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Stellantis surpreende com investimento bilionário e novos motores híbridos!

A indústria automotiva está passando por uma das maiores transformações de sua história, e a Stellantis quer estar na dianteira dessa revolução. Com um investimento massivo de R$ 32 bilhões até 2030, a montadora está acelerando sua estratégia para eletrificação e desenvolvimento de novas tecnologias híbridas, trazendo um novo fôlego ao setor.

Além da ampliação da produção de motores, a Stellantis anunciou a criação de um moderno centro de desenvolvimento e a contratação de 400 engenheiros altamente especializados. Mas isso é só o começo: a empresa também confirmou a abertura de 1.500 novas vagas no Brasil, consolidando o país como um pilar fundamental para sua estratégia global de inovação.

Com uma abordagem ousada e uma aposta certeira na eletrificação, a Stellantis promete revolucionar o mercado automotivo brasileiro e sul-americano. Saiba todos os detalhes dessa grande transformação e o que esperar dos próximos lançamentos híbridos e elétricos!

Stellantis vai produzir mais motores Híbridos.
Foto: Divulgação

Novo Centro de Desenvolvimento

A grande novidade é a inauguração do TechMobility – Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex. O espaço será essencial para a pesquisa e desenvolvimento de sistemas de eletrificação de baixa e alta voltagem. Este avanço faz parte do plano de investimentos de R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, que visa impulsionar a produção de veículos eletrificados e tecnologicamente avançados no Brasil e na América do Sul.

Além disso, a Stellantis confirmou a abertura de 1.500 novas vagas no Brasil, fortalecendo sua atuação na região e ampliando a capacidade produtiva para atender à demanda crescente por veículos eletrificados. Isso demonstra não apenas a confiança da empresa no mercado nacional, mas também sua intenção de transformar o Brasil em um polo estratégico para a produção de motores híbridos e, futuramente, elétricos.

Tecnologia Bio-Hybrid Ganha Força

Um dos grandes focos desse investimento é a expansão da tecnologia Bio-Hybrid. Essa solução inovadora já está em produção na fábrica de Betim (MG) e estreou nos SUVs Pulse e Fastback, equipados com motor 1.0 T200. O objetivo da Stellantis é que, até 2030, pelo menos 20% da sua linha de produtos conte com alguma forma de eletrificação.

O sistema híbrido BSG (Belt Starter Generator), conhecido como híbrido-leve (MHEV), utiliza um pequeno gerador elétrico que também funciona como alternador, armazenando energia em uma bateria auxiliar de menos de 1 kWh. Esse sistema melhora a eficiência em momentos de maior demanda, como arrancadas e baixas rotações, proporcionando economia de combustível entre 10% e 20%.

Com a chegada da tecnologia híbrida, espera-se uma significativa redução de emissões de CO2. A Stellantis também planeja otimizar o desempenho dos motores flex, permitindo que funcionem de forma mais eficiente com etanol, um combustível renovável amplamente utilizado no Brasil.

Stellantis vai produzir mais motores Híbridos.
Foto: Divulgação

Expansão para Novos Modelos

A Stellantis pretende adotar essa tecnologia em mais modelos compactos equipados com o motor 1.0 T200. Isso inclui veículos como os novos Peugeot 208 e 2008, a linha C-Cubed da Citroën (C3, Basalt e Aircross) e o futuro substituto dos modelos Argo e Mobi, que terá inspiração no Grande Panda europeu.

A ampliação dos híbridos flex é uma estratégia para garantir um portfólio variado e atrativo para os consumidores brasileiros, que ainda valorizam o custo-benefício dos motores a combustão, mas começam a se interessar pelos benefícios da eletrificação.

O próximo passo será a eletrificação dos modelos produzidos na fábrica de Goiana (PE), que utilizam motor 1.3 T270. Eles contarão com um sistema híbrido de 48V, mais robusto, capaz de auxiliar na tracionação das rodas em situações específicas, embora não seja um híbrido completo como os encontrados em concorrentes como o Toyota Corolla Cross e o GWM Haval H6.

Na Europa, essa tecnologia já é utilizada na atual geração do Jeep Compass. O SUV europeu conta com motor 1.5 GSE, da mesma família dos motores 1.0 e 1.3 fabricados no Brasil, oferecendo 130 cv e um motor elétrico auxiliar de 48V com 20 cv adicionais.

Stellantis vai produzir mais motores Híbridos.
Foto: Divulgação

Caminho para os Elétricos

O grande investimento da Stellantis também abre caminho para a produção de veículos 100% elétricos no Brasil. Entre os modelos previstos para o futuro estão o Novo Grande Panda EV, o Citroën e-C3 e os veículos da Leapmotor.

A Leapmotor é uma marca chinesa que recentemente firmou parceria com a Stellantis. Seus modelos serão testados no Stellantis Tech Center South America e devem estrear em breve no mercado brasileiro.

A chegada dos elétricos será um divisor de águas para a montadora, pois representa um novo capítulo na história da mobilidade no país. A tecnologia elétrica ainda enfrenta desafios como infraestrutura de recarga e custo elevado, mas avanços nesse sentido estão sendo trabalhados para tornar essa transição mais acessível.

Metas de Sustentabilidade

A investida da Stellantis também visa atender às exigências do programa Proconve L8. As novas regras ambientais entrarão em vigor de forma escalonada em 2025, 2027 e 2029. As metas de emissão serão avaliadas pela média de toda a frota de veículos flex de uma montadora, e não mais por modelo individualmente.

Com esse movimento estratégico, a Stellantis se posiciona na vanguarda da mobilidade sustentável, garantindo uma linha de produtos mais eficiente e alinhada com o futuro da indústria automotiva.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade também inclui a busca por materiais recicláveis e processos produtivos mais limpos, reduzindo o impacto ambiental da cadeia de produção automotiva.

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