Os SUVs médios estão sempre em constante evolução, buscando oferecer aos consumidores o que há de melhor em termos de tecnologia, design e desempenho. E dessa vez não foi diferente. O Toyota Corolla Cross 2025 passou por uma pequena mudança de motor e uma alteração completa no design externo e interno. Já o Caoa Chery Tiggo 7 Pro, desde o último comparativo realizado em 2022, ganhou o sobrenome Max Drive, com a adoção de tecnologias de auxílio à condução e ainda ficou mais barato.
No entanto, o Jeep Compass não teve grandes mudanças, permanecendo praticamente o mesmo. Apesar disso, continua sendo o SUV mais vendido do Brasil. Diante disso, decidimos convocar os três modelos para um novo confronto: qual deles merece a preferência do consumidor?
O Toyota Corolla Cross recebeu seu primeiro facelift para a linha 2025. Com isso, ele ficou irreconhecível na dianteira ao adotar um novo conjunto óptico mais afilado, com uma assinatura de LED no meio da peça. Além disso, o para-choque frontal também foi renovado, com entradas de ar laterais maiores. A grade em preto foi substituída por uma textura em forma de colmeia diretamente na carroceria.
Na lateral, uma das diferenças do SUV da Toyota são as rodas, que possuem um novo desenho, e um aplique prateado na parte superior dos vidros, que começa na coluna dianteira e se estende até a traseira. Essa solução proporciona uma sensação de amplitude, dando a impressão de que o SUV é maior do que realmente é.
No entanto, é importante ressaltar que o Corolla Cross oferece o menor espaço interno entre os três modelos comparados. O espaço para pernas tanto na primeira fileira quanto na segunda é mais limitado em comparação com os rivais. O Toyota oferece 96 cm na dianteira e 87 cm na traseira, enquanto o Tiggo entrega 97,5 cm e 97 cm, respectivamente, e o Compass oferece 99,5 cm e 90 cm.
Apesar disso, se o Corolla Cross perde no quesito espaço, ele se destaca pelo seu consumo de combustível mais econômico. A versão XRX, topo de linha avaliada, é equipada com um motor 2.0 aspirado com injeção direta e indireta, que passou por algumas modificações para atender aos novos limites de emissões impostos pela legislação. Agora, ele conta com 175 cv (gasolina) e 167 cv (etanol), além de 20,8 kgfm de torque. O modelo também mantém o câmbio CVT de dez marchas. A Toyota afirma que fez modificações aerodinâmicas para que a mudança no motor não afetasse o desempenho nem o consumo. E os resultados são positivos: registraram-se médias de consumo com gasolina de 12,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.
Por sua vez, o Chery Tiggo 7 Pro apresenta médias de consumo de 10,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Já o Jeep Compass é o menos econômico, com médias de 9,6 km/l e 12,8 km/l, respectivamente.
Em relação ao desempenho, o Corolla Cross tem um motor mais fraco em comparação com os rivais. Com 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque, ele apresenta um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 10,3 segundos. Enquanto isso, o Compass equipado com o motor 1.3 turbo (185 cv/27,5 kgfm) cumpre essa mesma aceleração em 9,9 segundos. Já o Tiggo 7 é o mais rápido, acelerando em 8,6 segundos graças ao seu motor 1.6 turbo, que é o mais potente do trio, com 187 cv e 28 kgfm.
Outro aspecto importante a ser considerado é a vida a bordo dos SUVs. O Corolla Cross é o único do comparativo que possui suspensão traseira por eixo de torção, enquanto o Compass e o Tiggo 7 Pro utilizam um conjunto multilink. Embora o sistema independente seja mais eficiente na manutenção do contato das rodas com o piso, não podemos negar que todos os três modelos possuem sistemas de suspensão que priorizam o conforto.
Em termos de ergonomia, os três modelos são elogiáveis. Todos possuem regulagem de altura dos bancos e ajuste tanto em altura quanto em profundidade do volante. No entanto, apenas o Corolla Cross e o Tiggo 7 oferecem uma regulagem milimétrica, graças ao ajuste elétrico do banco do motorista.
Quanto à conectividade, o Corolla Cross melhorou nesse aspecto, oferecendo agora a mesma central multimídia do sedã, com tela de 9 polegadas e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o modelo também conta com carregamento do celular por indução. Já o Compass, na linha 2025, recebeu o quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas (disponível a partir da versão Longitude) e possui conexão com smartphones sem fio, mas não possui carregamento por indução nessa versão. Por sua vez, o Tiggo 7 Pro oferece a multimídia com a maior tela, de 10,25 polegadas. A conexão com os celulares é apenas por cabo, mas a operação das funções é intuitiva. Além disso, o modelo possui carregador por indução elegantemente disposto no console central elevado. O quadro de instrumentos também é digital, com tela de 12,3 polegadas.
Por fim, vamos analisar o custo/benefício dos modelos. No comparativo anterior, o Tiggo 7 custava o mesmo que os rivais e não possuía nenhuma tecnologia de auxílio à condução, ficando em terceiro lugar. Entretanto, dois anos depois ele se tornou mais barato e mais bem equipado. O SUV chinês montado no Brasil traz equipamentos exclusivos como monitor de ponto cego, visão 360 graus, alerta de tráfego cruzado e assistente de iluminação em curva, além de um teto panorâmico. Os itens conhecidos como ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista), que inclui frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo, estão disponíveis nos três SUVs.
O Caoa Chery Tiggo 7 Pro é o SUV médio mais barato do Brasil, custando a partir de R$ 134.990 na versão Sport. No entanto, a versão Max Drive, considerada neste comparativo, oferece tecnologias semiautônomas e um conjunto mecânico mais robusto, custando R$ 169.990. O Toyota Corolla Cross XRX custa a partir de R$ 191.790, enquanto o Jeep Compass Longitude, na versão intermediária, é o mais caro, com preço a partir de R$ 196.990.
Considerando o custo/benefício, o Caoa Chery Tiggo 7 Pro se destaca como vencedor deste comparativo. Além de ser mais barato, ele oferece um pacote de equipamentos mais completo, um desempenho superior e um espaço interno mais generoso, com um porta-malas de 475 litros.
O Toyota Corolla Cross fica em segundo lugar por apresentar um consumo mais econômico e ter um desempenho próximo ao do Compass, mesmo sendo menos potente. Além disso, o modelo recebeu melhorias em conectividade, com a adoção do quadro de instrumentos digital e uma multimídia mais moderna.
Já o Jeep Compass ocupa a terceira posição por apresentar um preço mais elevado em relação aos concorrentes, não oferecer equipamentos exclusivos e ter um desempenho de consumo de combustível inferior. Apesar disso, é importante destacar a reputação da marca Toyota, que possui um pós-venda reconhecido pela excelência e está entre as marcas mais elogiadas pelos proprietários.
Em resumo, o Caoa Chery Tiggo 7 Pro se destaca pelo conjunto da obra: preço acessível, pacote de equipamentos completo, desempenho superior e espaço interno generoso. O Toyota Corolla Cross apresenta um bom custo/benefício, com economia de combustível e conectividade melhoradas. Já o Jeep Compass fica em terceiro lugar devido ao preço elevado e ao desempenho inferior em consumo de combustível.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.