Com tantas opções disponíveis no mercado de SUVs, pode ser difícil encontrar um modelo que atenda a todas as suas necessidades. No entanto, se você está em busca de um veículo robusto, a resposta tem sido sempre a mesma: Renault Duster. Mas será que esse modelo, que recebeu melhorias recentes, ainda é uma boa opção? Vamos analisar os pontos negativos que podem influenciar sua decisão de compra.
O Renault Duster está presente no mercado brasileiro desde 2011 e ao longo dos anos a marca tem introduzido diversas novidades nesse SUV. Uma delas foi a melhoria no acabamento, embora ele continue sendo um modelo robusto. No entanto, ainda é possível notar o uso extensivo de plásticos duros no painel e em outras superfícies, o que afeta sua durabilidade e pode gerar ruídos incômodos durante a viagem.
Outro ponto negativo é o isolamento acústico da cabine, que não é tão eficiente quanto em outros concorrentes. Isso significa que você pode ouvir mais facilmente o ruído do motor, dos pneus e do vento durante suas viagens.
A ergonomia também deixou a desejar no Duster anteriormente. Alguns comandos e a tela da central multimídia estavam mal posicionados, o que dava a impressão de que tudo estava fora do lugar. A Renault fez algumas melhorias nesse aspecto, mas ainda existem detalhes que merecem atenção, como os comandos do rádio atrás do volante e o ajuste dos retrovisores no painel em vez de estarem na porta do motorista.
Os preços do Renault Duster começam em R$ 122.000 para a versão com motor 1.6 e câmbio manual. A fórmula de sucesso desse SUV sempre foi oferecer robustez e um ótimo custo-benefício, sendo uma opção mais acessível nesse segmento cada vez mais luxuoso. No entanto, a marca não manteve seu carro muito abaixo dos concorrentes em relação aos preços, o que torna a faixa de preço atual menos interessante.
A linha do Duster inclui a versão Intense Plus por R$ 122.290, que ainda vem com câmbio manual. Para ter o câmbio CVT, é preciso optar pela versão Iconic Plus por R$ 131.190. Já a configuração Iconic Plus 1.3 Turbo, a topo de linha, é vendida por R$ 153.890.

É importante ressaltar que quase todas as versões do Duster ainda utilizam o motor 1.6 aspirado, enquanto a concorrência já oferece propulsores mais modernos e eficientes. Isso coloca o modelo da Renault em desvantagem quando se trata de desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,4 segundos na versão manual e 12 segundos com o câmbio automático, enquanto modelos com motores turbo conseguem atingir essa velocidade em tempos menores.
O consumo também é um ponto negativo no Duster, mesmo com as tentativas recentes da marca de melhorar esse aspecto. O modelo manual apresenta médias urbanas de 8,1 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina), enquanto o modelo com câmbio CVT faz 7,2 km/l (etanol) e 10,5 km/l (gasolina) na cidade. Os motores turbinados da concorrência oferecem uma eficiência maior nesse quesito.
Outro detalhe a ser considerado é a falta de porta-objetos no interior do Duster. Em um segmento em que os carros costumam priorizar esse aspecto para agradar às famílias, o SUV da Renault deixa a desejar nesse sentido.
Apesar desses pontos negativos, o Renault Duster ainda é uma opção a ser considerada por quem busca um SUV robusto, espaçoso e com bom custo-benefício. As mudanças recentes, como a adição de 6 airbags em todas as versões, são aspectos positivos a se destacar. No entanto, é importante levar em conta os pontos mencionados antes de tomar sua decisão final.

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.
Tenho uma Duster 2013 2.0 manual 6 marchas, a melhor versão de todas, o resto é resto! Sou engenheiro e eletromecânico
Comentário maldoso o veículo está desde 2011 no mercado, e durável sim, manutenção barata, tem ótimo valor de revenda, dificilmente quebra, bom ângulo de ataque sobre o solo. Se fosse ruim não teria toda a polícia de São Paulo e um monte do Brasil usando o carro.