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Será que vale a pena investir no SUV mais barato do Brasil? Descubra tudo sobre o Citroën Basalt!

Se você está buscando um SUV acessível, com bom custo-benefício e recursos interessantes, pode estar de olho no Citroën Basalt. Este modelo chegou ao mercado brasileiro como o SUV mais barato do país, custando pouco mais de R$ 91 mil. Mas, será que ele realmente entrega tudo o que promete? Neste post, vamos explorar todos os detalhes sobre o Citroën Basalt, avaliando desde seu design até a performance, segurança e preço, para ajudar você a decidir se vale a pena apostar neste modelo em 2025.

Citroën Basalt.
Citroën Basalt.

Citroën Basalt: O SUV mais barato do Brasil

Lançado no final do ano passado, o Citroën Basalt conquistou a atenção de quem procura um SUV com bom custo-benefício. Com preços a partir de R$ 91.990, ele se posiciona como a opção mais acessível para quem deseja um modelo do segmento SUV, sem abrir mão de alguns recursos de qualidade. Apesar de sua chegada tímida, com 2.320 unidades vendidas entre agosto e dezembro de 2024, o Basalt tem algumas características que merecem uma análise mais aprofundada.

Design e Plataforma

O Citroën Basalt apresenta um design moderno e dinâmico, alinhado com as tendências atuais do mercado de SUVs. Construído sobre a plataforma CMP do Grupo Stellantis (a mesma usada no novo Citroën C3 e em modelos como o Peugeot 208 e o Fiat Argo), o Basalt promete um bom equilíbrio entre conforto e desempenho. No entanto, é importante destacar que o seu visual, embora atraente, não é o único fator a ser considerado ao escolher o modelo ideal.

Motorização: Escolha entre 1.0 aspirado ou 1.0 Turbo

O Citroën Basalt oferece duas opções de motorização: uma versão com motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual, e uma versão mais potente, com motor 1.0 turbo T200 de 130 cv e câmbio CVT. A primeira opção é uma escolha mais econômica e eficiente, mas talvez não seja a mais adequada para quem busca desempenho em um SUV. A versão com motor 1.0 aspirado de 75 cv, apesar de ser boa em carros mais leves, pode não ser suficiente para um SUV que pesa cerca de 20 quilos a mais.

Já a versão com motor 1.0 turbo T200 oferece um desempenho consideravelmente melhor, com uma arrancada mais ágil e maior potência, ideal para quem não abre mão de uma condução mais dinâmica. O motor turbo entrega uma média de 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, com etanol, posicionando o Basalt entre os SUVs mais econômicos da categoria. Com isso, ele se alinha com modelos como o Fiat Pulse, Fastback, Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.

Traseira do Citroën Basalt.
Traseira do Citroën Basalt.

Desempenho e Conforto: O que dizem os proprietários

Os proprietários do Citroën Basalt têm elogiado a sua suspensão, que foi ajustada para enfrentar as ruas irregulares com mais conforto. Um dos pontos destacados por usuários é a agilidade do carro tanto em ambientes urbanos quanto nas estradas, proporcionando uma condução confortável e sem grandes surpresas.

A opinião de um proprietário na seção “Opinião do Dono” do site Carros da Web destaca o excelente desempenho do modelo com o motor turbo, que é descrito como surpreendente para um SUV dessa faixa de preço. A condução do Basalt é considerada ágil e confortável, um fator importante para quem pretende utilizar o carro tanto em trajetos curtos quanto longas viagens.

Segurança: Avaliação positiva e mais proteção para o motorista

A segurança é um ponto fundamental quando se trata de qualquer carro, e o Citroën Basalt parece ter ouvido as críticas que a marca recebeu em relação a modelos anteriores. O Basalt recebeu uma avaliação de 4 estrelas no Bharat NCAP, um órgão de segurança veicular na Índia. No teste de colisão lateral, o modelo obteve a pontuação máxima de 16 pontos, o que reflete a qualidade de sua estrutura de segurança. Vale lembrar que a estrutura do modelo brasileiro é a mesma da versão indiana, o que traz mais confiabilidade à avaliação.

Além disso, o Basalt vem equipado com uma série de itens de segurança, como controles de tração e estabilidade, além de airbags e sistemas de frenagem avançados, que contribuem para o bem-estar de quem dirige e dos passageiros.

Equipamentos de série: Conforto e tecnologia

O Citroën Basalt não decepciona no quesito equipamentos. Mesmo nas versões intermediárias, ele oferece uma série de itens que competem de igual para igual com modelos mais caros do mercado. A versão intermediária do Basalt vem equipada com direção elétrica com regulagem de altura da coluna, ar-condicionado automático, uma multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos em tela de 7 polegadas, bancos com regulagem de altura, câmera de ré, rodas de 16 polegadas com pneus 205/60, luzes diurnas em LEDs, retrovisores elétricos, entre outros.

Esses recursos tornam o modelo não apenas competitivo, mas também confortável e fácil de dirigir, com tecnologia de ponta à disposição do motorista e passageiros. A multimídia, por exemplo, é uma ótima opção para quem valoriza a conectividade, oferecendo integração sem fio com os smartphones, facilitando o acesso a aplicativos e outras funcionalidades enquanto dirige.

Preços e Versões

O Citroën Basalt está disponível em diferentes versões, com preços a partir de R$ 91.990. As versões e seus respectivos preços são os seguintes:

  • Fell – R$ 91.990
  • Fell Turbo – R$ 99.990
  • Shine – R$ 105.900

Esses preços colocam o Basalt como uma das opções mais acessíveis no segmento de SUVs no Brasil, especialmente considerando os recursos e a motorização oferecidos.

Conclusão: Vale a pena comprar o Citroën Basalt?

O Citroën Basalt surge como uma excelente opção para quem deseja um SUV de entrada sem abrir mão de recursos de segurança, conforto e desempenho razoável. Seu preço é competitivo, e ele oferece uma boa combinação de tecnologia e itens de série, o que o torna uma alternativa atraente para quem está de olho no mercado de SUVs mais acessíveis. No entanto, a versão com motor 1.0 Firefly de 75 cv pode não ser a melhor opção para quem busca um desempenho mais robusto, sendo mais recomendada a versão com o motor turbo T200.

Se o seu objetivo é adquirir um SUV de baixo custo de manutenção, com bom consumo de combustível e um nível razoável de desempenho, o Citroën Basalt pode ser a escolha certa para você.

Lateral do Citroën Basalt.
Lateral do Citroën Basalt.

Agora, queremos saber a sua opinião! O que você acha do Citroën Basalt? Teria um desses na sua garagem? Compartilhe suas impressões nos comentários e vamos continuar essa conversa!

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