Pular para o conteúdo

Saveiro dispara nas vendas e BYD Shark decepciona: As picapes mais vendidas de novembro 2024!

O mercado de picapes no Brasil registrou um crescimento significativo de 16,3% em novembro de 2024, se comparado com o mesmo período de 2023. Segundo dados da Fenabrave, foram emplacadas 41.752 unidades, representando 17,3% de todos os veículos vendidos no país. No entanto, quando comparado com outubro de 2024, o segmento apresentou uma queda de quase 12%, o que pode ser explicado pela diferença no número de dias úteis entre os dois meses.

Entre os principais modelos, algumas surpresas chamaram a atenção, com a VW Saveiro alcançando um crescimento impressionante, enquanto a nova BYD Shark, que chegou ao mercado como uma promessa, não conseguiu decolar.

Picapes Compactas: Saveiro surpreende e Fiat Strada perde força

O segmento de picapes compactas continua sendo dominado pela Fiat Strada, que, apesar de ver uma queda nas vendas em novembro (12.361 unidades), manteve-se na liderança com uma participação de 67,04%. A queda foi de 15,57% em relação a outubro, mas, em comparação com novembro de 2023, a Strada teve uma leve alta de 7,32%.

VW Saveiro 2024.
VW Saveiro 2024.

Em segundo lugar, a VW Saveiro se destacou com um aumento de mais de 96% nas vendas, somando 6.076 unidades em novembro. Este foi o melhor desempenho da Saveiro desde março de 2015. O crescimento da Saveiro indica que a picape está voltando a conquistar o público, superando até mesmo modelos mais novos e com mais recursos.

O pódio das picapes compactas é completado pela Chevrolet Montana, que teve 2.082 unidades emplacadas em novembro, mas a liderança da Fiat Toro nas picapes intermediárias também merece destaque. Com 4.586 unidades, a Toro continua a dominar o segmento, superando a concorrência, incluindo a Chevrolet Montana (2.082) e a Ram Rampage (1.716), que se manteve em terceiro lugar. Mesmo com um aumento superior a 100% nas vendas da Ford Maverick (325 unidades), o modelo ainda está distante da Renault Oroch, que emplacou 1.090 unidades.

Picapes Intermediárias: Fiat Toro segue na liderança, mas a concorrência aperta

O mercado das picapes intermediárias é liderado pela Fiat Toro, que manteve a posição de destaque com 4.586 unidades emplacadas em novembro, uma queda de 15,67% em relação ao mês anterior, mas com uma alta de 3,80% quando comparado a novembro de 2023. A Toro ainda domina o mercado, mas a concorrência tem se aproximado, especialmente a Chevrolet Montana e a Ram Rampage, que, apesar da queda nas vendas, continuam disputando os primeiros lugares.

Fiat Toro 2025 vermelho em fundo preto
Foto: Reprodução/Fiat

A Chevrolet Montana registrou 2.082 unidades em novembro, uma queda de 26,61% em relação a outubro, enquanto a Ram Rampage vendeu 1.716 unidades, uma queda de 27,59%. Mesmo assim, a Rampage continua sendo uma das opções mais procuradas pelos consumidores.

A Renault Oroch, por sua vez, também manteve uma boa performance, com 1.090 unidades emplacadas, o que representou um aumento de 22,33% em relação ao mesmo período de 2023. Já a Ford Maverick, mesmo com um crescimento impressionante de 104,40% em relação a novembro de 2023, ainda tem um longo caminho para se aproximar das picapes mais tradicionais do mercado.

Picapes Médias: Hilux e Ranger na disputa acirrada

O mercado de picapes médias tem visto uma disputa acirrada entre a Toyota Hilux e a Ford Ranger. A Hilux, com 3.828 unidades emplacadas, ainda lidera, mas a diferença para a Ranger tem diminuído. A Ford Ranger registrou 3.318 unidades, uma queda de 13,07% em relação a outubro, mas um crescimento impressionante de 54,97% em comparação com 2023.

Toyota Hilux.
Toyota Hilux.

Outro modelo que merece destaque é a Chevrolet S10, que alcançou 2.747 unidades, o melhor resultado de 2024. A picape da Chevrolet se mantém como uma das preferidas pelos consumidores, sendo uma opção de peso para aqueles que buscam uma picape de médio porte.

A Fiat Titano também se destacou em novembro, com 966 unidades, seu melhor desempenho desde o lançamento. A Mitsubishi L200, que agora é substituída pela nova Triton, emplacou 950 unidades, mantendo-se entre os principais modelos do segmento.

Por outro lado, a VW Amarok perdeu força nas últimas semanas, registrando apenas 836 unidades, uma queda de 26,73% em relação ao mês anterior. A novidade no mercado, a BYD Shark, ainda não conseguiu emplacar no segmento de picapes médias, com apenas 49 unidades vendidas em novembro. Isso levanta questões sobre a estratégia de precificação da marca, que pode ter impactado negativamente as vendas do modelo.

Picapes Grandes: Ram 2500 mantém liderança, mas Ford F150 cresce consideravelmente

No segmento das picapes grandes, a Ram 2500 se manteve na liderança com 145 unidades emplacadas em novembro, uma queda de 32,24% em relação a outubro, mas um crescimento de 16,94% em comparação com 2023. A Ford F150, por sua vez, teve um desempenho excepcional, com 109 unidades emplacadas, um aumento de 159,52% em relação ao mês anterior. Esse crescimento pode ser atribuído ao apelo do modelo entre os consumidores que buscam picapes grandes e potentes.

Ram 2500 na diagonal.
Ram 2500

A Ram 3500 também se manteve entre as preferidas, com 103 unidades emplacadas, uma queda de 35,63% em relação ao mês anterior, mas ainda uma opção relevante para aqueles que buscam uma picape robusta.

A Chevrolet Silverado, que já figurou entre as principais picapes grandes do mercado, teve um desempenho abaixo das expectativas em novembro, com apenas 59 unidades vendidas. Sem a importação oficial de modelos como a GMC Sierra, o mercado de picapes grandes parece ter se concentrado em poucas opções, com a Ram liderando com folga.

Desempenho geral: mercado de picapes segue em alta, mas com desafios

Em resumo, o mercado de picapes no Brasil segue apresentando bons resultados, com crescimento geral de 16,3% em comparação com 2023. No entanto, o mês de novembro mostrou que nem todas as marcas conseguem sustentar a mesma trajetória de sucesso. A Fiat Strada e a VW Saveiro são exemplos de modelos que se destacaram, mas a BYD Shark, que esperava conquistar o mercado, ainda enfrenta dificuldades para ganhar tração.

Além disso, o segmento das picapes médias e grandes também apresenta uma disputa acirrada, com modelos tradicionais como a Toyota Hilux e a Ford Ranger se destacando, enquanto novas opções ainda tentam encontrar seu espaço.

O mercado de picapes segue em expansão, mas a questão da precificação, alinhamento de expectativas e a presença de marcas consagradas continuam sendo fatores determinantes para o sucesso de qualquer modelo. Resta saber como as marcas irão reagir diante dessa concorrência crescente e das mudanças no comportamento dos consumidores.

Leia Também: Veja a Retrospectiva Dos Melhores Carros de 2024!

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *