil: 66 anos de evolução e liderança
Com mais de seis décadas de presença no Brasil, a Toyota se consolidou como uma das marcas mais respeitadas do setor automotivo. A produção de 3 milhões de veículos é resultado de uma trajetória marcada por inovação, qualidade e forte conexão com o consumidor brasileiro.
A aposta em tecnologias limpas, como o sistema híbrido flex, e o investimento em fábricas modernas reforçam o compromisso da marca com o futuro da mobilidade no país. O Corolla Cross híbrido, símbolo desse marco, representa não apenas o sucesso passado, mas o caminho que a Toyota pretende trilhar nas próximas décadas.
Se você gosta de acompanhar as principais novidades do setor automotivo, não deixe de continuar visitando nosso site. Aqui você encontra notícias atualizadas, análises detalhadas, lançamentos, comparativos e tudo o que está movimentando o mundo dos carros e motos no Brasil e no exterior. Fique ligado para não perder nenhuma novidade da Toyota e de outras montadoras que estão transformando a mobilidade com inovação e tecnologia.

Redator online do IPVA Consulta, está concluindo o ensino médio. Produz conteúdos informativos e relevantes sobre impostos, documentação e obrigações veiculares, sempre com foco em facilitar a vida do motorista. Interessado em aprender cada vez mais, busca transformar informações técnicas em textos simples e úteis para o dia a dia de quem lida com o IPVA e outros temas do universo automotivo.