O Porsche Taycan, lançado em 2019, conquistou o mundo ao provar que um carro elétrico pode ser tão emocionante quanto um modelo a combustão. Com mais de 150 mil unidades vendidas globalmente, era hora de uma renovação. E as mudanças vieram com um título impressionante: o Porsche mais potente e rápido já produzido pela marca.
A versão Turbo S do Porsche Taycan agora ostenta incríveis 952 cv quando utiliza o launch control. Isso significa uma melhoria no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, que foi reduzido de 2,6 segundos para 2,3 segundos. Essa marca faz dele o veículo mais veloz e potente da história da Porsche. É importante ressaltar que seu lançamento no Brasil está previsto apenas para 2025.

Uma das melhorias mais interessantes é que todas as versões do Taycan receberam aprimoramentos de desempenho graças ao novo motor traseiro. Além disso, o Taycan Turbo S apresenta um botão extra de performance, que libera 95 cv adicionais por 10 segundos a cada ativação. Esse sistema já está presente atualmente como Sport Response.
Na versão básica sem nome, o Porsche Taycan agora conta com 80 cv a mais do que antes, totalizando 482 cv, e seu tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzido para 4,5 segundos. Ou seja, todas as versões receberam melhorias significativas – porém, a Porsche ainda não divulgou informações sobre a variante GTS, conhecida por oferecer a melhor relação entre preço e desempenho.
Uma mudança importante é que a versão perua Sport Turismo será descontinuada em alguns países. No entanto, a variante aventureira Cross Turismo continua firme e forte. No Brasil, inclusive, a Porsche sempre comercializou apenas a versão aventureira do Taycan, sem oferecer a opção civilizada.
Outra grande novidade está nas baterias do Taycan. Agora, o veículo consegue carregar de 10% a 80% da capacidade em apenas 18 minutos, graças ao novo sistema de carregamento compatível com 320 kW. Além disso, o sistema regenerativo foi aprimorado e está 30% mais eficiente na recuperação de energia em comparação com o modelo anterior.
Todas as versões também receberam um aumento na capacidade da bateria. Os modelos equipados com o pacote Performance Battery Plus (opcional nas versões básicas e padrão nos modelos Turbo) agora possuem uma capacidade de 105 kWh, em comparação com os 93 kWh anteriores. Como resultado, espera-se uma melhoria na autonomia de cerca de 200 km, embora os números exatos ainda não tenham sido divulgados.

Por fim, a Porsche introduziu no Taycan o sistema de suspensão Porsche Active Ride, presente no Panamera. Esse sistema permite um ajuste eletrônico da suspensão de forma extremamente rápida para manter o esportivo nivelado o tempo todo, especialmente em curvas ou ao passar por irregularidades no terreno.
O Porsche Taycan também recebeu algumas pequenas mudanças visuais. A dianteira apresenta linhas mais marcantes no capô e um vinco retilíneo mais acentuado. Os faróis são novos, assim como o para-choque, que ganhou linhas mais discretas. Na traseira, as lanternas foram levemente modificadas e o para-choque também é novo.
A cabine do Taycan permanece visualmente igual ao modelo anterior, mas a Porsche atualizou o sistema multimídia com o Android Automotive. Outra novidade é o revestimento artificial disponível para aqueles que não são fãs de couro. Nos modelos Turbo, os logotipos (internos e externos) agora possuem uma coloração prateada.
Com todas essas melhorias e inovações, o Porsche Taycan Turbo S se estabelece como um marco na indústria automobilística, proporcionando desempenho incrível e tecnologia de ponta em um veículo totalmente elétrico. Aguardamos ansiosamente pela sua chegada ao Brasil em 2025, quando poderemos desfrutar dessa máquina impressionante em nossas estradas.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.